Formadora

Car*** ***** (XX anos)
Investigadora em AIA-CTS - Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciências
Universidade do Minho
Setúbal,
Setúbal
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Experiência
Investigadora
AIA-CTS - Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciências
mar 2019 - Atualmente

          
          
Coordenadora Pedagógica
CED - Centro de Educação e Desenvolvimento
jan 2019 - Atualmente

          
          
Investigadora integrada
LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning, da Universidade Aberta
jan 2018 - Atualmente

          
          
Agente de Cooperação a desempenhar funções de Coordenadora Científico Provincial na área de ensino e formação de professores na República de Angola
Camões - Instituto de Cooperação e da Língua,
jun 2015 - jun 2017

          
          
Docente na área de Formação de Adultos
Instituto da Segurança Social da Madeira
set 2012 - jun 2015

          
          
Subdiretora da Escola Básica de Água de Pena
Escola Básica de Água de Pena
set 2011 - ago 2012

          
          
Coordenação da Profissionalização em Serviço (vários grupos disciplinares)
Universidade da Madeira
out 2009 - ago 2011

          
          
Coordenadora TIC
Escola Básica da Camacha
set 2009 - out 2009

          
          
Docente do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Colégio Infante D. Henrique
set 2006 - ago 2009

          
          
Assistente Administrativa Principal, desempenhando funções de gestão de recursos humanos e de projetos
Departamento de Ciência e de Recursos Naturais da Câmara Municipal do Funchal
mar 2001 - jun 2006

          
          
Assistente Administrativa, desempenhando funções de gestão de recursos humanos e organização de atividades pedagógicas
Departamento de Educação, Juventude e Desporto na Câmara Municipal do Funchal
abr 1997 - fev 2001

          
        
Formação
formador do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho nas áreas e domínios: Administração Escolar, Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor) e Didácticas do Ensino Básico
Universidade do Minho
fev 2019 - fev 2019

          
          
Doutoramento em Educação, na especialidade de Liderança Educacional
Universidade Aberta
set 2013 - jan 2018

          
          
Pós-graduação: Formação Especializada em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração de Aveiro
abr 2010 - abr 2012

          
          
Mestrado em Educação, área de Administração Educacional
Universidade da Madeira
set 2006 - set 2009

          
          
Licenciatura em Ensino Básico
Universidade da Madeira
set 2002 - jul 2006

          
          
Frequência do 1.º ano da Licenciatura em Filosofia
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
set 2001 - jul 2002

          
        
Idiomas
Português - Utilizador proficiente
Informações Adicionais
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
FORMAÇÃO COMPLEMENTAR:

•	dezembro de 2017: Seminário - V Seminário Internacional: Ameaças Assimétricas e Planeamento Estratégico;
•	novembro 2014 a fevereiro 2015: Formação - Aprender a história da Madeira;
•	junho 2014: Seminário - Desporto escolar na Europa;
•	maio 2014: Formação - O centro internacional de negócios da Madeira e o seu papel na economia regional;
•	setembro 2013: Conferência - A liderança das escolas e a definição de que quadros de referência;
•	maio a junho 2013: Formação - Relação pedagógica com o adulto;
•	janeiro de 2013: II Seminário da especialidade em liderança educacional;
•	maio 2012: Formação - Competências básicas em tecnologias da informação;
•	novembro a dezembro 2011: Formação - Novos programas de Português para o ensino básico;
•	março 2011: Formação - Curso essencial de socorrismo;
•	fevereiro a março 2011: Formação - Quadros interativos: uma ferramenta ao serviço da aprendizagem;
•	janeiro a março 2011: Formação - A nova norma ortográfica da Língua Portuguesa;
•	janeiro de 2011: Conferência - Educação experiencial: implicação e bem-estar como dimensões estruturantes da prática pedagógica;
•	junho de 2010: Seminário - A construção do currículo e avaliação de competências;
•	junho de 2010: Curso - Introdução às técnicas de dicção de voz;
•	março de 2010: Conferência - Educar e aprender na escola: um desafio institucional;
•	dezembro de 2009: V Colóquio CIE-UMa: Pesquisar para mudar (a educação);
•	novembro de 2009: Conferência AEPSI (Associação Educação & Psicologia sobre Intervenções eficazes em educação;
•	outubro de 2009: Conferência - Liderar as escolas no séc. XXI: uma liderança para a aprendizagem;
•	maio de 2009: Seminário - XVI Encontro dos pais e encarregados de educação dos alunos do Colégio Infante D. Henrique subordinado ao tema: A família católica e a educação;
•	fevereiro de 2009: 1.as Jornadas Regionais da Escola Católica;
•	janeiro de 2009: Seminário - Liderança escolar e avaliação das escolas;
•	dezembro de 2008: IV colóquio CIE-UMa: Políticas educativas: discursos e práticas;
•	novembro de 2008: Formação - Educar para os media: a televisão em contexto escolar;
•	maio de 2008: Congresso AEPSI (Associação Educação & Psicologia);
•	abril de 2008: II Jornadas de Neurodesenvolvimento do Serviço de Pediatria do Hospital Central do Funchal;
•	março de 2006: Formação - Gestão de conflitos;
•	outubro de 2005 a fevereiro de 2006: Formação - Canto coral – educar a voz, no prazer de cantar em conjunto;
•	setembro de 2005: Formação - Gestão estratégica dos recursos humanos;
•	julho de 2003: Formação - Áreas artísticas (Instrumental Orff, Expressão Musical, Expressão Dramática e Flauta Bisel);
•	abril de 2001: Formação - Secretariado;
•	novembro de 1999: Curso - Relações e atendimento ao público;
•	outubro de 1999: Curso - Regime jurídico no emprego;
•	fevereiro a março de 1999: Curso de T.A.T. (tripulante de ambulâncias de transporte); 
•	janeiro a março de 1998: Curso - Iniciação à informática - Windows 95, Office 97, (Word 97, Excel 97, Power Point 97).

COMUNICAÇÕES:

•	Gonçalves, C. (2019). Liderança que produz resultados (2.º Encontro do Wine & Business Club, Setúbal).
•	Gonçalves, C. (2019). O impacto da liderança transformacional no sucesso das organizações (palestra no âmbito da inauguração do CED – Centro de Desenvolvimento de Educação, Setúbal).
•	Gonçalves, C. (2017). As dinâmicas dos diretores de escola na implementação de projetos de autonomia (V Encontro Científico – Projetos pedagógicos: entre discursos e práticas, no âmbito do GEC - Grupo de Educação de Cabinda, Instituto Médio Politécnico João Paulo II).
•	Gonçalves, C. (2017). Valorização do papel da mulher na sociedade (Celebrações do Dia da Mulher Angola, Escola Missionária Feminina Santa Madalena).
•	Gonçalves, C. (2016). Pela qualificação profissional do professor - Rumo ao desenvolvimento sustentável de Angola. (Comemorações do Dia do Educador Angolano, Escola de 1.º e 2.º ciclos de Santa Catarina).
•	Gonçalves, C. (2016). Situações de emergência: plano de formação sociopedagógico. (Jornadas Pedagógicas da Escola de Formação de Técnicos de Saúde: A Importância dos Cursos Técnicos de Saúde na Melhoria da Assistência à População, Escola de Formação de Técnicos de Saúde).
•	Gonçalves, C. (2016). Liderança e patriotismo. (Celebrações do Dia do Herói Nacional. Escola de Formação de Professores de Cabinda).
•	Gonçalves, C. (2016). A poesia no mundo atual. (III edição do FESPOL - Festival da Poesia e Letras, Colégio Fernando Massiala).
•	Gonçalves, C. (2016). Modelos de supervisão: entre discursos e práticas de inovação. (III Encontro Científico - Supervisão pedagógica: os desafios na formação docente, no âmbito do GEC - Grupo de Educação de Cabinda, Escola de Formação Técnicos de Saúde).
•	Gonçalves, C. (2016). Valorização do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. (Celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Escola de Formação de Professores de Cabinda).
•	Gonçalves, C. (2016). A língua portuguesa - uma potência cultural e económica. (Celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Escola de Formação de Professores de Cabinda).
•	Gonçalves, C. (2016). O papel motivador dos jogos no processo de inclusão. (II Encontro Científico - A educação inclusiva, no âmbito do GEC - Grupo de Educação de Cabinda, Instituto Médio Politécnico João Paulo II).
•	Gonçalves, C. (2016). Dia da Mulher - Tenho Direitos! (Celebrações do Dia da Mulher Angola, Escola de Formação de Professores de Cabinda).
•	Gonçalves, C. (2016). As dinâmicas desenvolvidas pela liderança escolar na construção de parcerias sociais. (I Encontro Científico - Investigação em educação, no âmbito do GEC - Grupo de Educação de Cabinda, Escola de Formação de Professores de Cabinda).
•	Gonçalves, C. (2015). A importância do livro e o gosto pela leitura. (II edição do FESPOL - Festival da Poesia e Letras, Colégio Fernando Massiala).
•	Gonçalves, C.; Neves, C. (2015). As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores. Resultados de um estudo de caso múltiplo nas escolas da Região Autónoma da Madeira. (Conferência sobre a educação na agenda dos media, Universidade Aberta).
•	Gonçalves, C.; (2014). A liderança dos diretores escolares na elaboração e implementação de projetos de autonomia: um estudo de caso múltiplo nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho de Machico da Região Autónoma da Madeira. (III Seminário da especialidade em liderança educacional, Universidade Aberta).
•	Gonçalves, C.; Sousa J. M. (2009). As dinâmicas desenvolvidas pela liderança escolar na operacionalização da participação das famílias: um estudo de caso. (V Colóquio CIE/UMa: Pesquisar para mudar a educação, Universidade da Madeira).
•	Gonçalves, C. (2008). Inovação Curricular: Um Imperativo da Lei de Bases do Sistema Educativo. (IV Colóquio CIE/UMa: Políticas educativas: discursos e práticas, Universidade da Madeira).

PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS:

•	Gonçalves, C.; Neves, C. (2019). A autonomia da escola: do exercício normativo à prática construída. Em fase de publicação, no âmbito do LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning, da Universidade Aberta.
•	Gonçalves, C. (2019). A investigação-ação: um processo contínuo no desenvolvimento das ciências experimentais no ensino básico. Em fase de publicação, no âmbito da AIA-CTS - Associação Ibero-Americana Ciência-Tecnologia-Sociedade na Educação em Ciências, Universidade de Aveiro.
•	Gonçalves, C.; Neves, C. (2018). As lideranças na implementação de projetos de autonomia nas escolas: das perceções normativas às práticas dos diretores. In Lídia Grave; Glória Bastos & Isolina Oliveira (Orgs.), Lideranças e inovação em contextos educativos (pp. 60-84). Lisboa: Universidade Aberta.
•	Gonçalves, C.; Sousa J. M. (2011). As dinâmicas desenvolvidas pela liderança escolar na operacionalização da participação das famílias: um estudo de caso. In Carlos Fino & Jesus Sousa (Orgs.), Pesquisar para mudar (a educação) (pp. 141-158). Funchal: CIE-Uma.
•	Gonçalves, C. (2009). Inovação Curricular: Um Imperativo da Lei de Bases do Sistema Educativo. In Liliana Rodrigues & Paulo Brazão (Orgs.), Políticas educativas: discursos e práticas (pp. 133-146). Funchal: CIE-Uma.



CONHECIMENTOS E APETÊNCIAS:
•	Utilizador proficiente dos conhecimentos da Língua Portuguesa, falada e escrita;
•	Utilizador independente dos conhecimentos da Língua Inglesa falada e escrita;
•	Utilizador elementar dos conhecimentos da Língua Francesa, falada e escrita;
•	Utilizador elementar dos conhecimentos da Língua Espanhola, falada e escrita;
•	Bons conhecimentos e aplicações informáticas ao nível do utilizador;
•	Carta de condução de veículos ligeiros desde o ano 2000;
•	Voluntária na Cruz Vermelha Portuguesa, desempenhando funções de Chefe de Equipa e de Socorrista (5 anos);
•	Apetências desportivas: ginástica desportiva e rítmica (3 anos); atletismo (2 anos); artes marciais (2 anos) e natação (1 ano); 
•	Apetências artísticas: formação musical (3 anos), flauta transversal (3 anos); instrumental orff (3 anos), danças de salão (1 ano).
Recomendaciones

Camões - Instituto de Cooperação e da Língua,

Dr. Ricardo Ramalho (Você ocupou uma posição superior) :

A Doutora Carla Gonçalves esteve como Coordenadora do CICL, IP na província de Cabinda em Angola, tendo desenvolvido um trabalho extremamente meritório. O trabalho que executou destacou-se relativamente ao trabalho realizado nas restantes província, em parte graças ao seu elevado profissionalismo, juntamente com a dedicação que empregou no seu cargo e, obviamente, às suas competências que foram indubitavelmente uma mais valia para a cooperação portuguesa. No âmbito das suas funções, destacam-se os excelentes resultados obtidos na formação inicial e contínua nas diversas escolas de formação de professores, em que o Projecto actuava. Realço a sua alta capacidade de contornar os obstáculos inerentes às funções de liderança e, bem assim, a sua assertividade na tomada de decisões num contexto difícil como é o caso na República de Angola.