Estagiária em psicologia

Inê*** ***** (XX anos)
Estagiária em psicologia em ENCONTRAR+SE - Associação para a Promoção da Saúde Mental
Universidade Católica Portuguesa - Porto
Porto,
Porto
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Estagiária em psicologia
ENCONTRAR+SE - Associação para a Promoção da Saúde Mental
fev 2019 - jul 2019
A “ENCONTRAR+SE” é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, sem fins lucrativos, que surge da necessidade de desenvolver soluções para as dificuldades encontradas no desenvolvimento, implementação, avaliação e investigação de respostas adequadas às exigências próprias da reabilitação psicossocial das pessoas com doença mental grave.

Baseada no conhecimento atual sobre esta matéria, tanto em termos de políticas de saúde mental, como de estratégias validadas e divulgadas pela comunidade científica internacional, e na experiência daqueles que têm vindo a trabalhar nesta área em Portugal, este projeto parte da realidade atual do nosso país e tem como objetivo geral contribuir para melhorar alguns dos problemas com que os utentes e técnicos dos Serviços de saúde Mental se têm confrontado neste domínio de assistência.

Na verdade, a escassez de respostas integradas de reabilitação tem condicionado a possibilidade de recuperação de muitas pessoas com doença mental grave, com repercussões a nível pessoal, familiar e social, bem como na própria economia do país. Por outro lado, a ausência de investigação nesta área tem dificultado a implementação de estratégias adequadas, tanto a nível individual como na produção de evidência quanto aos benefícios individuais, sociais e económicos que a reabilitação destes doentes representa.

Desta forma, a “ENCONTRAR+SE” procura contribuir de forma activa na reabilitação psicossocial dos doentes com perturbação mental grave, através de iniciativas cientificamente validadas ligadas à formação, à intervenção, à avaliação e à investigação, minimizando a comprovada falta de respostas a nível nacional, nomeadamente.

Para a boa execução dos propostos a que se dispõe, a “ENCONTRAR+SE” conta com a colaboração de técnicos experientes nas diferentes áreas de intervenção em Saúde Mental, com experiência clínica e de investigação; articula com Instituições de Saúde, de Solidariedade Social, de Ensino e de Investigação; com os Organismos do Estado, e promove a participação da sociedade civil, e em especial de todos aqueles afetados directa, ou indirectamente, pela doença mental.

A “ENCONTRAR+SE” enquadra-se numa filosofia assistencial que se baseia num modelo científico. Em termos de paradigma de reabilitação, a “ENCONTRAR+SE” partilha, por um lado, de uma perspetiva de intervenção contextualista, privilegiando o modelo comunitário de ação, e por outro lado de uma perspectiva de “empowerment”, promovendo a participação ativa dos consumidores (pessoas com doença mental e familiares) nos diferentes processos ligados à recuperação e reintegração.
Estagiária de psicologia
Movement - Saúde Integral
out 2018 - fev 2019
A M-SI é uma clínica privada localizada em Famalicão. Inaugurada em maio de 2017, a M-SI funciona de segunda a sexta, das 09h30 às 20h00, e sábados, das 09h30 às 13h00. Atualmente é composta por doze colaboradores (nove psicólogos, uma musicoterapeuta, uma terapeuta da fala e uma médica de clínica geral e familiar).

A M-SI é um projeto recente que tem como objetivo disponibilizar serviços em diferentes áreas da psicologia: (1) Psicologia do Desporto; (2) Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante; (3) Neuropsicologia Clínica; (4) Coaching Psicológico/Life Coaching; (5) Psicologia Clínica; (6) Psicologia da Saúde Ocupacional; (7) Psicologia Escolar; (8) Supervisão em Psicologia e (9) consulta de Medicina Geral e Familiar.
Promotora
GPL, EGOR e Short Connection
dez 2017 - Atualmente
Empresas que se dedicam à contratação de promotores/hospedeiros para promover determinados produtos.
Formação
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Universidade Católica Portuguesa - Porto
jul 2017 - Atualmente
É objetivo geral do Mestrado em Psicologia proporcionar aos alunos os conhecimentos e as competências que são exigidos pelo desenvolvimento da atividade profissional e/ou de investigação no âmbito da Psicologia. Assumindo que o desempenho profissional da Psicologia abarca uma grande diversidade de perfis e tendo em conta o normativo legal de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses previsto pela Lei 57/2008 de 4 de setembro, as recomendações presentes no European Diploma in Psychology / European Framework for Psychologists' Training, bem como a organização do 1º ciclo de estudos em Psicologia, o seu currículo compreende duas vertentes:

Profissional, com o objetivo de facilitar aos alunos a integração na vida profissional ativa e que a nível curricular se traduz principalmente nas unidades curriculares que integram a temática específica da especialização, nomeadamente o Estágio Curricular (com possibilidade de realização de estágio complementar internacional, ao abrigo do programa Erasmus);
Académica/investigação, baseada no aprofundamento de conhecimentos e competências de intervenção e de investigação, nomeadamente através da Dissertação de Mestrado.
ERASMUS em Psicologia
Universidad de Comillas - Madrid
jul 2016 - jan 2017
Esta experiência permitiu-me entrar em contacto com novas influências na área da psicologia, proporcionando aprendizagens enriquecedoras. Adicionalmente, as dificuldades encontradas em viver sozinha noutro país permitiram-me adquirir competências de adaptação e resiliência e ainda aptidões linguísticas. O apoio e a amizade dos restantes alunos de intercambio foram essenciais para um maior bem-estar e satisfação com a experiência.
Licenciatura em Psicologia
Universidade Católica Portuguesa - Porto
jul 2014 - jun 2017
A oferta de formação em Psicologia através da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) justifica-se na medida em que está ligada à missão da Universidade e corresponde a um projeto formativo que se afirma por um padrão de substancial qualidade. Esta qualidade radica, em primeiro lugar, numa matriz epistemológica fundamentada numa visão do ser humano como um ser em permanente desenvolvimento, desde a conceção à morte, inserido em comunidades e em grupos sociais que o modelam mas sobre os quais ele exerce também a sua influência, agindo por isso mesmo na construção da sua própria existência.

Em segundo lugar, qualidade no modo como se concebem os planos de estudos desse projeto formativo, articulando as exigências decorrentes da aplicação da Declaração de Bolonha com as recomendações inscritas no European Framework for Psychologists' Training, procurando que a formação em Psicologia proporcionada pela FEP-UCP adote um modelo de formação idêntico ao que já vigora em diversos países europeus.

O projeto formativo em Psicologia da FEP-UCP opta por um modelo de "formação integrada", assim discriminado: 

Um primeiro ciclo de formação básica correspondente à Licenciatura em Psicologia, ao longo de três anos (seis semestres), perfazendo 180 unidades de crédito (ECTS). A Licenciatura em Psicologia da FEP-UCP visa uma formação inicial no domínio da Psicologia promovendo a construção de uma base concetual, teórica e metodológica indispensável para a frequência do segundo ciclo de formação.
 
Um segundo ciclo de especialização correspondente aos Mestrado em Psicologia, com a duração de dois anos (quatro semestres), perfazendo 120 unidades de crédito (ECTS), em três áreas de especialização: Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante e Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano. Cada especialização do mestrado inclui a realização de um estágio curricular de introdução à vida profissional em contexto real de trabalho e a realização de uma investigação supervisionada (dissertação de Mestrado) na respetiva área de especialização;
Idiomas
Inglês - B1
Espanhol - C1
Informações Adicionais
Projetos e voluntariado
ABR 2018 – ATUALIDADE: Catequista na ‘Igreja Stella Maris – Padres Carmelitas Descalços’

JUL 2018 | JUL 2019: Animadora no campus de férias da ‘Igreja Stella Maris – Padres Carmelitas Descalços’

FEV 2017 – MAI 2017: Babysitting no programa ‘Aprender a Educar’
(Universidade Católica Portuguesa, Porto)

SET 2015 – MAI 2016: Serviço Comunitário no ‘Lar de Santa Cruz’
(Universidade Católica Portuguesa, Porto)
Serviço Comunitário é um programa da licenciatura em Psicologia da ‘Universidade Católica Portuguesa’ que permite aos alunos desenvolver um trabalho de voluntariado em instituições da comunidade, ao mesmo tempo que integram um programa de formação e acompanhamento dinamizado por uma equipa de docentes da ‘Faculdade de Educação e Psicologia’.

SET 2013 – JUN 2015: Aulas de canto
(Conservatório de Música do Porto)

28 SET 2013: Cantora no Flash Mob no ‘Museu Futebol Clube do Porto’

SET 2010 – JUL 2013: Curso livre de teatro musical
(Academia de Música Vilar do Paraíso)

DEZ 2009 – ATUALIDADE: Voluntária no ‘Banco Alimentar’

SET 1998 – JUN 2011: Aulas de piano (5º grau)
(Academia de Música Vilar do Paraíso)
Competâncias
Competências transversais:
-  Empatia
-  Responsabilidade
-  Organização
-  Comunicação
-  Trabalho de equipa

Competências digitais:
-  IBM SPSS Statistics
-  NVivo
-  Word
-  PowerPoint
-  Movie Maker