Engenharia civil

Joa*** ***** (XX anos)
Gestão de projetos em AP-Bridge Construction Systems, Lda
FEUP - Faculdade de engenharia de Universidade do Porto
Lisboa
|
Experiência
Gestão de projetos
AP-Bridge Construction Systems, Lda
set 2017 - Atualmente
Área Ferroviária e Inovação
Responsável do projeto inovador “Novo conceito de transporte ferroviário” que visa a automatização do carregamento dos vagões ferroviários com contentores nos portos e plataformas logísticas, tendo estado responsável pelo:
-  	Processo de candidatura aos fundos do Projeto Crescimento 
        Azul, pertencentes aos   EEAGrants
-	Processo de submissão de patente (aceite);
-	Gestão das candidaturas a financiamentos Europeus;
-	Promoção e divulgação junto de agentes e operadores ferroviários, Administrações e Concessionários Portuários.
Área de Construção de pontes
Acompanhamento e apoio à gestão da obra e dos financiamentos da empresa para a utilização de cimbres aéreos auto-lançáveis na construção: 
-	Viaducto del Tajo (maior ponte ferroviária em arco do mundo) – UTE Cañaveral para o ADIF; 
-	Viadutos sobre o Rio Tâmega e Rio Veade - RRC para o IP;
-	Viaducto del Tuela Vía Izquierda – ALDESA para o ADIF; 

Elaboração de propostas para construção de viadutos com cimbres aéreos autoavançáveis.
Engenheira de Estruturas
NOV – NATIONAL OILWELL VARCO
jan 2015 - out 2016
Responsável pelo dimensionamento estrutural de estruturas pertencentes ao equipamento de perfuração petrolífera.
Apoio aos desenhadores e engenheiros mecânicos na definição estrutural dos equipamento (equipas multidisciplinares e multiculturais onde toda a comunicação se realiza em inglês) e ao desenvolvimento de novos produtos de acordo com regras previamente estabelecidas.
Elaboração de relatórios destinados à certificação dos equipamentos de perfuração.
Professo Adjunto
ULP – Universidade Lusófona do Porto,
fev 2014 - jan 2015
Funções de docência na categoria de Professor Adjunto Convidado, tendo lecionado as disciplinas pertencentes ao plano curricular da Licenciatura em Engenharia Civil: Fundamentos de Betão (3º Ano) - Corregência; Aulas Teóricas e Aulas Teórico-Práticas (2013/2014). Dimensionamento de Estruturas (3º Ano) pertencente ao plano curricular da Licenciatura em Engenharia Civil: Regência; Aulas Teóricas e Aulas Teórico-Práticas (2013/2014).
Professor adjunto convidado
ISEP - Instituto Superior
out 2013 - jan 2015
Funções de docência na categoria de Professor Adjunto Convidado, tendo lecionado: a disciplina de Melhoramento e Reforço de Solos (5º Ano): Regência, Aulas Teóricas, Aulas Práticas e Aulas de Orientação Tutorial (2013/2014); Análise Avançada de Estruturas (5º Ano): Regência, Aulas Teórico- Práticas e Aulas de Orientação Tutorial (2014/2015), pertencentes ao plano curricular do Mestrado em Engenharia Civil; a disciplina de Estática (1º Ano): Aulas Teórico-Práticas e Práticas-Laboratoriais (2013/2014); e a disciplina de Projeto I (2013/2014) pertencente ao plano curricular da Licenciatura em Engenharia Civil; Orientação e Coorientação de Teses de Mestrado Integrado.

Desde 10-2009 a 09-2013
Funções de docência na categoria Assistente Convidado, tendo lecionado as seguintes disciplinas pertencentes ao plano curricular da Licenciatura em Engenharia Civil:
Desenho de Construção (1º Ano): Aulas Teórico-Práticas (2009/2010) - (2012/2013)
Bolseira de Investigação
CERUP- Centro de Risco da Universidade do Porto, Porto (Portugal)
set 2006 - jun 2007
Bolsa de Investigação financiada pelo INTERREG III C no âmbito de SP MedRisk inserido no Programa NOÉ
Este projeto consistiu no estudo do reforço efetuado numa ponte metálica, passando pela elaboração de modelos numéricos das situações de pré e pós reforço, calibrando-o por comparação com os resultados das monitorizações efetuadas nas duas fases.
Como objetivo final, visou-se aferir o risco de colapso associado à estrutura, antes e depois da intervenção. Para alcançar este objetivo, caracterizaram-se as variáveis com relativo grau de incerteza, criando-se vários cenários, a partir dos quais se desenvolveram análises estatísticas que permitiram quantificar o rico associado à rotura da Ponte.
Estagiária em Gabinete de Projeto de Estruturas
NEWTON – Consultores de Engenharia, Lda
set 2005 - out 2006
Projeto de Estruturas (Modelação, Cálculo, Compatibilização das Peças Desenhadas e elaboração das Peças Escritas inerentes aos Projetos);
IPP– Porto · Etar de Serzedo · ATL – Centro Social da Musgueira · Edifício de Habitação de Construção em Banda – Vila Nova da Telha - Maia · Reabilitação de Moradia – Parque da Cidade · Habitação Unifamiliar - Santiago do Bougado - Trofa · Ampliação e Remodelação do Hospital de Bragança– Bragança Maia Shopping – Projeto de Alteração das Palas
Formação
Doutoramento - Engenharia Civil
FEUP - Faculdade de engenharia de Universidade do Porto
out 2007 - set 2013
Aluna de doutoramento com trabalhos subordinados ao tema Interação Via-Estrutura em Linhas Ferroviárias.
Tendo a defesa da tese sido aprovada por unanimidade  e com distinção.
Em Dezembro de 2011 defendeu o Projeto de Tese, mediante a apresentação do relatório "Interação via estrutura em linhas ferroviárias", no qual obteve a classificação de 18 valores.
No programa doutoral frequentou as unidades curriculares de Caminhos de Ferro e Dinâmica de Estruturas em Vias Férreas de Alta Velocidade
Licenciatura em Engenharia Civil
FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto,
set 2000 - jul 2005
Teve a classificação final de 15 valores

No âmbito do programa de mobilidade Sócrates/Erasmus, frequentou durante um período de seis meses, entre Setembro de 2004 e Fevereiro de 2005, a "Faculty of Civil Engineering - Czech Technical University in Prague (CTU)", em Praga – República Checa.

Em 2005, prémio de reconhecimento académico por ter pertencido aos 10% de alunos com média final de curso mais elevada da Licenciatura em Engenharia Civil da FEUP-UP
Idiomas
Inglês - C1
Espanhol - C1
Informações Adicionais
Competências de comunicação
Liderança e moderação de reuniões quer comerciais (projecto de inovação) quer técnicas (obras).
Boa capacidade de comunicação oral e motivacional de "equipas" adquirida durante o exercício de atividade letiva.
Boa capacidade de comunicação escrita e à distância (chats e ferramentas web), fruto do trabalho com a equipa norueguesa de engenheiros mecânicos e chefias
Instrumentação
Ensaio da identificação dos feitos de interação via-estrutura em linhas ferroviárias, Viaduto de acesso à Ponte das Pirâmides, Ramal Porto de Aveiro-Linha do Norte, 2011.
Ensaio de vibração ambiental, Viaduto de acesso à Ponte das Pirâmides, Ramal Porto de Aveiro- Linha do Norte, 2011.
Ensaios de caracterização dinâmica da via, Passagem Inferior PH126A, Linha do Norte, 2009. Ensaio dinâmico em circulação do veículo EM120, Linha do Norte, 2008.
"Ensaio dinâmico da automotora LRV 2000", no troço Codeçais-Brunheda da linha do Tua, sob coordenação dos Professores Raimundo Delgado e Rui Calçada, 2008.
Ensaios de vibração ambiental e ensaios dinâmicos sob ação de tráfego, Ponte de São Lourenço, Linha do Norte, 2007 a 2010.
Competência digital
Conhecimento muito aprofundado – ANSYS, Robot Millennium; Microsoft-Excel, Microsoft-Word e Auto-CAD, Matcad e STAAD.
Conhecimento bastante aprofundado: MATLAB, ARTeMIS, Vault e Inventor.