Enfermagem

Ana*** ***** (XX anos)
Enfermeira Estagiária em Escola Superior de Enfermagem do Porto
Escola Superior de Enfermagem do Porto
Vale de Cambra,
Aveiro
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Enfermeira Estagiária
Escola Superior de Enfermagem do Porto
mai 2020 - jul 2020
Face à metodologia colocada em prática de utilização da plataforma e4Nursing, foi possível obter conhecimentos no que concerne à assistência e prestação de cuidados a doentes com AVC hemorrágico, por rutura de aneurisma em contexto de internamento de cuidados continuados integrados. Adquiri, também, conhecimentos na assistência e conceção de cuidados num cliente com quadro de confusão assim como compromisso da memória, assim como alterações na função motora. Desenvolvi conhecimentos relativos ao ensino do prestador de cuidados no que diz respeito à capacidade para prestar cuidados ao familiar dependente.
Enfermeira Estagiária
Escola Superior de Enfermagem do Porto
mai 2020 - jul 2020
Face à metodologia colocada em prática de utilização da plataforma e4Nursing, foi possível adquirir conhecimentos a nível da assistência e prestação de cuidados a doentes submetidos a artroplastia da anca, após uma situação de queda no domicílio. Foram, igualmente, adquiridos conhecimentos de ensino ao cliente sobre cuidados a ter com a artroplastia. Adquiri, igualmente, conhecimentos relativos ao ensino do prestador de cuidados no que diz respeito à capacidade para assistir nos cuidados ao familiar dependente.
Enfermeira Estagiária
Escola Superior de Enfermagem do Porto
abr 2020 - jul 2020
Face à metodologia colocada em prática de utilização da plataforma e4Nursing, foi possível desenvolver conhecimentos no que concerne à assistência e prestação de cuidados a crianças com patologia neoplásica, nomeadamente Ependimoma Cerebral na Fossa Posterior, assim como gestão dos efeitos secundários que advêm de radioterapia adjuvante de cirurgia de remoção de tumor. Relativamente ao internamento do cliente, foi possível elaborar conhecimentos sobre gestão da adaptação dos familiares face à hospitalização. Relativamente à temática Orientação Tutorial adquiri conhecimentos relativos à prestação de cuidados a recém-nascidos diagnosticados com Fenilcetonúria. Desenvolvi conhecimentos relativos ao ensino dos familiares no que diz respeito a cuidados a ter com a alimentação, assim como gestão da adaptação dos pais face à doença crónica do filho.
Enfermeira Estagiária
Hospital CUF Porto
fev 2020 - mar 2020
Ao longo do meu percurso no Hospital CUF Porto, no serviço de Obstetrícia e Ginecologia, contactei com diversas mulheres durante o período de puerpério, assim como os seus familiares próximos. Foi possível adquirir competências relativas aos cuidados ao recém-nascido, assim como vigilâncias, nomeadamente o Rastreio Cardíaco, o “Teste do Pezinho” e a realização de colheitas de sangue para Bilirrubinemia e Fototerapia. Face aos cuidados relativos à mãe, adquiri competências inerentes à recuperação pós-parto, nomeadamente avaliação das mamas, dos membros inferiores, da involução uterina, e apoio à amamentação, assim como gestão da adaptação dos pais à situação de internamento do recém-nascido no serviço de Neonatologia. Desenvolvi, também, competências a nível da manipulação de Cateter Epidural. No que concerne à preparação para a alta, foram adquiridas competências de ensino aos pais sobre vigilâncias no puerpério e cuidados ao recém-nascido.
Enfermeira Estagiária
Hospital de Magalhães Lemos
nov 2019 - fev 2020
No decorrer das minhas funções, no Hospital de Magalhães Lemos, no Serviço de Intervenção Intensiva, lidei com clientes com uma panóplia de patologias do foro psiquiátrico, nomeadamente Depressão, Psicose, Doença Bipolar, associado a ansiedade e abusos de substâncias. Neste período adquiri competências na gestão de comportamentos agressivos e de negligência dos Autocuidados, assim como na gestão da comunicação terapêutica e sintomatologia psicótica. Além do referido foram desenvolvidas atividades terapêuticas, nomeadamente de educação para a saúde.
Enfermeira Estagiária
Centro Hospitalar Universitário de São João
set 2019 - nov 2019
Ao longo do meu percurso no Centro Hospitalar Universitário de São João, nomeadamente no serviço de Urologia, contactei com clientes com variadas patologias, nomeadamente Pielonefrites, Infeções Urinárias e Renais, Incontinências Urinárias, Hiperplasias Benignas da Próstata, Hematúrias e Hidronefroses. Para além das referidas, contactei igualmente com clientes com patologia neoplásicas, submetidos a cirurgias como Cistectomias, Prostatectomias e Nefrectomias, com Derivações Urinárias. Durante este período, desenvolvi competências a nível da manipulação de cateteres epidurais e cateteres centrais, assim como execução de tratamento de feridas cirurgias e complexas, com pensos PICO e Terapia de Pressão Negativa. Adquiri competências, igualmente na manipulação, manutenção e monitorização de drenos Pezzer e Tubulares, assim como Nefrostomias Percutâneas, e Urostomias. Desenvolvi capacidade na realização de lavagem vesical em sistemas de sifonagem. Foram também executadas intervenções de ensino ao cliente sobre cuidados pós-operatórios, onde se especifica, cuidados a ostomias, e realização da troca de saco e placa das mesmas. Durante este período, contactei com um cliente com queimaduras de 1º, 2º e 3º grau, pelo que desenvolvi competências a nível da assistência e prestação de cuidados nesta temática.
Enfermeira Estagiária
Unidade de Cuidados na Comunidade de Paranhos, ACES Grande Porto VI - Porto Oriental
jun 2019 - jul 2019
Ao longo do período de desenvolvimento das minhas funções no estágio curricular de Parentalidade e Gravidez, que decorreu na Unidade de Cuidados na Comunidade Paranhos, contactei com grávidas integradas no programa da Parentalidade, em que foi realizada a preparação para o parto, através de sessões práticas, de ensinos relativos a temas como a segurança, amamentação e o período de puerpério. Foram desenvolvidas competências no âmbito de sessões de recuperação pós-parto e massagem infantil, aquando do contacto com a mulher e o recém-nascido. Desenvolvi competências a nível intercultural e a nível da comunicação em Inglês ao participar no projeto “Pais do Mundo” desenvolvido pela UCC para pais de língua estrangeira. 
Enfermeira Estagiária
Unidade de Cuidados na Comunidade Cuidar, ACES Grande Porto V - Porto Ocidental
abr 2019 - jun 2019
Ao longo do período de desenvolvimento das minhas funções no estágio curricular de Enfermagem Comunitária, que decorreu na Unidade de Cuidados na Comunidade Cuidar, contactei com público alvo do 5º ao 12º ano de escolaridade, integrados no Programa Nacional de Saúde Escolar. Desenvolvi competências e capacidade na implementação de projetos de educação para a saúde, onde se especifica a temática da promoção do sono e o Melanoma associado aos cuidados à pele.
Enfermeira Estagiária
Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório, Centro Hospitalar Universitário do Porto
fev 2019 - abr 2019
No decorrer do desenvolvimento das minhas funções no ensino clinico de Cirurgia, que decorreu no CICA, pertencente ao Centro Hospitalar do Porto, contactei com doentes com uma panóplia de cirurgias de ambulatório, nomeadamente laqueações e stripping de veias varicosas nos membros inferiores, excisão de limpomas, circuncisões, excisões de hidrocelos e varicocelos, septoplastias e turbinoplastias, hemorroidectomias, síndrome do túnel carpo, simpatectomias, remoção de hérnias inguinais e fistulectomias. Contactei, igualmente, com clientes submetidos a descompressão do nervo cubital e facoemulsificação e aspiração de catarata. Saliento que foram desenvolvidos conhecimentos sobre o exercício de enfermagem no bloco operatório. Também tive oportunidade de contactar com clientes com degenerescência macular senil exsudativa da retina, edema macular na diabetes melitus e oclusão da veia central da retina, submetidos a Injeções Intravítreas. Foram também executadas intervenções de ensino ao cliente sobre cuidados pós-operatórios, onde se especifica a utilização de meias elástica, prevenção de complicações e gestão do regime terapêutico. Também percorri as consultas externas, no CICAP, nomeadamente a consulta de urologia, consulta de cirurgia vascular, consulta de estomoterapia, e consulta da dor. Deste modo desenvolvi diversas competências no que concerne, manipulação de sondas de Bequille, a tratamentos de controlo da dor como o tratamento “Qutenza”, cuidados a estomias e realização da troca de saco e placa das mesmas, assim como a execução do tratamento feridas cirurgias e feridas complexas.
Enfermeira Estagiária
Unidade de Saúde Familiar Maresia, Unidade Local de Saúde de Matosinhos
nov 2018 - fev 2019
Durante o decorrer do meu percurso na Unidade de Saúde Familiar Maresia, pertencente à Unidade Local de Saúde de Matosinhos contactei com clientes com diversas patologias, realçando o desenvolvimento de consultas de acompanhamento e gestão do regime terapêutico em patologias como Diabetes Melitus, Hipertensão Arterial, Obesidade, Insuficiência Cardíaca, assim como consultas de Planeamento Familiar, Saúde Materna, Saúde Infantojuvenil. Tive a oportunidade de participar em consultas ginecológicas. Desenvolvi igualmente competências na administração da medicação intramuscular e realço o tratamento de feridas cirúrgicas e complexas e execução de cuidados a amputações.
Enfermeira Estagiária
Centro Hospitalar Universitário de São João
set 2018 - nov 2018
Ao longo do meu percurso no Centro Hospitalar Universitário de São João, nomeadamente no serviço de Medicina Mulheres A2, lidei com clientes com uma panóplia de patologias, sendo que desenvolvi competências na assistência, prestação de cuidados e gestão de sintomas, nomeadamente Insuficiências cardíacas, Insuficiências Respiratórias, Infeções do trato urinário, Lesões Renais, Cirrose Hepáticas com Encefalopatia Hepática, AVC, Herpes Zoster. Adquiri competências a nível da gestão da comunicação e gestão de comportamento em doentes que apresentam estado confusional, alimentação por sonda nasogástrica, assim como na realização da venopunção, nomeadamente na colheita de hemoculturas. Igualmente, adquiri competências no âmbito da oxigenoterapia, inaloterapia e disfagia. De acrescentar que, adquiri competências e conhecimentos sobre isolamentos, em específico por Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase e Clostridium difficile. Devido à complexidade do serviço e dos cuidados prestados no mesmo, adquiri igualmente competências e capacidades relativas a resolução de problemas e pensamento crítico.
Formação
Licenciatura em Enfermagem
Escola Superior de Enfermagem do Porto
set 2016 - jul 2020

          
        
Idiomas
Inglês - Compreensão Oral: B2; Leitura: B2; Compreender: B2; Produção Oral: B2; Interação Oral: B2
Informações Adicionais
Participei no "Workshop Tratamento de Feridas"
[ Escola Superior de Enfermagem Porto, 19/03/2018 – 21/03/2018 ]
No workshop de "Tratamento de Feridas", de duração de 4 horas, foram adquiridos conhecimentos relativamente à avaliação da pessoa com ferida, a avaliação do local e as opções terapêuticas.
Participei "13th IAAS, International Congress on Ambulatory Surgery"
[ Porto, 27/05/2019 – 29/05/2019 ]