Educação

Kát*** ***** (XX anos)
Professora Universitária em UNILOGOS UNIVERSITY
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e a Petrobras, Brasil.
Oeiras,
Lisboa
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Professora Universitária
UNILOGOS UNIVERSITY
fev 2021 - Atualmente
Professora do Mestrado e Doutorado, orientadora de dissertação e tese.
Consultor Técnico
UNESCO/SESI Nacional, Brasília, Brasil.
fev 2020 - mai 2020
Assessoria técnica relativa à elaboração de matrizes de referência curricular, desenvolvimento e análise de materiais, metodologias e objetos de aprendizagem para a Educação Básica no âmbito do Sistema Estruturado de Ensino de direito autoral SESI.
Diretora de Unidade/Diretora Pedagógica
Realengo Educacional - Grupo Centro Universitário São José
dez 2016 - fev 2019
Responsável pela Gestão pedagógica e administrativa da Unidade de Educação Básica principal que atua da Creche ao Pós Médio ( Médio e Pós Médio Técnico – Profissionalizante) presencial e EaD, onde construiu e liderou a Construção da Matriz Curricular de educação Básica, a partir da BNCC e o Currículo em ação, com  o desenvolvimento de práticas curriculares interdisciplinares por área de conhecimento, possuindo um eixo articulador com temas investigativos da realidade, e um do currículo que valoriza o desenvolvimento de competências sócio-emocionais, a visão empreendedora social, o desenvolvimento da lógica matemática na resolução de problemas, a cultura maker, vislumbrando a criação de startup, com ênfase no desenvolvimento do protagonismo do aluno e dos profissionais e da responsabilidade social, oportunizando o desenvolvimento de conceitos, habilidades e competências necessárias, numa perspectiva de educação integral; Coordenação do Grupo de Levantamento de evidências históricas da História dos 50 anos do Colégio Realengo: levantamento de dados, eventos, ações, parcerias, projetos, depoimentos orais, documentos, imagens, etc; análise, organização e registro resultando no Livro dos 50 anos do Colégio Realengo; Fez parte do Comitê Gestor do Grupo Educacional coordenando entre outras ações  a construção do  Plano Estratégico Institucional e o Projeto EaD da Educação Básica Institucional , e, a atualização do Projeto Pedagógico da Educação Básica– Rio de Janeiro – RJ
Professora de Pós Graduação Lato Sensu
Faculdades Souza Marques
ago 2015 - jun 2019
Professora de Pós Graduação dos Cursos da área da Educação: Supervisão escolar e Educação Inclusiva
Consultora Especialista em Educação Básica
UNESCO/Conselho Nacional de Educação -CNE/Coordenação de Educação Básica - CEB
ago 2014 - nov 2014
Consultoria Técnica para elaboração de Documento técnico contendo estudo analítico sobre o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio no currículo dos sistemas de ensino e suas instituições.
Consultora e Gestora Pedagógica
Rede Marista - Colégio Marista São José
jun 2014 - mai 2015
Consultora para construção de Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar - Parte Comum, das três Unidades dos Colégios Marista do Rio de Janeiro e Coordenadora Pedagógica do Fundamental II onde organizou o segmento,  de novembro 2014 até abril de 2015, até a seleção da nova Coordenadora Pedagógica, entre outros - Rio de Janeiro – RJ.
Gestão Pedagógica
Grupo Mopi
mai 2014 - dez 2016
Coordenação e assessoria pedagógica constituindo Equipe de consultores para Construção de um Currículo Interdisciplinar por área de conhecimento e formação continuada de professores, equipes técnicas e monitores, desenvolvimento de projetos como PLIPT (Projeto de Leitura, interpretação e Produção Textual) e NAPE (Núcleo de Aprendizagem, Pesquisa e Extensão), entre outros, respondendo pela Gestão Pedagógica do  Fundamental II e Médio na Unidade Itanhangá e captação de novos alunos – Rio de Janeiro, RJ.
Consultora Especialista em Educação a Distância
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/Ministério da Educação -MEC / PNUD-ONU, Brasília -Brasil.
jan 2012 - mai 2014
Consultoria Técnica para o Projeto BRA 04-044 UAB-PNUD, assumindo a Coordenação Executiva do Projeto de Cooperação Educacional entre o Brasil e Moçambique para fortalecimento do Sistema de EaD de Moçambique, com ofertas de cursos de Ensino Superior à distância em parceria entre Universidades brasileiras e moçambicanas e democratização do acesso dos cidadãos moçambicanos ao ensino superior. Iniciou a organização da gestão pedagógica e administrativa nacional e local (em Moçambique) do Programa (Fluxograma da gestão do sistema UAB, local e dos cursos, documentação do programa; fluxograma e criação de ambiente virtual para produção do material didático; elaboração de plano de transferência de expertise e know-how nos níveis da gestão do sistema UAB, local e dos cursos (Transferência de Tecnologia, expertise, conhecimentos e práticas); Institucionalização do Programa pelas Universidades brasileiras e moçambicanas parceiras; condução e acompanhamento do processo de regulação e reconhecimento dos cursos ofertados com dupla diplomação; definição e elaboração de plano da expansão do programa junto as diferentes instâncias institucionais envolvidas; elaboração de fluxograma e acompanhamento do pagamento das bolsas dos intervenientes atuantes no programa; assessoria a Diretoria de Educação a Distância/CGAC/CAPES com relação as políticas relacionadas ao Programa; constituição e elaboração de termos de referência de equipe de Apoio à Coordenação Local do Programa, do Comitê de Avaliação do Programa e do Comitê de Aprovação dos documentos oficiais do Programa; organização de missões brasileiras para Moçambique para articulação acadêmica, logística e política , e vice-versa, entre outros.
Consultoria/Assessoria Pedagógica
NOVA RIO/Universidade Federal Fluminense -UFF/Laboratório de Novas Tecnologias em Educação -LANTE, Rio de Janeiro - Brasil.
ago 2011 - jun 2012
Consultoria/Assessoria Pedagógica ao LANTE (Laboratório de Novas Tecnologias em  Educação) /UFF no desenvolvimento do Projeto de Assessoria aos Municípios brasileiros para melhoria dos Resultados da Educação Básica e Projeto Pedagógico para formação a distância e presencial dos profissionais da Educação Básica , sob a Coordenação do Prof. Celso Costa, ex- Diretor da Diretoria de Educação a Distância da CAPES/MEC e Diretor do LANTE/UFF.
Consultora Especialista em educação a Distância
UNESCO/CAPES/Ministério da Educação -MEC. Brasília -Brasil
jan 2011 - jun 2011
Consultoria técnica na área da gestão do sistema UAB, para identificação de inconsistências nas informações prestadas pelas IES no SisUAB (Sistema de Gestão) e propor estratégias para solução dos problemas encontrados; Propor metodologia para subsidiar a Coordenação-Geral de Articulação Acadêmica no processo de controle gerencial do Sistema UAB, no âmbito de suas competências;
Consultora Especialista em Educação Infantil
OEI/ COEDI/SEB/Ministério da Educação -Brasil.
out 2009 - set 2010
Consultor Especialista em Educação Infantil - Consultoria para fortalecimento institucional das secretarias municipais de educação na formulação e implementação da política municipal de educação infantil, no âmbito do Projeto Proinfância, de implantação de creches em comunidades de vulnerabilidade social,  para propor critérios para seleção e identificação de experiências exitosas sobre práticas e processos concebidos e utilizados por municípios/instituições de Educação Infantil. Representou a COEDI/MEC na Comissão de Seleção do Prêmio Professores do Brasil de 2009. Atuou como Consultora para o Proinfância no Estado do Rio de Janeiro junto as Secretarias de Educação dos Municípios conveniados, na gestão e capacitação de gestores e docentes para gestão das creches e desenvolvimento do Projeto Pedagógico das mesmas. Organizou a Revista Criança nº 46 (no prelo).
Consultora/Formadora Profissional
Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro – SEE - RJ/ Departamento Geral de Ações Socioeducativas - DEGASE, Rio de Janeiro -Brasil
jun 2009 - Atualmente
Assessoria Pedagógica à Escola de Formação Paulo Freire, para Discussão e Reorientação Curricular das ações sócio-educativas das Unidades de Atendimento e Formação dos Gestores e Educadores atuantes nas Unidades de Atendimento Sócio-educativas do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria do Estado do Rio de Janeiro, através das Escolas dentro do Sistema Prisional, com destaque para Construção do Projeto Político Pedagógico das Unidades, Métricas na Gestão, Gestão de equipes multidisciplinares, Formação das Equipes de Gestão das Unidades do DEGASE, Integração do Currículo de Formação desenvolvido pelas Unidades e os de Educação Formal desenvolvido pela SEE etc.
Pesquisadora/Coordenação Pedagógica
FIOTEC/Fundação Osvaldo Cruz -FIOCRUZ/FARMANGUINHOS, Rio de Janeiro - Brasil.
fev 2009 - abr 2010
Atuou na Gestão Social, especificamente no Projeto Turismo Pedagógico (como co-autora e coordenadora pedagógica), desenvolvido junto aos alunos da REM de três escolas localizadas na Cidade de Deus no município do Rio de Janeiro, em vulnerabilidade social, um projeto interdisciplinar que integra: educação, turismo e cultura, visando à formação para a cidadania, a não violência, para a inclusão social (respeito às diferenças)  e escolar (apoio no desenvolvimento das competências escolares, como uma iniciativa piloto de Educação em tempo integral.
Consultor Técnico
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro - Brasil – Programa de Educação de Jovens e adultos - PEJA
set 2005 - jul 2006
Desenvolvimento de Projeto de Formação Continuada (Ciclos de Formação) de Professores/Coordenadores pedagógicos do PEJA – 
Coordenação do Programa de Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos e aplicação nas UEs da 7ª CRE – RJ
Docente/ Coordenadora de Área/ local e Regional/Coordenação Pedagógica Nacional
Grupo Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
abr 2002 - ago 2009
Integrante do Comitê da Diretoria de Ensino Nacional, do Centro de Ensino de Educação e Licenciaturas responsável pela Política de Ensino Nacional, assumindo a Coordenação Nacional do Curso de Pedagogia. Algumas Atribuições Acadêmicas: - Integrar e coordenar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos; - Acompanhar a implementação das diretrizes de ensino, pesquisa e extensão; - Acompanhar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e a produção científica e acadêmica dos cursos; - Prospectar oportunidades de fomento à pesquisa; -Acompanhar a implementação dos Projetos de Extensão nacionais; - Participar da elaboração das Diretrizes para o Ensino (PPI) das IES da Estácio de Sá Ensino Superior; - Coordenar a formação dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e sua operação; - Definir as linhas gerais de pesquisa científica dos cursos; - Incentivar e viabilizar a publicação da produção acadêmica e científica; - Definir e coordenar a implementação dos Projetos de Extensão Nacionais; - Analisar, discutir e elaborar , junto aos coordenadores líderes e locais dos cursos, os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) considerando as necessidades e interesses globais e locais; - Analisar e validar as disciplinas e seus respectivos Planos de ensino que atendam ao global e regional; - Propor a matriz curricular dos cursos; - Coordenar a produção do material didático de apoio ao aluno das disciplinas dos cursos; - Propor requisitos mínimos de infra-estrutura para os cursos; - Assegurar o cumprimento de exigências regulatórias e supervisão das visitas do MEC; - Coordenar a implantação e acompanhar a avaliação dos PPC, Planos de Ensino das disciplinas e seus impactos no aprendizado e desenvolvimento dos alunos dos cursos; - Promover a melhoria e aperfeiçoamento contínuo dos Projetos Pedagógicos dos cursos e Planos de Ensino das Disciplinas, bem como atualização periódica das Bibliografias das disciplinas; - Desenvolver plano de capacitação de coordenadores etc.
Coordenou o 1º Módulo do curso de Pedagogia EAD e foi professora conteudista da disciplina Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, em co-autoria com a Profª Maracy Domingues Alves.
Assumiu docência nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas das disciplinas: Didática, Planejamento Educacional, Avaliação dos processos Educacionais, Avaliação Institucional, Currículo: teoria e prática, Estágios Supervisionados, Metodologia Científica, Pesquisa e Prática em Educação (projeto integrador curricular), Didática da Educação Profissional, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Processos de Alfabetização I e II, História e Política da Ed. Infantil, Educação, Comunicação e Novas Tecnologias, entre outras
Atuou na Reitoria da UNESA como Coordenadora de Disciplinas Comuns das  Licenciaturas, onde definiu políticas e práticas curriculares interdisciplinares a fim de atender a multiplicidade de cursos que estas disciplinas comuns atendiam, orientação e formação continuada de professores, assessoria pedagógica aos cursos, campi e Diretoria de Ensino, responsável pela elaboração dos Planos de ensino das Disciplinas comuns das licenciaturas, em conjunto com os cursos envolvidos, elaboração de documentos de regulamentação e orientação de ação docente, membro do Fórum das Licenciaturas de discussão e definição de diretrizes de ação e funcionamento dos cursos de Licenciaturas, procedimentos administrativos relativos a recrutamento, seleção e homologação de professores, em parceria com os demais agentes destas ações, entre outros.
Pesquisadora:
Representações Sociais dos alunos e professores do curso de Pedagogia Descrição: investiga as representações sociais que professores e alunos do curso de pedagogia têm do pedagogo e os reflexos sociais do reconhecimento desse profissional nos diferentes espaços de intervenção dos mesmos, em universidades públicas e privadas do município do Rio de Janeiro. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação (8). Integrantes: Kátia Valeria Pereira Gonzaga - Coordenador.  2006 - 2006 Solidariedade: um instrumento a serviço da libertação na construção de quem educa o educador. Descrição: Essa pesquisa teve por objeto de investigação a prática da solidariedade no cotidiano de espaços de formação inicial de especialistas em educação, especificamente nos cursos de Pedagogia, no campus Madureira da Universidade Estácio de Sá, no munícipio do Rio de Janeiro, no ano de 2006. Nesse sentido essa pesquisa pretendeu investigar o lócus de formação de Pedagogos a fim de verificar a visão que o universo pesquisado tem da prática de solidariedade e se essas condições estão presentes ou não, e em que níveis essas práticas, se comprometem com tal valor, conceituando solidariedade. Bem como refletir a importância desse valor na formação de professores e formadores de professores, e seus impactos na atuação docente. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação (6). Integrantes: Kátia Valeria Pereira Gonzaga - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro para pagamento de bolsas.
Atuou nesse período parte como coordenadora do curso de Pedagogia no Campus Penha, no município do Rio de Janeiro e parte interinamente na Coordenação Geral do mesmo Curso na UNESA - RJ
Docente de Pós Graduação/ Coordenadora/ Assessora Pedagógica
Instituto de Medicina de Reabilitação -IBMR - RJ , Brasil
ago 2000 - mar 2008
Exerceu a função de professora de Didática nos diferentes cursos de pós-graduação nas áreas da Educação e Saúde. Elaborou o Projeto e Coordenou o Curso de Docência Superior atendendo o público interno (professores da Instituição) e externo. Desenvolveu instrumento de avaliação do curso e sua aplicação envolvendo: auto-avaliação e hetero-avaliação dos elementos intervenientes do processo de aprendizagem dos alunos ( ação docente, ação discente, ação administrativa e de secretaria setorial de atendimento aos alunos, infra-estrutura etc.). Fez parte do comitê de pesquisa e extensão institucional.
Desenvolveu instrumento de auto-avaliação dos cursos de Pós-Graduação, desenvolveu relatório diagnóstico de necessidades e proposições de ações de melhoria, prestou assessoria ao projeto de pesquisa e extensão institucional, realizou ações de formação continuada aos professores da graduação e pós-graduação.
Professora de Pós Graduação lato sensu e stricto sensu
Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, ISEP, Rio de Janeiro -Brasil.
ago 2000 - set 2002
Foi docente da Disciplina de Didática dos cursos de Pós-Graduação Lato sensu nas áreas de Gestão e Educação, e do Curso de Mestrado em Educação.
Consultor Técnico
Serviço Nacional do Comércio, SENAC - RJ, Brasil.
ago 2000 - dez 2001
Assessoria para desenvolvimento do Projeto Portal do Futuro (de formação pessoal, profissional e cidadão de jovens de baixa renda para inserção no mercado e empoderamento social, superação das discriminações sociais, de gênero, bem como de não violência) e do Manual de Orientação aos Coordenadores Locais e tutores, e coordenação de sua implementação no Regional Copacabana. 
Assessoria Técnica na implantação do Projeto, primeira ação concreta de viabilização da nova proposta pedagógica do SENAC-RJ.
Docente/Pesquisador
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
fev 1995 - jun 2017
Professora substituta de Licenciatura em Pedagogia.
Pesquisadora:
Participou dos Núcleos de Pesquisa: 
1 Educação para os excluídos da Escola: Políticas Públicas e Reversão da Exclusão escolar - Coordenado pelo Prof. Paulo Freire e Ana Maria Saul 
2 Interdisciplinaridade e Educação GEPI (Grupo de Educação e Pesquisa em Interdisciplinaridade) - Coordenado pela Profa. Ivani Fazenda 
3 Formação de educadores, Currículo e Tecnologias – Coordenado pela Profa. Maria Elizabeth Bianconcini Almeida
4 Formação de Educadores e Paradigmas Curriculares – Coordenado pelo Prof. Marcos Masetto
5 Formação de Professores para a Inovação no Ensino Superior - Coordenado pelo Prof. Marcos Masetto
6 Formação de Educadores com suporte em Meio Digital - Coordenados pela Profa. Maria Elizabeth Xavier e Prof. José armando Valente
Professora de Graduação
Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, São José dos Campos – São Paulo -Brasil.
fev 1986 - fev 1987
Professora do curso de Pedagogia e Licenciaturas de Didática, História a Educação, Princípios e Métodos de orientação educacional, Orientação vocacional, entre outras, em períodos intermitentes.
Consultora Técnica Autônoma
Empresas públicas, privadas e Terceiro Setor, Brasil
jan 1986 - Atualmente
Autoria e coordenação de vários projetos na Área Educacional , Gestão de Pessoas, Social e de Qualidade de Vida, junto a Empresas tais como Prefeitura de S.J.Campos, Embraer, Eaton, Philips, INPE, Rhodia, Jonhson &Jonhson, Alpargatas, Mannesman, Avon, Natura, Schering ,SENAC/FAT ,entre outras, Instituições Educacionais, Secretarias de Educação e ONGs nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com destaque para o Projeto Empresa , em parceria com a SME-SJC de implantação de salas de aulas de EJA nos locais de trabalho e Escola o trabalhador, para atendimento aos alunos-trabalhadores em regime de trabalho de turnos alternados. E, junto a APAC (Associação de Proteção aos Condenados) atendendo jovens e adultos no Sistema Carcerário.  Também avaliação de projetos sociais financiados ou gestados pelas empresas. Outros destaques: formação e desenvolvimento pessoal e profissional de seus integrantes; estabelecimento de políticas educacionais, sociais, de melhoria de resultados e de qualidade de vida dos envolvidos; processos de seleção e avaliação de performance profissional; formação de equipes interdisciplinares; desenvolvimento de planos de formação baseado no desenvolvimento de competências humanas, profissionais e de gestão; formação e desenvolvimento de equipes e lideranças; elaboração de documentos técnicos; coordenação de processo formativo de profissionais da educação na elaboração e implantação do projeto político pedagógico das escolas em que atuavam; organização de eventos; estruturação organizacional (células de trabalho); Segurança no trabalho; elaboração, execução e avaliação de projetos educacionais na Educação Básica, Educação Especial (Equipes Multidisciplinares de atendimento aos alunos com deficientes, no processo de inclusão social e educacional) e Educação de Jovens e Adultos, sociais e de melhoria da qualidade de vida (interna e externa à instituição); análise e seleção de projetos sociais a serem financiados e executados pelas instituições; estabelecimento de parcerias com empresas e Organizações não Governamentais - ONGs no financiamento e desenvolvimento de projetos educacionais, socioambientais, socioeducação e sociais; elaboração de projetos de Cursos de graduação.
Docente/ Técnico/ Assessor Pedagógico do Secretário de Educação Municipal
Prefeitura Municipal de São José dos Campos, SP /S.J. CAMPOS, Brasil.
fev 1985 - ago 2000
Exerceu função docente na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e EJA, experenciando a realidade de salas integradas (diferentes níveis) e de inclusão de PNE (portadores de necessidades especiais) e de jovens e adultos infratores. 
Exerceu as seguintes funções técnicas: Orientadora Pedagógica, Orientadora Educacional, Assistente de Direção Escolar, Coordenadora de Projetos Especiais, Orientadora de Projetos em Educação, Coordenadora Didático-Pedagógica de Ensino Fundamental, Chefe da Divisão Didático-Pedagógica e Educacional de Educação Básica, e Assessora Pedagógica do Secretário de Educação, da Secretaria Municipal de Educação de S. J. dos Campos/SP ( onde respondeu pela política de seleção e desenvolvimento pessoal e profissional de todos os profissionais da Rede de Ensino Municipal, com  mais de 3000 funcionários, e, pela política curricular e pedagógica das Escolas Municipais com mais de 100 unidades, onde coordenou o desenvolvimento e avaliação da Nova Proposta Pedagógica da Rede, nas diferentes modalidades de Ensino, construindo a visão de cada área do conhecimento e identificando suas contribuições para o ideal de aluno cidadão que a REM pretendia contribuir, bem como,  Projetos Educacionais dela advindos) até 1999. Membro da COPEM (Comissão para Progressão Funcional do Magistério Municipal) por indicação de seus pares - comissão de estudos e elaboração do Plano de Carreira do Magistério Municipal de São José dos Campos – São Paulo - Brasil - 1986-1987.
Professora de Educação Básica e Formadora De Docentes
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE- São José dos Campos, SP, Brasil.
jul 1979 - dez 1993
Exerceu a função de professor I e II eventual nas Escolas Estaduais Yoshio Takaoka e Suely Antunes e Melo, no município de S. Jose os Campos - SP 
Exerceu a função de professor III concursado
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Concursado - Profº III - SQC-II-QM, Carga horária: 20, na Escola Estadual Vieira Macedo, no município de S. José dos Campos, no curso Magistério.
Formação
Educação e Desenvolvimento sustentável
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e a Petrobras, Brasil.
jun 2020 - set 2020
Extensão universitária em Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Integrando a Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Gestão Pública
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
fev 2014 - ago 2014
Extensão universitária em Gestão de Projetos.
Educação: Currículo e Tecnologias
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP - BRASIL
ago 2012 - abr 2016
Doutorado em Educação: Currículo (Conceito CAPES 5). 
Título: Curso de Pedagogia em EaD do Programa UAB-Moçambique no Contexto de uma Cooperação Internacional Sul-Sul: Pressupostos para a Construção do Currículo de Formação de Professores
Orientador: Profª Drª. Maria Elizabeth B. de Almeida. 
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. 
Palavras-chave: Formação de professores; Educação a Distância; Interculturalidade; Cooperação Educacional Internacional; Webcurrículo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Gestão
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
set 2009 - dez 2009
Extensão universitária em Gestão de Pessoas: Estilos de Gestão e Liderança.
Gestão educacional
Carta Consulta - Belo Horizonte - MG, Brasil
ago 2009 - nov 2009
Extensão universitária em Programa de Capacitação para Coordenador de curso
Educação e Tecnologia
Universidade Estácio de Sá - International Center/ Syracuse University, UNESA, Brasil.
set 2001 - set 2001
Extensão universitária em Workshop: Educ@tional Technology
Educação: Supervisão e Currículo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP - BRASIL
fev 1995 - dez 1998
Mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (Conceito CAPES 5). 
Título: Do voo dos gansos ou da construção de quem educa o educador : uma contribuição à reflexão da formação de professores, Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Profª. Drª. Ana Maria Saul
Co-orientador. Prof. Dr. Paulo Freire
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. 
Palavras-chave: Formação do Professor; Dimensões do ser professor; Currículo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
Educação
Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP - SP , Brasil
fev 1984 - dez 1987
Licenciatura em Pedagogia, com Habilitação em Formação de Professores e Orientação educacional
Idiomas
Português - Nativo
Inglês - Instrumental
Espanhol - Instrumental
Informações Adicionais
Outras competências e habilidades
DIFERENCIAIS COMPETITIVOS Comunicação; Relações intra e interpessoais; espírito de equipe; liderança; mediação de conflitos; criatividade; parceria; l visão estratégica; pró-atividade, múltiplas habilidades em soft skills, foco na excelência, mentorias, entre outros. CONCURSOS PUBLICOS SME- PMSJC - SP - Professor I - 1986 SEE - SP - Professor III – 1994 TRABALHOS VOLUNTÁRIOS Desenvolve trabalhos sociais, sócio- educacionais  e sócio- ambientais voluntários desde 1978, e nos últimos vinte anos presta assessoria e consultoria a ONGs tais como CADEF ( na Comunidade S. José Operário - Morro são Carlos- RJ), IBASE e ONG ALFAZENDO ( na Comunidade Cidade de Deus - RJ), ONG CAMPO ( Botafogo - RJ e São Gonçalo - RJ),  no desenvolvimento de Projetos cujos temas são voltados para :  Vulnerabilidade Social, Igualdade de gênero, Não violência Doméstica, Reaproveitamento de lixo, Coleta seletiva, Alfabetização de Adultos, Leitura, Formação de Voluntários, Gestão e desenvolvimento de Projetos,  Avaliação, Alfabetização Digital, Empreendedorismo Social, Sustentabilidade, entre outros.
Recomendaciones

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/Ministério da Educação -MEC / PNUD-ONU, Brasília -Brasil.

Marcello Ferreira (Você ocupou uma posição superior) :

Carta de Recomendação Profissional Ao(À) Senhor(a) Interessado(a) Assunto: Apresenta recomendações profissionais da Sra. Kátia Valéria Pereira Gonzaga. Prezado(a) Sr(a)., 1. Venho informar, a quem interessar possa, que a Sra. Kátia Valéria Pereira Gonzaga desenvolveu trabalhos de consultoria demandados pela Coordenação-Geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância da Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CGPC/DED/CAPES, ao longo de dois períodos distintos – janeiro a junho de 2011 e janeiro de 2013 a maio de 2014. 2. A citada profissional foi selecionada em concursos de abrangência nacional, conforme editais nº 03/2010 (Projeto 914brz1131.1 UAB-UNESCO) e IC nº 18918/2012 (Projeto BRA 04-044 UAB-PNUD) para prestação de serviços no âmbito do programa Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e de extensão à República de Moçambique das atividades da UAB – Programa UAB-Moçambique, de responsabilidade da DED/CAPES/MEC. 3. Suas atividades, na qualidade de consultora técnica especialista em Educação a Distância, compreenderam a elaboração de projetos e relatórios técnicos, a coordenação executiva de projetos, a organização de missões no Brasil e em Moçambique e o monitoramento das ações implementadas (aspectos pedagógicos, organização orçamentária, acompanhamento e avaliação de cursos e de infraestrutura de polos de apoio presencial). Na execução, ela demonstrou competências e habilidades diversas, destacando-se: conhecimento especializado na área de educação e educação a distância; domínio de métodos de gestão de processos, gestão acadêmico-pedagógica e gestão de pessoas; proficiência no uso de tecnologias e na produção de documentos de natureza complexa; capacidade gerencial e de liderança; organização e iniciativa na condução de processos e atividades administrativas e pedagógicas. 4. Por fim, cumpre registrar que a Sra. Kátia Valéria Pereira Gonzaga desempenhou integral e satisfatoriamente as atribuições que lhe incumbiram, mantendo, ademais, elevado nível de relacionamento profissional e pessoal em suas lides de consultora especializada nos assuntos para que foi contratada. 5. Fico, evidentemente, à disposição para prestar quaisquer informações que sejam requeridas, pelo e-mail marcellof@unb.br, visto que a Sra. Kátia Valéria Pereira Gonzaga esteve subordinada diretamente à CGPC/DED/CAPES, da qual à época exercia a titularidade. Brasília-DF, 29 de agosto de 2021. Atenciosamente, Prof. Dr. Marcello Ferreira Instituto de Física Universidade de Brasília


Grupo Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

Luiz Fernando Sangenis (Você ocupou uma posição superior) :

Profissional comprometida, com excelente formação profissional e experiência de trabalho em organizações governamentais e privadas. Kátia é pessoa que faz diferença em atividades de grupo em razão de sua empatia e facilidade em estabelecer boas relações humanas.