Diretor/gerente/coordenador/supervisor/responsável/engenheiro de manutenção

Jos*** ***** (XX anos)
Supervisor de Manutenção em Huf do Brasil
FGV- Fundação Getúlio Vargas
Évora,
Évora
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Supervisor de Manutenção
Huf do Brasil
mar 2018 - abr 2019
HUFdo Brasil, Atibaia/São Paulo Empresa alemã do ramo automotivo na manufatura de sistemas de travamento e de acesso para carros para indústria automotiva na America do Sul e Europa com 350 funcionários. Faturamento de 1,5 M$U/year. Corporação com unidades nos EUA, Europa, America Latina com principal atividade fim a manufatura de sistemas de travamento para industria automotiva. Parque industrial composto de Utilidades (água, ar, energias, resfriamento e conforto ambiental), Injetoras e seus periféricos, transportadores, pontes rolantes, robôs de manipulações, aquecedores automáticos, dispositivos de montagem manuais, semiautomáticos e automáticos, leitores de transponder, máquinas de gorge, engraxadeiras, teste final para garantia do produto – EOL, com alto grau de tecnologia para detectar e garantir os níveis de qualidade do produto.
Cargo: Supervisor de Manutenção março/2018 à abril/2019
 Incentivo e pratico os princípios básicos voltados para Gestão pela Qualidade Total, 5S + 1, 5 porquês, PDCA, TPM, MA.( Feed back aos colaboradores a cada 90 dias) . Elaboração da estratégia para atendimento das metas e objetivos . Defini, planejei e implementei os indicadores de performance – KPI´s e elaborei o relatório gerencial mensal para acompanhamento e apresentação ao Time, sendo destacados os seguintes indicadores: Custos, Manutenção corretiva emergencial, preventiva e planejada, MTBF, MTTR (6 passos – análise de falhas com reporte semanal).
Principais Resultados:
 Queda das falhas e paradas indesejadas das máquinas e equipamentos em 25%. Redução das horas aplicadas em manutenção
corretiva emergencial em 20%. Redução das horas extras em 100%.
 Redução dos retrabalhos em 70%. Aumento de horas aplicadas diretamente ao processo reduzindo a ociosidade e aumentando a qualidade dos serviços prestados.
 Implantação da metodologia dos 5S´s: Fase 1- Ganho de 20 % de agilidade e redução de perdas de 60 % em relação ao processo anterior. Fase 2 – Ganho de 80 % de agilidade e redução de perdas em 80 % em relação ao processo anterior. Fase 3 - Ganho de 100 % de agilidade e redução de perdas em 80 % em relação ao processo anterior.
Gestor de Projetos e Manutenção
Hoganas do Brasil
mar 2016 - jan 2018
Hoganasdo Brasil, Moji das Cruzes/São Paulo
Empresa sueca do ramo siderúrgico na manufatura de pó de ferro e suas ligas com 450 funcionários. Faturamento de 3,5 M$U/year. Corporação com unidades nos EUA, Europa, Ásia com principal atividade fim a manufatura de pós-metálicos para prensagem e sinterização e nas mais diversas formas, desde pó de ferro para prensagem a enriquecimento alimentar. Parque industrial composto de Utilidades (água, ar, energias, resfriamento e conforto ambiental), Alto Fornos – FEA, transportadores, pontes rolantes, robôs de manipulações alto forno, aquecedores automáticos, sistemas de exaustão e ventilação industrial, Forno de redução a hidrogênio , bobinadores e armazenagem manual, semi-automáticas e automáticas, com alto grau de tecnologia para detectar e garantir os níveis de qualidade do produto.
Cargo: Gestor de Projetos e Manutenção março/2016 à janeiro/2018
 Participação do desdobramento dos objetivos e metas corporativas para o negócio na América Latina. Elaboração da estratégia para atendimento das metas e objetivos para área de manutenção, projetos e infraestrutura para toda planta, com aplicação de técnicas e ferramentas, tais como: Lean/Six Sigma, TPM, MCC ( MTTR, MTBF, análise de causa raiz).
 Defini, em parceria com a diretoria operacional e financeira, as metas e indicadores para controle mensal. Treinei e orientei o Time para o cumprimento das metas e análise do desempenho dos indicadores.
 Planejamento, tomada de decisões e aplicação de procedimentos, buscando o comprometimento e aumento da produtividade e criatividade, através do sistema de gerência por objetivos, liderança situacional e Manutenção Lean. Feed back aos colaboradores a cada 90 dias.
 Defini, planejei e implementei a análise, mensal, da performance dos indicadores – Relatório Gerencial.
Principais Resultados:
 Redução do consumo de energias em 10% ao mês. Queda das falhas e paradas indesejadas das máquinas e equipamentos em 35%. Redução das horas aplicadas em manutenção corretiva emergencial em 50%. Redução das horas extras em 100%.
 Aumento do reporte de quase acidentes (incidentes). Redução dos retrabalhos em 70%. Aumento de horas aplicadas diretamente ao processo reduzindo a ociosidade e aumentando a qualidade dos serviços prestados .
Consultor
Consultor Independente
mai 2015 - fev 2016
Consultor Independente, Campinas/São Paulo.
Atividade individual para apoiar empresas na elaboração de metodologias, procedimentos e posta em marcha dos planos de ações.
Cargo: Consultor maio/2015 à fevereiro/2016  Consultoria para identificar potencias de riscos e oportunidades de melhorias ao negócio. Elaboração da estratégia para atendimento das metas e objetivos para as área de manutenção, projetos e infraestrutura para toda planta.  Planejamento de tarefas para encerramento de uma ordem de serviço - OS SEIS PASSOS. Apresentação dos procedimentos para o Time de trabalho. Treinar, orientar, acompanhar a implementação e, após ajustes, auditoria mensal para buscar riscos e oportunidades de melhorias fechando assim um ciclo PDCA.  Identificar potenciais que agregam valor a cadeia produtiva, como a classificação de máquinas para otimizar e reduzir os custos de manutenção para gestão industrial, financeira - FORECAST/CAPEX.  Segurança e Treinamentos: após consolidar e validar a estratégia para área estudar e compreender a cultura da empresa e desenvolver os procedimentos de segurança do trabalho para aplicação no dia a dia do Time.
Principais Resultados:
 Redução dos retrabalhos. Aumento de horas aplicadas diretamente ao processo reduzindo a ociosidade e aumentando a qualidade dos serviços prestados.
 Autoestima e motivação da equipe.
 Melhora na percepção de qualidade do produto junto ao Cliente primário.
Gerente de Manutenção
General Cable do Brasil(Prismian group)
jun 2013 - dez 2014
General Cable do Brasil, Serra/Espírito Santo.
Empresa americana do ramo elétrico/plásticos na manufatura de condutores de energia com 750 funcionários localizada nas cidades de: Serra/Espírito Santo, Poços de Caldas/Minas Gerais e escritórios em São Paulo/capital. Faturamento de 1,5 M$U/year. Corporação com unidades nos EUA, Europa, África e LATAN com principal atividade fim a manufatura de condutores e energia das mais diversas formas, desde cabos singelos de 750 Volts a submarinos de alta tensão. Parque industrial composto de Utilidades (água, ar, energias, resfriamento e conforto ambiental), Trefiladoras primárias, secundárias, multiflares, bunchers, encordeadeiras, extrusoras, bobinadores e armazenagem manual, semi-automáticas e automáticas, com alto grau de tecnologia para detectar e garantir os níveis de qualidade do produto.
Cargo: Gerente de Manutenção junho/2013 à dezembro/2014
 Gestão de projetos de melhoria continua: desdobramento dos objetivos e metas corporativas para América Latina. Elaboração da estratégia para as metas e objetivos para manutenção, projetos e infraestrutura para identificar potenciais que agregam valor a cadeia produtiva para gestão financeira - FORECAST/CAPEX.
 Controle Financeiro: defini, com a diretoria operacional e financeira, metas e indicadores controle mensal. Treinei e orientei o Time para as metas e análise dos indicadores. Gestão de orçamentos para investimentos/CAPEX ($U 2M/year), e despesas/Forecast na ordem de $U 1M /year.
 Segurança e Treinamentos: procedimentos de manutenção e segurança, tais como; análise preliminar de risco; investigação de um quase acidente; BBS - segurança baseada em comportamento seguro; Potencias - levantamento de possíveis potenciais de acidentes/incidentes. Procedimentos técnicos/ planejamento de tarefas para encerramento de ordem de serviço - OS SEIS PASSOS.
 Gestão de Pessoas: utilização de técnicas participativas DDI (Diálogo Direto Informal), DDS (Dialogo de Segurança) oriento quanto ao planejamento, tomada de decisões e aplicação de procedimentos, buscando o comprometimento para ações na
mudança de cultura da equipe, sendo destacadas a seguir: Inspirar. Autonomia para resolver problemas. Relacionamento. Administrar bem o tempo. Feed back aos colaboradores a cada 90 dias.
 Indicadores de Desempenho /KPI´s: defini, planejei e implementei a análise, mensal, da performance dos indicadores de: materiais aplicados, suprimentos operacionais e administrativo, serviços aplicados nas manutenções da planta, serviços terceirizados, contratos de prestadores de serviços – fixos. Manutenção corretiva emergencial, preventiva, preditiva e planejada. MTBF, MTTR, IF – análise de falhas.
Principais Resultados:
 Redução do consumo de energias em 8% ao mês. Queda das falhas e paradas indesejadas das máquinas e equipamentos em 65%. Redução das horas aplicadas em manutenção corretiva emergencial em 50%. Redução das horas extras em 90%.
 1000 horas sem acidentes. Aumento do reporte de quase acidentes (incidentes). Redução dos retrabalhos em 70%. Aumento de horas aplicadas diretamente ao processo reduzindo a ociosidade e aumentando a qualidade dos serviços prestados.
 Posta em marcha da linha de produção/SZ na fabricação de multicabos de bitola 1 mm a 10mm.
Fase 1- 90 dias. Ganho de 20 de velocidade e redução de perdas de 60 % em relação ao processo anterior. Fase 2 – 180 dias. Ganho de 80 % de velocidade e redução de perdas em 80 % em relação ao processo anterior. Fase 3 – 240 dias. Ganho de 100 % de velocidade e redução de perdas em 80 % em relação ao processo anterior.
Gestor de Projetos e Manutenção
T.E.Connectivity
ago 2009 - jun 2013
T.E. Connectivity, Bragança Paulista/São Paulo
Empresa americana do ramo eletro/eletrônica/plásticos na manufatura de terminais e conectores para indústria automotiva e linha
branca com 1200 funcionários. Faturamento de $U 1M/year. Corporação com unidades nos EUA, Europa, África, Ásia e LATAN com
principal atividade fim a manufatura de peças técnicas e condutores de energia das mais diversas formas, desde cabos singelos de 750
Volts a chicotes completos para alto desempenho automotiva na transmissão de dados, energia e sinais. Parque industrial composto de
Utilidades (água, ar, energias, resfriamento e conforto ambiental), Injetoras de alto ciclo de injeção, prensas, Robôs de 2 a 6 eixos,
bobinadeiras de alta produtividade, bobinadores e linhas de montagens manuais, semi-automáticas e automáticas com alto grau de
tecnologia para detectar e garantir os níveis de qualidade do produto.
Cargo: Gestor de Projetos e Manutenção agosto/2009 à junho/2013
 Gestão Técnica: Incentivo e pratico os princípios básicos voltados para Gestão pela Qualidade Total, 5S + 1, 5 porquês, SWAT, TPM, MCC. Defino claramente a missão e visão da gestão, as metas. Defino, planejo e implemento os indicadores de performance – KPI e elaboro o relatório gerencial mensal para acompanhamento: Custos, Manutenção corretiva, preventiva,, preditiva e planejada, MTBF, MTTR, IF, DOW TIME, Confiabilidade, Produtividade da manutenção (faturado x despesas), Segurança e Oportunidades de melhorias (saving de projetos lean/six sigma).
 Gestão Financeira: controlo os orçamentos (budget) de custeio e de investimentos da área sob minha responsabilidade, analisando e aprovando em conjunto com a gerência geral, os itens previstos, os pedidos de compras e de reposição de efetivos conforme quadro de vagas existentes, bem como acompanhar os gastos corrigindo os desvios. Elaboro a estratégia anual defino as metas e indicadores para controle mensal.
 Segurança e Treinamentos: Participo em conjunto com a segurança do trabalho e a operação dos levantamentos das falhas que ocasionaram o acidente ou quase acidente. Desenvolvi os procedimentos de manutenção técnicos e de fluxo de planejamento de tarefas (encerramento de uma ordem de serviço - OS DEZ PASSOS).
 Gestão de Pessoas: Gerencio os recursos humanos sob minha responsabilidade, atuando no desenvolvimento técnico das pessoas, ministrando ou propondo cursos e treinamentos, acompanhando e avaliando desempenho e potencial reconhecendo as competências profissionais, mantendo atualizados os registros de ocorrências de cada colaborador, praticando a gestão participativa buscando a comunicação clara e transparente, (Feed back aos colaboradores a cada 90 dias), bem como aplicar medidas disciplinares, admitir, demitir e movimentar profissionais de acordo com os níveis de delegações atribuídos. Oriento a equipe quanto ao planejamento, tomada de decisões e aplicação de procedimentos, buscando a mudança de atitudes, com aplicação das técnicas comportamentais.
Principais Resultados:
 Estratégia de Revitalização da Engenharia de Manutenção: Redução em 50% manutenção corretiva; Aumento para 57% da manutenção preventiva; Implantação da manutenção pro ativa; Ganho de 30% dos itens de estoque; Redução do Down time atual para 1,8%; Implantação de procedimentos e instruções de trabalho; Otimização da mão de obra; Ganho qualitativo e quantitativo através da gestão integrada entre PCP, PCM e Suprimentos; Redução dos incidentes de trabalho e consequentemente a possibilidade de acidentes;
 Manutenção: Os DEZ Passos: Integração e interação da engenharia de manutenção no processo produtivo.Interagir junto ao processo produtivo com eficácia na busca da falha zero, através dos Dez Passos. 1- Avaliação. 2- Detecção. 3- Solução. 4- Condição do Ativo/Tipo de Manutenção. 5- Materiais. 6- Tempo. 7- Planejado x Realizado. 8- Leam Maitenance. 9- FMEA de Manutenção e 10- MCC - Manutenção Centrada em Confiabilidade.
Resultados obtidos: Redução da manutenção corretiva Emergencial de 45 % para 30 %; Aumento manutenção planejada de 25 % para 50 %; Aumento manutenção preventiva de 30 para 90 %; Redução do Lead time de materiais e custo de manutenção em 20 %; Redução do volume atual de estoque em 40 % e analise para migrar parte do estoque para fornecedores.
Formação
Gestão de Pessoas
FGV- Fundação Getúlio Vargas
mar 2012 - ago 2012
MBA em Liderança centrada em Coaching, FGV
Gestão Industrial
FGV- Fundação Geúlio Vargas
mar 2009 - dez 2010
MBA em Gestão Industrial, FGV
Engenharia
UNIP - Universidade Paulista
ago 1996 - ago 2002
Engenheiro Eletricista.
Idiomas
Inglês - Avançado
Espanhol - Intermediário
Português - Nativo
Informações Adicionais
Sumário
Profissional com 25 anos de carreira em Manutenção Mecânica, Elétrica, Instrumentação, Civil e Facilites, atuando em empresas dos segmentos automotivo, metalúrgico, químico, tais como: Huf, Hoganas, General Cable, TT..EE.. CCoonnnneeccttiivviittyy,, RRoommii ee BBaassff..  Implantação de ferramentas da qualidade, como MASP, TPM/MA, 6 SIGMA, PDCA, FEMECA, RCM, 5S’s +1 CEP, KAMBAN, KAIZEN, introduzindo o SISTEMA DE GARANTIA DE QUALIDADE (ISO 55000, 9000/14000, TS 16949 e IATF 16949, BIC´s). Diminuição em 40% da hora de máquinas paradas.
 Gestão de contratos, negociação com clientes e fornecedores, custos, elaboração de relatórios gerenciais, Value Streams Management, implantação de unidades de trabalho, procedimentos para áreas operacionais e suprimentos da manutenção em atendimento as auditorias ISSO, TS, IATF e BIC´s e aplicação de técnicas, proporcionando melhorias rápidas e estruturais Lean manufacturing ou ToC com soluções de efeitos imediatos.
 Implantação dos setores de Processos, Produção e Manutenção, desenvolvendo o sistema de atendimento, (metodologia dos 6 passos/análise de falhas) controle de horas/homem, materiais e indicadores (Disponibilidade (MTBF,MTTR) , DOW TIME). Acompanhamento de visitas internacionais e tradução de manuais técnicos.
 Gerenciamento da equipe de trabalho, utilizando técnicas participativas como o DDI (Diálogo Direto Informal), orientando a equipe quanto ao planejamento, tomada de decisões e aplicação de procedimentos, buscando o comprometimento e aumento da produtividade e criatividade, através do sistema de gerência por objetivos e Manutenção Lean, aplicação das ferramentas Lean Six Sigma – Green Belt.
Curriculum relacionados