Diretor/gerente/consultor

Nor*** ***** (XX anos)
Diretor Comercial em TerraSapiente Lda., Lisboa (Portugal)
Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação - NOVA IMS, Lisboa (Portugal)
Alenquer,
Lisboa
Este candidato está disposto a se mudar
|
Experiência
Diretor Comercial
TerraSapiente Lda., Lisboa (Portugal)
mar 2018 - mar 2020
Empresa de prestação de serviços, com as seguintes atividades econômicas: Consultoria para os Negócios e Gestão, Apoio ao ensino Básico e Secundário (explicações) e Animação Turística.
Entre as principais atividades executadas, posso destacar:
a.	Responsável pelo planejamento, venda e execução dos serviços de animação turística, consistindo desde o planejamento de roteiros e indicação de locais históricos, de hotéis, restaurantes e atrações turísticas, entre outras atividades administrativas; e
b.	Professor de Aulas particulares de Matemática e de cursos de formação profissional.
Motivo da Saída: Encerramento das atividades pela redução dos serviços de animação turística motivada pela Pandemia do Covid-19.
Diretor Executivo
Sicoob UniMais Metropolitana, Santos (Brasil)
abr 2012 - set 2017
Contratado para exercer o cargo de Diretor Executivo, subordinado ao Conselho de Administração da Cooperativa Sicoob UniMais Metropolitana, executando as seguintes funções:
a.	Diretor Administrativo/Financeiro (de abr/2012 até mai/2015); e
b.	Diretor Comercial (de mai/2015 até set/2017).
c.	Outras Responsabilidades:
•	Reportar ao Conselho de Administração e Fiscal, mensalmente a evolução econômica e financeira da empresa, o desempenho das receitas, despesas e lucros, controle de custos e o acompanhamento e avaliação do planejamento estratégico; e
•	Reportar aos sócios, anualmente ou sempre que necessário, o desempenho econômico e financeiro da empresa (Relatórios Anual), o acompanhamento dos resultados e os resultados dos pareceres de Auditoria Externa e Interna.
Motivo da Saída: Realizar um ano de estudos na Europa.
Consultor Econômico-Financeiro
N.Ce Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda., São Paulo (Brasil)
abr 2003 - mar 2012
Empresário, sócio gerente da N.Ce Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda., que desenvolveu atividades de prestação de serviços de consultoria para empresas do setor financeiro (Cooperativas de Crédito), tendo as seguintes atividades:
a.	Consultoria de desenvolvimento de negócios, tais como: planejamento e implantação de planos de expansão de negócio, novos produtos e serviços, identificação de novos nichos de mercado, planejamento estratégico e análise de mercado;
b.	Consultoria de gestão, compreendendo as áreas de Contabilidade, Controladoria, Custos, Orçamentos, Análise de Riscos (Crédito, Liquidez e Mercado), Formação de Preços e Análise e Avaliação Econômica e Financeira das empresas;
c.	Formação/cursos para Executivos, Conselheiros de Administração e Fiscal. Realizador de Palestras de Prospecção e Divulgação do Cooperativismo de Crédito;
d.	Participações como Consultor em Assembleias Gerais, em reuniões de Conselhos de Administração e Fiscal, membro de Comitês Organizacionais e representação junto a Órgãos Institucional (Banco Central do Brasil, Secretaria da Receita Federal, Organização das Cooperativas de São Paulo, Serviço Nacional de Aprendizado do Cooperativismo/SP); e
e.	Elaboração de artigos, preparação de documentação e análise de dados para Relatórios de Gestão, pareceres de aconselhamento ou indicação de estratégia para atuação dos Conselhos de Administração e Fiscal das cooperativas.
Motivo da Saída: Assumir o cargo de Diretor Executivo na Cooperativa Sicoob UniMais Metropolitana.
Gerente Geral/Superintendente Executivo
Unicred Central SP - Cooperativa de Crédito, São Paulo (Brasil)
set 1998 - mar 2003
Empresa da área financeira (Cooperativa Central de Crédito), de segundo grau, formada por 23 Cooperativas de Crédito, que atua com a finalidade de executar ou adquirir e disponibilizar produtos e serviços em escala, com menores custo e qualidade, para uso de todas as associadas, tais como:
a.	Prestação de serviços de consultoria econômico-financeira, gestão dos recursos financeiros de liquidez, de Recursos Humanos, planejamento e execução de projetos de expansão e desenvolvimento, propor e executar o planejamento estratégico;
b.	Realização dos serviços de Auditoria Externa e Interna, seja através de quadro próprio de colaboradores ou contratação de serviços terceirizados;
c.	Formação e desenvolvimento dos quadros de Pessoal ou de Gestão (Diretores e Conselheiros); e
d.	Representatividade junto a órgão institucionais (Banco Central do Brasil, Secretaria da Receita Federal, Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, Serviço Nacional de Aprendizado do Cooperativismo/SP).
Motivo da Saída: Assumir o posto de Consultor das Cooperativas filiadas a Unicred Central SP, como profissional liberal. Constituição da Empresa N.Ce - Assessoria e Consultoria Empresarial Ltda.
Consultor de Suporte Operacional
Sicredi - Cooperativa de Crédito, Porto Alegre (Brasil)
fev 1993 - ago 1998
Atuação como consultor para suporte as Cooperativas de Crédito filiadas ao Sistema Sicredi.
Encarregado de realizar o suporte as Cooperativas de Crédito filiadas ao Sicredi para a utilização do sistema operacional de gerenciamento da carteira de Crédito e Crédito Rural, com as seguintes atividades:
a. Suporte aos usuários de sistema informatizado de crédito e crédito rural;
b. Participação no desenvolvimento de nova plataforma tecnológica, abrangendo as fases de projeto, testes de validação, treinamento dos utilizadores e a sua implantação;
c. Formação/treinamento de utilizadores.
Motivo da Saída: assumir o trabalho de Gerente Geral/Superintendente da Unicred Central SP.
Gerente Comercial
Banco Real S.A., Porto Alegre (Brasil)
mar 1985 - ago 1992
Carreira desenvolvida em diversos setores e cargos na instituição, onde foram adquiridas/incorporadas experiências em todos os departamentos de um banco múltiplo tradicional.
Promovido ao cargo de Procurador (Chefe de Departamento) e, com isso, a transferência para diversas agências (sucursais) na cidade de Porto Alegre (RS), atuando em plataformas de atendimento a pessoas físicas e empresas.
Participei do programa "Manager Training Program", com duração de 1 ano. Após a conclusão, fui designado para trabalhar no corpo gerencial do Banco.
Motivo da Saída: Desligamento sem justa causa.
Formação
Pós-Graduação em Enterprise Information Systems
Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação - NOVA IMS, Lisboa (Portugal)
set 2018 - jul 2019

          
          
Curso de Desenvolvimento de Liderança
Faculdade FIA de Administração e Negócios, São Paulo (Brasil)
nov 2015 - jul 2016

          
          
Pós-Graduação Lato Sensu MBA Banking para Cooperativa de Crédito
Pós-Graduação Lato Sensu MBA Banking para Cooperativa de Crédito
out 2011 - mar 2013

          
          
Especialização em Administração com Ênfase em Controladoria
Faculdade São Luís, São Paulo (Brasil)
jan 2001 - jun 2002

          
          
Bacharel em Ciências Contábeis (Contabilidade e Fiscalidade)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (Brasil)
ago 1985 - jun 1989

          
        
Idiomas
Inglês - Intermediário
Italiano - Intermediário
Francês - Iniciante
Informações Adicionais
Certificação CCP
a.	Certificado de Competências Pedagógicas n. F676023/2019, emitido em 10/01/2019, com a qualificação das competências pedagógicas para exercer as atividades de FORMADOR.
Curriculum relacionados