Diretor de f&b

Car*** ***** (XX anos)
Diretor de F&B em The Independente Collective
Universidade Europeia / Grupo Laureate Universidades Internacionais
Lisboa,
Lisboa
|
Experiência
Diretor de F&B
The Independente Collective
dez 2017 - Atualmente
Como Diretor de Alimentos e Bebidas, o profissional é responsável pelo Planeamento Organizacional (a médio e longo prazo), pela Gestão Operacional, Controle de Custos, Procurement e Gestão de Compras (relacionadas com F&B) de todo o GRUPO THE COLLECTIVE na área de Lisboa: 

•	THE INDEPENDENT COLLECTIVE HOSTEL (90 camas)
•	THE INDEPENDENT COLLECTIVE SUITES (22 suites)
•	THE INDY APARTMENTS (41 apartamentos) 
•	THE DECADENTE (restaurante com capacidade para 114 pessoas) 
•	THE INSOLITO (restaurante e “rooftop” bar com capacidade para 65 pessoas) 
  O Diretor de F&B reporta direto ao Diretor Geral de Operações (DGO- Sul) e tem como principais funções: 
•	Gestão das equipas de sala e cozinha;
•	Supervisão de todas as áreas de restaurante e bar;
•	Realização de supervisão de todas as normas de HACCP;
•	Realização de estimativas de necessidades de staff e adaptar ao serviço;
•	Elaboração dos Menus de Restaurante, Cartas de Vinhos, Carta de Bar e demais promoções que sejam necessárias;
•	Gestão do nível de produtividade;
•	Gestão das encomendas e controle das mesmas; 
•	Assegurar a articulação do departamento com os restantes serviços da unidade; 
•	Seleção e negociação com fornecedores e parceiros comerciais;
•	Assegurar que os preços praticados pelos fornecedores e os produtos enviados estão dentro dos padrões e objetivos estabelecidos pela Administração;
•	Participar na gestão de recursos humanos, nomeadamente no estabelecimento de critérios de recrutamento, de seleção, de avaliação de desempenho, na definição de necessidades de formação e em ações de motivação de pessoal; 
•	Garantir a satisfação dos clientes;
•	Serviço e interação com os clientes para obtenção de feedback;
•	Participação nos processos de avaliação dos colaboradores;
•	Reporte e avaliação das necessidades e resoluções de questões que tenham como foco clientes, serviços, produtos e colaboradores;
Manager in Orientation
Hard Rock Cafe Lisboa
abr 2016 - dez 2017
Esta posição é uma transição entre Supervisor e Manager de Operações. 
As responsabilidades da função vão desde supervisionar todas as compras efetuadas na unidade à realização de Inventários semais e turnos como gerente de operações (sempre acompanhado por um Manager Sênior). As funções englobam também: 
•	Definir e/ou participar, juntamente com a Direção Geral, na definição da missão e dos objetivos financeiros do departamento; 
•	Supervisionar e organizar a operação, assegurando a rentabilidade; 
•	Orientar as atividades de aprovisionamento (compras, armazenagem, conservação e controlo de stocks) de géneros alimentares e de outros produtos de consumo; 
•	Elaborar as previsões de custos e vendas potenciais de produção; 
•	Maximizar a relação qualidade/custos em face dos objetivos e estratégias da unidade e das necessidades dos clientes; 
•	Colaborar na definição da política comercial, de marketing e de publicidade, estabelecendo os preços de venda e a padronização dos produtos em função da estratégia;
•	Participar na gestão de recursos humanos afetos, nomeadamente no estabelecimento de critérios de recrutamento e de seleção; 
•	Analisar as expectativas e as reclamações dos clientes e dá orientações no sentido de responder às mesmas ou propor melhorias. 
Supervisor de Bares
Hard Rock Cafe Lisboa
abr 2015 - abr 2016
•	Responsável por todas as compras efetuadas para os bares; 
•	Responsável pelo controle e gestão do COS (Cost of Sales) dos bares, 
•	Responsável pela realização de Inventários semanais, 
•	Responsável por todas as negociações efetuadoas com Fornecedores locais e extrangeiros para produtos destinados aos bares
•	Suporte e Orientação de uma equipa de 15 colaboradores pertencentes a Equipa dos Bares
•	Assegurar que todo os sistemas de HACCP e Segurança do Trabalho estão a serem cumpridos nas conformidades legais.  
Chefe Supervisor de Compras
Hard Rock Cafe Lisboa
abr 2012 - abr 2015
•	Responsável por todas as compras efetuadas no estabelecimento. 
•	Responsável por, juntamente com o Diretor culinário e o Diretor de Bar, controlar o FOOD COST e o BEV COST nas cozinhas e bares respetivamente; 
•	Responsável pela realização de Inventários semanais;
•	Responsável por todas as negociações efetuadoas com Fornecedores locais e extrangeiros;
•	Suporte e/ou Substituição do Chefe de Cozinha na ausência do mesmo;
•	Suporte e Orientação, juntamente com o Diretor Culinário, de uma equipa de 30 colaboradores pertencentes a Equipa da Cozinha;
•	Assegurar que todo os sistemas de HACCP e Segurança do Trabalho estão a serem cumpridos nas conformidades legais;
Diretor Júnior de Alimentos e Bebidas
Hotel Real Minas 3 Estrelas
nov 2008 - mai 2010
Como Diretor Júnior de Alimentos e Bebidas, era responsável pelo Planeamento Organizacional (a médio e longo prazo), pela Gestão Operacional, Controle de Custos, Procurement e Gestão de Compras (relacionadas com F&B). Era o elo de ligação entre as operações e o financeiro. Como DJAB reportava diretamente o Diretor Sênior de Alimentos e Bebidas: 

•	Definir e/ou participar, juntamente com a direcção hoteleira, na definição da missão e dos objectivos gerais do departamento 
•	Supervisionar e organizar o sector de F&B no Hotel, assegurando a rentabilidade de todos os diferentes outlets, inclusive a área de eventos 
•	Orientar as atividades de aprovisionamento (compras, armazenagem, conservação e controlo de stocks) de géneros alimentares e de outros produtos de consumo. 
•	Elaborar as previsões de custos e vendas potenciais de produção; 
•	Maximizar a relação qualidade/custos em face dos objectivos e estratégias da unidade e das necessidades dos clientes. 
•	Colaborar na definição da política comercial, de marketing e de publicidade, estabelecendo os preços de venda e a padronização dos produtos em função da estratégia, do público-alvo, da época do ano, de eventos especiais, tendo em vista a promoção da imagem do estabelecimento e a fidelização dos clientes. 
•	Participar na gestão de recursos humanos afectos, nomeadamente no estabelecimento de critérios de recrutamento, de selecção, de avaliação de desempenho, na definição de necessidades de formação e em acções de motivação de pessoal. 
•	Assegurar a articulação do departamento com os restantes serviços da unidade. 
•	Analisa as expectativas e as reclamações dos clientes e dá orientações no sentido de responder às mesmas ou propor melhorias. 
Supervisor de Cozinha
Texas Road House Brockton - MA - USA
mai 2005 - ago 2008
Como Supervisor de cozinha, era responsável por gerir a equipa de cozinheiros e preparadores (na ausência do Chefe de Cozinha) e executar as funções de: 
•	Chef Grelhador 
•	Chef de Sauté 
•	Chef Garden Manger
•	Compras e Gestão de Estoques
AKM – Assistente do Chefe de Cozinha
Red Sauce Italian Restaurant 48 Whiting St., Hingham – MA USA
abr 2002 - jun 2005
•	Executar todas as encomendas de produtos alimentícios, 
•	Gerenciar os produtos recebidos e controle de estoque, 
•	Organizar os horários para os colaboradores da cozinha, 
•	Participar e interagir durante todo o processo da cadeia de serviço do produto, desde sua compra e armazenamento até o serviço à mesa do cliente
•	Elaborar e ajudar na criação de novas ementas e fichas técnicas semestralmente
•	Encarregado de todo o processo de recrutamento e formação de colaboradores
•	Assegurar que todo os sistemas de HACCP e Segurança do Trabalho estão a serem cumpridos nas conformidades legais.  
Formação
Licenciatura em Gestão Hoteleira
Universidade Europeia / Grupo Laureate Universidades Internacionais
set 2013 - jun 2016
Licenciatura em Gestão Hoteleira

Contabilidad Geral  /  Contabilidade Analítica  /   Direito da Hotelaria  / Revenue Management  /   Plano de Negocios  /   Gestao de F&B  /   Informatica Avançada  /   Marketing Digital	Média final do Curso   16.5

Major:  Gestão Hoteleira                Minor: MRP (Manufacturing Resource Planning)

Curso finalizado com média 16.5


Cozinheiro de Primeira Classe
Cambridge School of Culinary Arts (Technical College) MA - USA
2005 - 2005

Indique as datas 2005


Competências Adquiridas







Competências Adquiridas no Curso:

   Encomendas, Armazenagem, Preparação e Confeção de produtos alimentares.
   Confeção de Sopas, Molhos e Demi.
   Cortes e Manuseamento de carne bovina, suina, aves, caça e peixes.
  Confeção de Pratos baseados na Cozinha Tradicional Italiana


Idiomas
Portugues - Nativo
Inglês - C2 - Avançado ( escrita, fala e compreensão )
Espanhol - B1 - Independente ( escrita, fala e compreensão )
Informações Adicionais
Competências Organizacionais e de comunicação
Apreciação pelo Trabalho em Equipa
Excelente Abilidade para adaptação em ambientes multiculturais, adquirida através de experiências de trabalhos no exterior (10 anos nos EUA).
Excelentes abilidades comunicacionais adquiridas através de experiências profissionais como MIO, AKM, Supervisor de Compras e Supervisor de Cozinha nos ultimos 16 anos.
Liderança (co-responsavel por uma equipa de 80 colaboradores divididos entre cozinha, bar e sala);
Excelente senso de Organização e Logística;
Vasto conhecimento nas áreas de Segurança e Higiene do Trabalho.
Curriculum relacionados