Administrativo comercial

San*** ***** (XX anos)
Técnico Administrativo-financeiro em TUBOAMBIENTE
Instituto Superior Serviço Social Porto
Vila Nova de Gaia,
Porto
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Experiência
Técnico Administrativo-financeiro
TUBOAMBIENTE
abr 2014 - Atualmente
Apoio à Gestão e ao processo de Internacionalização da empresa.	

Área administrativa e financeira: articulação da relação e negociação de operações com a Banca; gestão de pagamentos a fornecedores e negociação de condições financeiras; gestão de crédito a clientes, cobranças e processos contencioso; gestão, negociação e controlo do seguro de crédito; definição e implementação de metodologias e procedimentos administrativos e de gestão; gestão da carteira de seguros da empresa.
	
Área comercial: apoio na definição de estratégias, acompanhamento de projetos e apresentação de propostas a concurso e de venda final; negociação com clientes e definição de parcerias; avaliação da satisfação de clientes; contacto e negociação com fornecedores estrangeiros; apoio na elaboração da gama de produtos da empresa; apoio na participação em feiras; apoio na definição da estratégia de marketing e organização de ações promocionais.

Departamento Marketing: elaboração de Newsletter mensal; elaboração de Apresentações Institucionais e material de divulgação; organização de eventos (workshops e comemorações institucionais).

Angola/São Tomé e Príncipe/Bolívia: participação na definição do business plan; apoio na elaboração da matriz de cada negócio, com definição de custos e proveitos; controlo dos negócios e gestão dos projetos; comunicação com clientes, nomeadamente apresentação de propostas e gama de produtos, definição e planeamento de prazos entregas; apoio na negociação de condições de compra com fornecedores; apoio na relação com despachantes em Portugal; apoio nos processos de exportação; faturação, pagamentos e recebimentos; controlo orçamental dos projetos.

Reporte hierárquico: Diretor Geral
Técnico Provedoria
Sonae Center Serviços II, SA
ago 2013 - mar 2014
Atendimento e receção das situações/reclamações dirigidas à Provedoria. Encaminhamento e articulação dos processos com os diferentes negócios até à resposta final ao remetente. Elaboração dos reports à Administração dos processos da Provedoria por área de negócio.

Reporte hierárquico: Provedor
Executive Assistant
PM4S, SA
mar 2013 - jul 2013
Participação no projecto OPM3 - Organizational Project Management Maturity Model, do PMI - Project Management Institute: Elaboração de Relatórios de Avaliação e de Planos de Melhoria no âmbito da eficácia / maturidade das empresas em Gestão de Projetos.

Reporte hierárquico: Administrador
Responsável Administrativo e Recursos Humanos
TUBOAMBIENTE
set 2002 - out 2011
Participação na definição dos objetivos da empresa, com intervenção na elaboração dos respetivos planos de ação, acompanhamento e definição de responsabilidades; recolha, registo e análise de indicadores por área de atuação e apoio na identificação de oportunidades de melhoria.
	
Recursos humanos: recrutamento e seleção de profissionais; definição e implementação do plano de acolhimento; definição e implementação do plano de formação; definição de funções; implementação de políticas salariais e planos de incentivos; apoio na avaliação de desempenho e progressão de carreira; avaliação satisfação dos funcionários.
	
Área administrativa e financeira: articulação da relação e negociação de operações com a Banca; gestão de pagamentos a fornecedores e negociação de condições financeiras; gestão de crédito a clientes, cobranças e processos contencioso; gestão, negociação e controlo do seguro de crédito; definição e implementação de metodologias e procedimentos administrativos; gestão da carteira de seguros da empresa; gestão da frota automóvel; gestão da qualidade (empresa em processo de certificação).
	
Área comercial: apoio na definição de estratégias, acompanhamento de projetos e apresentação de propostas a concurso e de venda final; negociação com clientes e definição de parcerias; avaliação da satisfação de clientes; contacto e negociação com fornecedores estrangeiros, nomeadamente pesquisa, negociação e definição de parcerias com fornecedores na Turquia; apoio na elaboração da gama de produtos da empresa; apoio na participação em feiras.

Angola: participação na definição do business plan; apoio na elaboração da matriz de cada negócio, com definição de custos e proveitos; controlo dos negócios com Angola; comunicação com clientes em Angola, nomeadamente apresentação de propostas e gama de produtos, definição e planeamento de prazos entregas; apoio na negociação de condições de compra com fornecedores; apoio na relação com despachantes em Portugal e em Angola; apoio nos processos de exportação; facturação, pagamentos e recebimentos de Angola.

Apoio na definição e implementação de processos administrativos nas restantes empresas do grupo, nomeadamente na Tuboambiente, España, SL (sediada em Madrid e atividade encerrada em 2010), Aquaduta, Lda (empresa prestadora de serviços), Poder do Espaço, Lda (sociedade imobiliária)

Reporte hierárquico: Diretor Geral
Programme Manager
London Business School
mai 2001 - jul 2002
Responsável pela organização de cursos para executivos;
Apoio aos diretores dos cursos e formadores na elaboração dos programas;
Efetuar todos os contactos e comunicações com os participantes antes e durante o curso;
Responsável pela logística dos cursos; 
Organização das atividades sociais e extra curriculares; 
Avaliação dos cursos. 

Reporte hierárquico: Executive Education

Principais projetos: 
Cursos de “Leadership” com os Professores Rob Goffee e Brian Willman para os Quadros de Topo do grupo Roche, lecionados na London Business School-UK, na Alemanha e na Suíça.
Curso de “Leadership” com o Professor Brian Willman para o Banco Holandês Rabobank.
Curso de “Strategy” com os Professores Len Waverman, Keith Freeman e Julian Birkinshaw para a Vodafone.
Técnica de Formação & Desenvolvimento
SONAE SGPS
mar 1997 - abr 2001
Responsável pela organização de cursos para quadros de topo; Participação no levantamento de necessidades de formação; 
Apoio na definição do plano de formação para quadros de topo; Efetuar todos os contactos e comunicações com os participantes antes e durante o curso e/ou conferência; 
Responsável pela logística dos cursos/conferências; 
Organização e definição das atividades sociais e extra curriculares; 
Avaliação dos cursos/conferências e do plano de formação.

Reporte Hierárquico: Responsável Departamento de Formação e Desenvolvimento

Principais Projetos: Cursos ministrados para os Quadros de Topo da Sonae por Professores do Babson College, Harvard, IESE, IMD, INSEAD, London Business School e MIT
Formação
Licenciatura Serviço Social
Instituto Superior Serviço Social Porto
set 1993 - dez 1999

          
        
Idiomas
Inglês - Fluente
Espanhol - Razoável
Francês - Razoável