Gestão de informação e documentação

Ana*** ***** (XX anos)
Técnica de Gestão de Informação e Documentação em Águas do Tejo Atlântico
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Seixal,
Setúbal
|
Experiência
Técnica de Gestão de Informação e Documentação
Águas do Tejo Atlântico
jun 2017 - Atualmente
_ Elaborar e executar os procedimentos de contratação necessários à aquisição de software para a gestão de informação e documentação (licenciamento e suas renovações).
_ Promover as diligências necessárias para o desenvolvimento do sistema de gestão da informação e documentação da empresa, e do software de suporte ao mesmo, de modo ajustado às suas necessidades;
_ Produzir e atualizar o manual de gestão de informação e documentação da empresa;
_ Coordenar a execução das tarefas e ações relacionadas com os procedimentos de registo e distribuição da correspondência (papel e digital);
_ Conceber, desenvolver e implementar o projeto de organização dos fundos históricos herdados pela empresa;
_ Executar os procedimentos de contratação (formação e execução) do contrato de custódia do arquivo físico da empresa;
_ Proceder ao levantamento e mapeamento de fluxos de informação e de processos informacionais, com vista à sua desmaterialização e automatização em software de suporte ao sistema de gestão de informação da empresa;
_ Promover e operacionalizar as diligências, ações e tarefas necessárias à desmaterialização e automatização em software da informação e processos informacionais mapeados;
_ Ministrar formação interna a todos os utilizadores/participantes do sistema, e software de suporte ao sistema, de gestão da informação e documentação da empresa;
_ Consultoria interna ao nível dos procedimentos de arquivo, registo, organização e gestão da informação e documentação produzida e recebida pelas diversas unidades orgânicas. 
Gestão Documental
EPAL – Empresa Portuguesa de Águas Livres, SA Técnica de Gestão de Informação e Documentação
jul 2015 - mai 2017
_ Serviços de receção de correio, sua desmaterialização, registo e distribuição.
Técnica de Gestão de Informação e Documentação
SANEST – Saneamento da Costa do Estoril, SA Técnica de Gestão de Informação e Documentação
jan 2011 - jun 2015
_ Conceber e desenvolver projeto para gestão integrada de arquivo e documentação.
_ Garantir a boa gestão e organização do arquivo físico e digital da empresa.
_ Proceder ao arquivo da documentação interna e externa da empresa, de acordo com os procedimentos instituídos, com vista à organização da informação e à salvaguarda de futuros acessos.
_ Implementar os procedimentos associados à gestão documental.
_ Coordenar e executar as ações necessárias à manutenção dos registos de moradas de fornecedores atualizadas em software. 
Formação
Doutoramento em Ciência da Informação
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
set 2016 - Atualmente
Programa Curricular: Humanidades Digitais; Organização e Gestão do Conhecimento; Serviços e Sistemas de Informação; Comunicação em Ciência.
Projeto de Tese em Curso: “Práticas em Contexto Organizacional: Contributos e Influências no Desenvolvimento de Sistemas de Informação”. Orientadores: Licínio Roque (Faculdade de Engenharia da Universidade de Coimbra) e Carlos Guardado da Silva (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) 
Mestrado em Ciências da Documentação e Informação
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
out 2012 - fev 2015
Programa Curricular: Introdução às Ciências da Documentação e Informação; Direito da Informação; Organização do Conhecimento; Linguagens Documentais; Introdução à Paleografia e Diplomática; Prática Profissional; Arquivística; Gestão de Serviços e Sistemas de Informação Arquivística; Arquivos Eletrónicos; Pesquisa e Utilização de Serviços e Recursos Eletrónicos; Métodos de Investigação em Ciências da Documentação e Informação; Codicologia e História do Livro; Conservação da Documentação e Informação.
Trabalho Final: “O Sistema de Informação da SANEST – Saneamento da Costa do Estoril – estudo de caso”. Orientador: Carlos Guardado da Silva. Arguente: Maria Manuela Azevedo Pinto.
Licenciatura em Língua e Cultura Portuguesa
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

          
        
Idiomas
Inglês - 60%
Informações Adicionais
SEMINÁRIOS, JORNADAS E CONFERÊNCIAS COMO ORADORA
_ III Congresso ISKO: “Perspetivas de Harmonização dos Sistemas de Organização do Conhecimento nas Organizações”, 23 e 24 de Novembro de 2017. Autores: Ana Rita Ferreira, Graça Simões.
_ VII Encontro Ibérico EDICIC: “Informação em Silos – O contributo das Humanidades Digitais para a (des)construção de Silos de Informação na Organização”, de 20 a 22 de Novembro de 2017. Autores: Ana Rita Ferreira, Licínio Roque.