Finanças - gestão de crédito

Jos*** *****
Formador em Citeforma
UALG – Universidade do Algarve
Faro,
Faro
|
Experiência
Formador
Citeforma
out 2017 - fev 2018
CONSULTORIA/FORMAÇÃO - FREELANCER

 Formador no Citeforma na Área Financeira 
Ação de consultoria em Controlo de Gestão na EP Parque Escolar
RESPONSÁVEL DO DEPARTAMENTO DE CONTROLO INTERNO OPERACIONAL
Refriango – Luanda/Angola
jan 2013 - abr 2014
Controlo de Gestão
Análise e avaliação de processos críticos para a organização, definindo e optimizando procedimentos, promovendo a integração entre as actividades logísticas e as áreas da Produção e da Qualidade.

Supervisão da análise de desvios dos componentes, por ordem de fabrico, dos movimentos de vasilhame, paletes, produto reembalado e rejeitado, assim como de todos os movimentos de entrada e saída de stocks.
Coordenação do inventário mensal, promovendo reuniões preparatórias para as áreas envolvidas, supervisionando as contagens físicas e procedendo à análise dos desvios.
Atividades de gestão previsional e acompanhamento dos resultados, materializado através do Controlo Orçamental orientado pelo sistema de informação para a gestão, preparando informação para apoio à tomada de decisão junto da Direção Geral e Responsáveis Operacionais, implementando procedimentos administrativos e sensibilizando os gestores para os processos de controlo, participando na implementação dos mesmos.

Supervisão sobre a eficiência do controlo interno, assegurando a eficiência e eficácia dos processos.

Definição de acções correctivas e follow up.

Realização de reportes e apresentação de resultados.
RESPONSÁVEL DE PLANEAMENTO OPERACIONAL
Refriango indústria de bebidas – Luanda/Angola
abr 2012 - dez 2012
Função:
Análise de indicadores de Produção, Vendas e Logística Comercial.
Análise dos níveis de serviço, identificação de desvios e análise de processos.
Forecasting: Análise de tráfego e dimensionamento.
Planeamento da Produção em articulação com a Área Industrial, Gestão de Stocks e Aprovisionamento.

AUDITOR INTERNO – REPORTE À ADMINISTRAÇÃO
Central de Cervejas e Bebidas, S.A.
mai 1997 - abr 2003
➢ Promover e monitorizar a implementação de programas, projetos e ações destinadas a aproximar os níveis de risco aos limites aceitáveis estabelecidos pela gestão; 
➢ Propor medidas para melhorar a eficiência dos sistemas de controlo interno; 
➢ Auditorias de Qualidade de âmbito mais alargado a Empresas Associadas e Sociedades Distritais que operavam na área da Distribuição dos produtos da SCC, cujo objetivo era garantir os 
procedimentos das normas de qualidade na área logística de acordo com a norma europeia 
EN 30 011-1
GESTOR OPERACIONAL/LOGÍSTICA COMERCIAL
Central de Cervejas e Bebidas, S.A.
mai 1997 - abr 2003
Âmbito/Responsabilidades: 
Coordenador do grupo de trabalho no âmbito do comité de logística.
➢ Previsão da Procura; 
➢ Planeamento Agregado da produção de cerveja e refrigerantes;
➢ Escalonamento da produção;
➢ Planeamento Comercial – Otimização e Gestão da Cadeia de Fornecimento; 
➢ Gestão de stocks de toda a cadeia de materiais da companhia;
➢ Gestão dos armazéns de produto acabado; 
➢ Gestão da frota de distribuição e tráfego, respeitando as necessidades de transporte primário do “Grupo; 
➢ Gestão de Vasilhame.

2000 a 2003 - Project Manager - ECR 
Objectivo: Orientar o raciocínio para uma visão global da SUPPLY CHAIN.
Das matérias primas aos lineares dos pontos de venda, tendo como pressupostos a adesão dos principais parceiros na área do comércio retalhista e criação de grupo de trabalho conjunto incrementando o BUSINESS–T O-BUSINESS nomeadamente os grupos Sonae, Auchan e Pingo Doce num total de mais de 350 lojas. 

Áreas de implementação: Category Management, Products Replenishment, EDI – (Electronic Data Interchange). 


Nomeado representante da Empresa nos comités de logística, ambiente e transportes na Centromarca (Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca). 

Orador convidado pela Centro Marca para apresentação em seminário, do Case Study, "Integração do EDI – (Electronic Data Interchange" na Otimização e Gestão da Cadeia de Fornecimento na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, SA .

2000 a 2003 - Project Manager de resíduos de embalagem e representante nomeado da Empresa junto da Sociedade Ponto Verde. 
DIRETOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO
Discer (Maior empresa distribuição do grupo Central de Cervejas)
jul 1991 - jun 1994
 	Elaboração do Plano de Negócios ou Orçamento anual, assim como a posterior reporting e análise de desvio 
	Planeamento e gestão das disponibilidades financeiras e de tesourariaGestão de Recursos Humanos
	Gestão da Informação. 
	 Definição de procedimentos e políticas internas
	Definição e manutenção do sistema de controlo interno e acompanhamento de auditorias
	 Elaboração das Demonstrações Financeiras incluindo o Balanço, Demostração dos Resultados e do Relatório e Contas Anual
	Responsável pela situação fiscal da empresa. 

T.O.C.da Empresa.

Média Anual do Volume Negócios: ±40 Milhões de € 
Número de Empregados: 185

1992/1993 
Co Project Manager - Projeto de transferência temporária de faturação a nível nacional dos clientes “Chave” e “Especiais” da SCC para a Discer e reestruturação dos Agentes Distribuidores que operavam no canal Horeca a nível nacional. 

AUDITOR FINANCEIRO (Reporte à Comissão de Auditoria)
Central de Cervejas e Bebidas, S.A.
set 1987 - jun 1991
Visitas programadas a Empresas Associadas para avaliação do cumprimento dos controlosdefinidos no Manual de Controlo Interno, nomeadamente: 
Registo e validação de transações, especialização dos exercícios, delegação de competências,restrição de acessos à informação, entre outras.
Gestor de crédito
Frimarc Indústria e Comércio
GESTOR DE CRÉDITO
 	 
Dar execução à política de crédito nomeadamente através de auditorias sistemáticas ao desempenho da força de vendas, escrutinando e controlando os plafonds de crédito atribuídos aos clientes, bem como o cumprimento dos prazos de pagamento definidos. 
Auditar a antiguidade dos saldos por classe de risco e avaliar o investimento em contas a receber e o desempenho nas cobranças através da técnica de DVP e MDV.


Formação
FINANÇAS
UALG – Universidade do Algarve
out 2016 - out 2018
Mestrado em Finanças Empresariais

Tese de Mestrado: Dissertação sobre Avaliação do Risco de Crédito na Indústria Hoteleira e Restauração identificando um modelo empírico de pontuação quantitativa que permita aferir os riscos de incumprimento aplicado ao setor em estudo.		

Alguns trabalhos realizados:
	Análise e Avaliação de Empresas – Vista Alegre
	Corporate Governance – NOS Comunicações
	Métodos Quantitativos – Análise endividamento 16 câmaras municipais do Algarve  com aplicação do SPSS
	 Avaliação da eficiência das Pousadas de Portugal (Utilizando o DEA (Data Envelopment Analysis)
	Finanças Internacionais – Trabalhos sobre Mercado de Câmbios/Gestão de Risco cambial e Decisões de Investimento Internacional.
	Gestão de Risco – Div. Trabalhos sobre Tipologia de riscos e Instrumentos de Gestão de Risco

FINANÇAS
ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão – Lisboa
out 1995 - jul 1996
Frequência do curso de Pós-Graduação em Análise Financeira
GESTÃO
ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa – Lisboa
out 1987 - jul 1994
Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas (Pré Bolonha)
FINANÇAS
DIVERSAS
•	Ações de Formação Profissional na Área Financeira e Auditoria

Auditoria Contabilística e Financeira – Citeforma/OCC 
SNC/IFRS – Citeforma/OCC
Curso de Auditoria Interna -  Coopers & Lybrand
Exame de aptidão para TOC - DGCI
Curso na Coprai/Aip – preparação para exame de aptidão como TOC 
Contabilidade Geral/Analítica – Coprai
Auditoria Financeira – Caiano Pereira consultores associados
OPERAÇÕES/LOGISTICA
VARIAS
	Ações de Formação Profissional na Área da Gestão de Operações

	Auditoria ao sistema da gestão da produção – NPF
	Auditoria Comercial
	Auditoria ao sistema de qualidade ISO 9001
	Técnicas de Auditoria de Qualidade
	Curso de Codificação Comercial-Codipor
	Jornadas nacionais - Codipor
	Embalagem e meio ambiente – MGI
Idiomas
Inglês - Medio
Francês - Médio
Castelhano - Baixo
Informações Adicionais
SAP R3 - Módulos: FI; FSCM; MM; SD e PP
SAGE X3
MSOFFICE
Sistemas de Informação - Centro Marca

	Curso de Formação Pedagógica de Formadores

	Outdoors– SDO – Consultores

Curriculum relacionados