Diretor geral diretor comercial
Gui*** ***** (XX anos)
Owner em Produtos e Territórios & ...e tem dente!, Lisboa, Portugal
INDEG-Business School ISCTE, Lisboa, Portugal
Lisboa,
Lisboa
Este candidato está disposto a se mudar
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Experiência
Owner
Produtos e Territórios & ...e tem dente!, Lisboa, Portugal
jun 2017
-
jun 2021
Loja de produtos regionais portugueses (vinhos, queijos e enchidos, mercearia, artesanato) e confeção de petiscos tradicionais e regionais portugueses. • Definição da estratégia tática e operacional. • Coordenação de toda a equipa e controlo de toda a operação (qualidade e produção) desde a receção de matérias primas até ao serviço ao cliente. • Definição das políticas comerciais e alinhamento estratégico entre a loja e o restaurante. • Procurement e negociação de matérias primas. • Responsabilidade e monitorização da conta de exploração da empresa. • Volume de negócios de 500.000€ em 2 anos liderando uma equipa multicultural.
Diretor Geral
NOSSA ÁGUA – Águas Minerais e de Nascente, Lda, Luanda, Angola
jul 2015
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abr 2017
NOSSA ÁGUA – Águas Minerais e de Nascente, Lda. – Produtor e Distribuidor de Água Mineral de Nascente em Angola. Marcas: Vitaliza Responsável pelo desenvolvimento e gestão de toda a empresa, reportando ao Sócio Gerente: • Conduzir a elaboração e execução dos planos estratégicos e operacionais em todas as áreas da empresa com o objetivo de assegurar o seu desenvolvimento, crescimento e rentabilidade • Definir as políticas e objetivos específicos de cada área coordenando a execução dos respetivos planos de ação, desde a fábrica ao serviço pós-venda, facilitando e integrando o trabalho das equipas com vista a otimizar os esforços para a consecução dos objetivos da empresa • Controlar e monitorizar o funcionamento dos vários departamentos assegurando eficiência, qualidade na produção, sucesso na operação e rentabilidade da distribuição • Responsável pelo P&L da empresa
Diretor Comercial e Marketing
Oxbow, Luanda, Angola
mai 2011
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jun 2015
Distribuidor exclusivo em Angola de marcas de grande consumo (http://www.oxbow.co.ao). Marcas: Président, Elle&Vire, Iglo, Margão, Cigala, Cuetara/Cola Cao, Vileda, Medicare, L´Oréal. • Definição do pricing e da estratégia comercial/marketing (mercado formal e informal). • Budget anual: vendas, custos e investimentos. • Líder de uma equipa de 50 pessoas (Marketing, Vendas e Field). • Procurement e negociação de novas oportunidades de negócio. • Aumento da margem comercial em 2% através de negociações de preços de custo de fornecedores, preços de venda a clientes e contractos gerais de fornecimento. • Aumento da distribuição de 65% para 95% no canal Hiper, resultando num aumento de 35% das vendas.
Diretor Geral
Aguamais Aguamais GL- SA, Lisbon, Portugal
dez 2008
-
abr 2011
Líder de Mercado na produção sandwiches embaladas e soluções food service em Portugal (www.glsa.pt). Marcas: Snock, So Natural e Marcas Próprias. Responsável pela gestão global da organização na sua componente comercial, financeira e humana com report direto à Administração do Grupo G.L., S.A.: • Assegurar a rentabilidade e gestão global das atividades assim como a viabilidade de novos negócios. • Responsável pelo P&L: lucro 13% acima do budget através de negociações assertivas com os principais fornecedores e redução dos custos de fábrica nas áreas de mão-de-obra, manutenção e armazenamento. • Redução em 13% do desperdício com a implementação de modelo de reposição e controlo de stocks. • Desenvolvimento de novos produtos “take-away” (saladas, wraps e hambúrgueres) com aumento de distribuição de mercado. • Coordenação dos meios e recursos afetos à atividade bem como o relacionamento com os stakeholders. • Líder de uma equipa de 30 pessoas. • Líder no processo de instalação de uma unidade fabril.
Channel Manager
GL - SA, Lisbon, Portugal
mai 2007
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nov 2008
Empresa distribuidora e produtora de bens alimentares, líder em categorias e segmentos como as sandes, pães fatiados, refeições refrigeradas e smoothies (www.glsa.pt). Distribuidor Exclusivo em Portugal da EMMI, TRIBALLAT, FLEURY MICHON, ESPANORAC. • Responsabilidade pela definição da estratégia de vendas do canal moderno. • Gestão direta das contas Sonae, Pingo Doce e Dia (80% das vendas da G.L.). • Gestão dos orçamentos de vendas: Custos, investimentos e rentabilidade das contas. • Gestão da força de vendas (motivação; coaching e avaliação). • Definição do pricing de acordo com o conhecimento da estrutura contratual do trade e política de PVP´s/expetativa de margem; negociação dos contratos gerais de fornecimento.
National Account Manager
Kimberly Clark, Lisbon, Portugal
jan 2004
-
abr 2007
Multinacional americana a operar no setor do DPH, líder em vários países nas categorias de papel higiénico, fraldas, guardanapos, lenços e faciais (http://www.kimberly-clark.com). Marcas: Scottex, Kleenex, Huggies, Pull Ups, Drynites. • Gestão direta a nível nacional das contas Sonae, Auchan e Carrefour (peso 75% da faturação). • Gestão dos orçamentos de vendas: Custos, investimentos e rentabilidade das contas. • Negociação de contratos anuais de fornecimento e do plano de investimentos no cliente. • Responsável por projetos ECR com os principais clientes (gestão de espaço/VMI). • Gestão da equipa de vendas do canal: Gestores de área (5). • Report Mensal por cliente (Monthly Letters). • Excelência na performance dos resultados anuais com pontuação máxima na avaliação de desempenho (Multi Rater Feed back - Best 360 evaluation tool).
Customer Marketing Manager
Kimberly Clark, Lisbon, Portugal
out 2002
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dez 2003
• Report direto ao Country Manager com responsabilidades na definição e implementação da estratégia de trade marketing por canal. • Responsável pelas contas de exploração das categorias. • Elaboração dos planos de marca por canal e por cliente e da estratégia de comunicação no ponto de venda. • Desenvolvimento, implementação e avaliação da rentabilidade das promoções. • Análise da perfomance das categorias nos diferentes formatos e canais (AC Nielsen). • Apresentação dos planos estratégicos e táticos da categoria à equipa de vendas e aos clientes. • Conferências semanais com as fábricas para análise de stocks.
Gestor de Categoria de Vinhos
Sonae Distribuição, Lisbon, Portugal
jan 2000
-
set 2002
Retalhista líder em Portugal no canal de hipermercados e supermercados (http://www.continente.pt). • Responsável pelo gestão e orçamento anual da categoria de vinhos. • Negociação com fornecedores do plano de investimentos anual e de contratos gerais de fornecimento. • Gestão de Gama (Marca Fornecedor, Marca Própria, Marca Exclusiva, Primeiro Preço). • Gestão de campanhas promocionais (produto, preço, promoção e distribuição). • Elaboração de planos estratégicos e táticos da categoria. • Formação sobre a categoria de vinhos aos chefes de secção das lojas Continente de Braga à Albufeira.
Supply Chain Manager, Departamento Controlo de Produção
Logoplaste Brasil – São Paulo
set 1998
-
out 1999
Formação
Pos-graduação em Retail Marketing Management
INDEG-Business School ISCTE, Lisboa, Portugal
set 2002
-
jul 2003
Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas
Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais – Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal
set 1992
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jul 1997
Idiomas
Português - Nativo
Inglês - Fluente
Francês - Razoável
Espanhol - Razoável
Informações Adicionais
Descrição do Perfil
Profissional versátil e analítico, com larga experiência em vendas, desenvolvimento de negócio, gestão fabril, expansão de mercados, “procurement”, controlo de qualidade, negociação e gestão de contas. Sucesso comprovado no aumento do volume de vendas e rentabilidade por meio da conceção e implementação de metodologias eficazes, processos eficientes, informações de valor acrescentado e instrumentos de vendas. Adepto da concetualização e liderança da estratégia, visão e foco no crescimento. Direção de várias empresas de grande consumo alimentar. Sólida experiência no desenvolvimento de equipas e supervisão; orientar, liderar e motivar o desempenho de equipas comprometidas em atingir metas coletivas e visão compartilhada. Especialista na análise e negociação de contratos gerais de fornecimento, análises de preços e iniciativas de melhoria de processos de negócios. Histórico demonstrado na identificação e resolução de problemas, revertendo tendências decrescentes de vendas, controlo de custos e desenvolvimento de talentos. Comunicador assertivo com habilidade na criação de parcerias com clientes e fornecedores, potencializando o desenvolvimento dos negócios.
Competências
• Operação de Vendas e Desenvolvimento de Negócio • Colaboração multifuncional • Redução de custos • Desenvolvimento e execução de estratégia de negócios • Gestão de grandes contas • Gestão de P&L • Liderança e desenvolvimento de equipas • Melhoria Contínua de Processos • Otimização de receita •. Atingir e exceder as metas de vendas • Resolução de problemas complexos •Gestão de Pessoas • Negociação e gestão de contratos • “Procurement” de fornecedores • Negociação
Cursos Profissionais
Demonstrações Financeiras, Citeforma, 2021 E - Commerce & E – Business, Citeforma, 2020 E – Marketing, Citeforma, 2020 Team Building, Neozótica Consultores, S.A. Gestão de Categorias, Nova Forum FEUNL Negociação, Nova Forum FEUNL Market Research, AC Nielsen International Management, AICEP Investimentos, Comercio e Turismo de Portugal Microsoft Office, Master Computer
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