Diretor de vendas
Alm*** ***** (XX anos)
Gerente Sênior de Vendas e Engenharia em ZF do Brasil
University of Illinois at Urbana-Champaign
Porto
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Experiência
Gerente Sênior de Vendas e Engenharia
ZF do Brasil
jun 2014
-
jun 2019
Responsável pelas áreas de Vendas, Engenharia de Aplicação e Gestão de Projetos de chassis e embreagens (Brasil e Argentina), gestão do P&L com faturamento anual de € 60 milhões, budget de € 1 milhão, comercialização de 1,1 milhão de conjuntos de embreagens, 6,1 milhões de componentes de chassis e 8 Engenheiros. Consolidação do planejamento estratégico anual com previsão de 5 anos e submissão para aprovação pela Divisão na Alemanha, base do plano operacional anual com vendas no mercado local de € 52 milhões e exportação de € 8 milhões para Argentina, Alemanha, EUA e México. Responsável pela rentabilidade dos negócios na região, influenciando as estruturas Corporativas na prospecção de novos clientes e mercados, principalmente em aftermarket. Atuação direta técnica e comercial sobre os clientes Tier1, Jtekt e Neexter, assegurando faturamento anual € 9,1 milhões e 1,8 milhão tirantes de direção e o cumprimento das políticas de compliance. Elaboração e Aprovação do business case de Vendas para as ofertas comerciais, segundo critérios da Unidade de Negócios (BU), no intuito de orientar as negociações técnicas e comerciais com os clientes. Coordenação da política e gestão de preços de 28 clientes OEM, monitorando KPI’s, indicadores de variação de preços (SPV) mitigando os efeitos negativos da inflação e variação cambial sobre os custos e os resultados, alcançando o equilíbrio do nível econômico dos produtos na vida em série. Gerenciamento da carteira de clientes com 180 contratos comerciais, refletindo as condições comerciais dos negócios no que tange preço, prazo, modal logístico (incoterms) e nível econômico. Responsável pelo atendimento aos clientes OEM para definição do design e validação de novos produtos, segundo padrões globais ZF Lëmforder, através da transferência de tecnologia dos centros de excelência na Alemanha, Turquia e EUA, com efeito de pagamento de royalties. Implantação dentro do prazo e custo de 2 projetos globais de componentes de chassis para GM e Toyota num total de € 315 milhões em 7 anos. Gerenciamento de projetos de aplicações com a equipe multifuncional global, através dos centros de excelências para design, simulação e testes de validação. Principais Resultados € 1,2 milhão anual de aumento de faturamento com montadora; 10% aumento de market share e 5% rentabilidade com montadora; 30% crescimento de vendas com melhoria de portfólio de produtos para aftermarket; € 1,5 milhão anual de aumento no faturamento com ajustes de nível econômico; € 200 mil anual de redução de custos com mudanças de design e material.
Gerente de Vendas e Programas
Kongsberg Automotive
jan 2010
-
jun 2014
Responsável pelas áreas de Vendas e Gestão de Projetos de Driveline e Fluidos (LATAM), gestão do P&L com faturamento anual de € 8 milhões, budget de € 200 mil, comercialização de 300 mil comandos de cambio, 1,8 milhão de terminas e 2 Engenheiros. Estruturação do planejamento estratégico anual da região com previsão de 5 anos, alinhando a experiência de mercado local e as oportunidades de negócios com os times globais de clientes, para aprovação pela Divisão na Europa. Administração do faturamento anual de € 8 milhões para clientes VW, PSA e Sila, sendo 44% para o mercado local e 56% para exportação para Argentina, com ações de localização de fornecedores, transferência de tecnologia, reduções de custos de material e solução de problemas. Responsável pela transferência de tecnologia de fabricação do comando de cambio da VW Amarok, da Alemanha para a planta de Jundiai e implantação em tempo record de 6 meses, sem incrementos nos custos planejados. Prospecção de negócios (hunter) com FCA, Renault, Agrale, Volvo, Scania, Iveco, Cummins, consolidando o crescimento rentável na região, com análise de requisitos para localização de produtos, atingindo metas estratégicas resultando em negócios com Renault e Agrale. Principais Resultados € 17 milhões anual de aumento de faturamento com montadora no Brasil, Argentina e Chile; 8% aumento de market share e 12% rentabilidade com montadora; € 1,3 milhão anual de aumento de faturamento com ajuste de nível econômico; Zero % de frete aéreo, gerando economia anual de € 100 mil; € 110 mil anual de saving com a implantacão de regime de drawback nos componentes importados; € 400 mil anual de redução de custo com mudança de tipo de material.
Gerente de Desenvolvimento de Produtos
Mahle
set 1994
-
jan 2010
Responsável pelo planejamento e gestão da Engenharia de Produto (Brasil e Argentina), desenvolvendo produtos nas linhas de anéis de pistão, bronzinas, camisas, pinos, eixo comando e bielas, administrando orçamento anual de € 3 milhões e 26 Engenheiros e 3 Supervisores. Planejamento estratégico da Engenharia do Produto, com a visão global de anéis de pistão e suporte regional aos outros componentes, estabelecendo metas anuais de redução de custos, aumento de desempenho e contínuo aprimoramento de pessoas. Responsável direto pela formação de um time de alto desempenho com conhecimento técnico específico do produto, capacitação em ferramentas CAD, simulação e cálculo, provendo intercambio internacional de recursos aumentando a produtividade dos processos, motivação, team building e no desenvolvimento de pessoas. Unificação e otimização do portfólio de produtos com a integração da Engenharia de Produto da antiga Dana, contemplando a transferência de 40.000 desenhos ativos, padronização de normas, especificações e ferramentas de cálculos, com os Centros Tecnológicos nos EUA e Inglaterra. Implantação da infra-estrutura de Engenharia de Produto no Centro de Pesquisa do Brasil nas áreas de design do produto, normas e análise de desempenho de componentes testados, posteriormente tomada como modelo para os Centros de Pesquisa da Alemanha, EUA e China. Transferência de tecnologias de anéis de pistão em aço inox nitretado a gás recobertos com polímeros de alta resistência, de parceiros da Europa, USA e Ásia (Hitachi Metals, Nitrex e Dow Corning), gerando oportunidades de negócios aos produtos Mahle com Ferrari, Porsche, Ducatti. Principais Resultados € 50 milhões anual de vendas aftermarket com produtos normalizados ABNT (ISO Internacional); 3% de market share na China com suporte Engenharia de Produto do Centro Tecnológico da China; € 4,5 milhões anual de ganhos por sinergia da estrutura de Engenharia de Produto no grupo Mahle; 10% de aumento de market share com certificação ISO/TS e ISO 14000 de Gestão de Qualidade; € 2 milhões anual de recuperação de incentivos fiscais, Lei do Bem por atividades de desenvolvimento.
Formação
Marketing Digital
University of Illinois at Urbana-Champaign
jul 2019
-
jan 2020
MBA Gestão Conhecimento, Inovação e Tecnologia
Fundação Instituto de Administração
fev 2011
-
mar 2013
MBA Gestão Engenharia de Produtos
Universidade de São Paulo
fev 2001
-
dez 2002
Engenharia Metalúrgica
Universidade de Mogi das Cruzes
mar 1987
-
dez 1992
Idiomas
Português - Nativo
Inglês - Fluente
Informações Adicionais
Cursos
• Gestão de Mudança Organizacional – Heinz Groten (Consulting) • Interdal VI - Programas internacionais de treinamento gerencial • Advanced Topics in Business Strategy – University of La Verne USA • 4 Roles of Leaderships – FlankinCovey • 7 Habits of highly efficient people – FranklinCovey • Basic Course of Patent – ANPEI • Nitriding Technology (Theory & Practice) / Institute of Precision Mechanics – Poland • Estilos de Negociação – Marcondes • Elemento Humano – Marcondes • Thermal Spray Technology – ASM / American Society for Metals – USA • Análise de Problemas e Tomada de Decisão – TSG Consulting • Thermal Spray Technology – ASM / American Society for Metals – USA • Sustainable Development and Advanced Materials – CETEM/RJ • I Foundry Conference at Mahle GmbH – Germany • CIATF Technical Forum – GIFA 1999 in Germany • Failure Analysis in Mechanical Components – AEA
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