Director geral / estratégia e controlo / financeiro /marketing / projectos

Joã*** ***** (XX anos)
Director de Unidade e Projecto em Grupo HPA
Universidade Católica Portuguesa
Portimão,
Faro
|
Experiência
Director de Unidade e Projecto
Grupo HPA
jun 2016 - mar 2018
Inserido numa reduzida equipa de directores, tenho sido responsável pela estruturação económica e financeira e negociação de parcerias e desenvolvimento de novos projectos e aquisição de negócios de expansão dentro da área da saúde e fora dela, em actividades complementares associadas.

Principais Realizações
Estruturei económica e financeiramente o projecto de uma unidade pioneira de saúde e bem-estar com uma proposta única no mercado nacional com forte pendor de exportação e dirigida aos mercados internacionais; negociação de parceria com contraparte especializada para a sua concretização que se encontra em curso; elaboração do dossier para apoio de fundos comunitários ao abrigo do Portugal 2020 e para as instituições financeiras; envolvimento com as autoridades nacionais, regionais e municipais;
Avaliei e negociei a aquisição de empresa líder regional de segurança e saúde no trabalho para integração na oferta global do Grupo HPA Saúde, dirigida ao mercado B2B.
Negociei a parceria com grupo financeiro nacional para o desenvolvimento do seu produto de plano de saúde, estabelecendo-se o Grupo HPA Saúde como prestador de referência nas suas áreas de oferta e geográficas.
Administrador e Director Geral
Sagies e José de Mello Saúde
Estando presente desde o embrião da JMS, inserido numa reduzida equipa de 3 elementos séniores, fui responsável pelos primeiros passos em matérias específicas de estruturação e implementação de uma holding, passando posteriormente à efectiva gestão e desenvolvimento de negócios e projectos.   

Principais Realizações

ADMINISTRADOR-DELEGADO (SAGIES – SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO, SA)	2004 - 2015

Assumi a gestão da Sagies, reportando directamente à Comissão Executiva da holding JMS, com a missão de reestruturar estratégica e organizacionalmente a Empresa para a criação das bases de sustentação e crescimento, acumulando funções em projectos relevantes na JMS; a Sagies é uma das empresas de referência nacional na área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), uma actividade B2B, considerada Grande e Média Empresa à escala do seu sector. Actua a nível nacional para empresas de média e grande dimensão, incluindo actividades de risco elevado, com uma rede de convencionada de clínicas e laboratórios e cobertura através de corpo clínico de médicos e enfermeiros.

Principais resultados:
•	reorganização da empresa criando flexibilidade e eficiência com redução e alteração de funções e níveis de gestão, externalização de funções, alteração/inovação nos processos e procedimentos e redução de 25% de colaboradores,
•	crescimento de base orgânica que atingiu a média anual de 8,6% anuais durante 8 anos, antes do impacto da crise económica,
•	remuneração dos capitais accionistas que até 2015 representou 2 vezes o capital investido,
•	reconhecimento da qualidade do serviço prestado através de diversos prémios e certificações: Top5 Mind Leaders (pela CIP, nas duas edições deste prémio), Prémio Melhores Fornecedores de RH (pela APG), Acreditação AFRICA (para o amianto, pela IOM/OMS), Certificação em Qualidade, Ambiente e Segurança desde 2007 (pela SGS), Acreditação com Entidade Formadora (pela DGERT).
•	desenvolvimento tecnológico para uma nova dimensão de prestação do serviço de SST, recorrendo à desmaterialização/virtualização dos processos, com claro benefício para o Cliente e para a racionalização dos procedimentos, através de 	aumento de conectividade e interactividade dos Clientes,  Colaboradores e Parceiros e o acesso a informação e ferramentas de trabalho, com aumento e melhoria da resposta na entrega do serviço e alteração da forma de entrega, do controlo e redução/eliminação dos erros e riscos;  com este desenvolvimento, que é permanente, adquiriu-se flexibilidade operacional e logística e uma capacidade de estar quase em qualquer geografia, a qualquer hora, com valor acrescentado.
•	reforço de competências internas e estabelecimento de parcerias externas operacionais e comerciais.


DIRECTOR:  COORDENAÇÃO OPERACIONAL DE CONCURSOS PPP (JMS)	2009 - 2010

Coordenei a rectaguarda, com responsabilidade na consistência do business plan e garantia de agregação das peças concursais constituintes  do dossier de proposta, da equipa de concurso da JMS nas Parcerias Publico-Privado na área da saúde para as concessões dos Hospitais de Loures e de Vila Franca de Xira, tendo sido conquistada esta última concessão.


DIRECTOR:  COORDENAÇÃO DE PROJECTO TRANSVERSAL (JMS)	2008 - 2009

Coordenei a componente operacional do projecto Saudecuf 2010 (de 9 meses), transversal para a rede de unidades Saudecuf, com objectivo de melhoria do seu desempenho operacional, liderando seis equipas temáticas nas áreas da Gestão de Clientes, Qualidade do Serviço, Referenciação Interna e Externa, Gestão de Custos e Rentabilidade e Gestão de Mix de Pagadores; desenvolvi as ferramentas de gestão do projecto bem como de trabalho e de apresentação dos resultados finais, concluído em manuais de implementação das iniciativas.


DIRECTOR:  GESTÃO OPERACIONAL DE PARCERIA ECONÓMICA (JMS)	2003 - 2008

Conduzi a gestão operacional/administrativa dos negócios da JMS no Brasil, tendo igualmente a função de Conselheiro, dentro da parceria IHS (Icatu Health Services) estabelecida com o grupo Brasileiro Icatu e com o Banco Mundial (via IFC - International Finance Corporation) e defini e recomendei e executei a estratégia de phase-out do projecto, conseguindo a minimização de danos e o repatriamento de capitais 25% acima dos objectivos.


DIRECTOR-ADJUNTO:  ESTRATÉGIA, ORÇAMENTAÇÃO, CONTROLO E INVESTIMENTOS (JMS)	1997 - 2003

Estruturei e executei, nos primeiros anos de actividade da JMS, os processos de criação das bases de planeamento e controlo da actividade da holding, incluindo a gestão corrente (contabilidade, financiamento, recursos humanos, centro de informação, negociação de subcontratos, entre outros) e das suas unidades de negócio, bem como executei a comunicação institucional, nomeadamente, relatório e contas anuais, apresentações, brochuras institucionais e press-releases; ainda neste período fui responsável pela análise e avaliação das oportunidades de aquisições de unidades de negócio de saúde de terceiros bem como no desenvolvimento de novos negócios.
Formação
Programa Avançado para Executivos de Gestão em Saúde
Universidade Católica Portuguesa
set 1997 - jun 1998

          
          
Diversas
Diversas
jan 1990 - dez 2013
•	“Desenvolver a Inteligência  Emocional” – IFE/2013
•	“Mudança para a Qualidade” - Best Salus/2006
•	 “Knowledge Management International Congress” – Londres/1998
•	“Banking Conference” – MCE/Barcelona/96
•	“Sustainable Performance Improvement” – INSEAD/ Fontainebleau/1994
•	“Moeda, Bancos e Gestão Bancária” – MBA da Universidade Nova de Lisboa/1994
•	“Strategic Thinking and Management for Competitive Advantage” – Wharton School/University of Pennsilvania/Philadelphia/1993
•	“Fusões e Aquisições” – CIFAG/1990
•	“Análise de Investimentos” – Instituto de Formação Bancária/1990
•	“Finanças de Empresa” – MBA da Universidade Nova de Lisboa/1990
•	“Risk Management in Banking” – INSEAD/Fontainebleau/1990
•	“Credit Analisys and Financial Reporting” – J.L.Kellog/Northwestern University/Chicago/1990
•	“Consolidação de Contas” – Price Waterhouse/1990
Gestão de Empresas
Universidade Lusíada
set 1983 - jul 1988

          
        
Idiomas
Português - Língua Nativa
Francês - Intermédio
Inglês - Intermédio
Informações Adicionais
Participação e congressos e foruns
•	Horizonte 2020 - Oportunidades de investimento na Saúde para 2018-2020, 2017
•	Portugal 2020 – Sistemas de Incentivos, 2017
•	IDC Directions, 2016, Estoril
•	Seminário da Campanha Europeia “Gestão do Stresse e dos riscos psicossociais”, 2015, Lisboa, ACT
•	IDC Directions, 2015, Estoril
•	Conferência "Estratégia Nacional para a SST 2015-2020", 2015, Ordem dos Engenheiros, Lisboa
•	Fórum de Serviços "Transportes e Logística: Factores de Ccompetitividade e de Criação de Valor para a Economia Portuguesa", 2015, CCP, Lisboa 
•	H2020, 2015, Lispolis
•	IDC Mobility Forum “A Mobilidade como Motor da Transformação Digital”, 2015
•	Conferência Human Resources Portugal "Game Changer", 2015, Lisboa 
•	Seminário “Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) na Competitividade das Empresas: exemplos e propostas de trabalho”, 2015, Almada, Universidade Nova de Lisboa
•	BPM Conference Portugal “Inspiring leaders to manage change”, 2015, Lisboa 
•	Microsoft & IDC Executive Event “The New Way to Work”, 2015. Lisboa
•	Conferência Human Resources ”Employer Branding”, 2014, Lisboa
•	11ª Conferência Anual itSMF Portugal "O Contributo das TIC como Motor de Inovação e Competitividade na Retoma da Economia", 2014, Lisboa
•	IDC Directions 2014, Estoril
•	1º Encontro dos Profissionais de SST, Lisboa, Mediaview, 2014 (convidado de painel)
•	VI Encontro Ibérico “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis”, 2014, Lisboa, Mapfre/ACT
•	IDC “Cloud Leadership Forum”, 2013, Lisboa
•	EMC Forum 2013 “Lead Your Transformation”, Lisboa
•	IDC “Papel das TIC na Competitividade das PME”  2012, Estoril
•	IDC “Business Continuity”, 2011, Lisboa
•	Conferência “Avistar Novos Rumos, Internacionalização das Empresas”, 2011, Lisboa, Lispolis 
•	EMC Fórum “Cloud meets Big Data”, 2011, Lisboa
•	IDC “IT Outsourcing”, 2011, Estoril 
•	AIP Innovation, 2008, Lisboa
•	II Jornadas Ibéricas de Saúde, 2008, Málaga
•	Fórum Capital Humano, 2008, Lisboa