Quem comemora o dia da terceira idade?

Quem comemora o dia da terceira idade?

Em Portugal, o Dia da Terceira Idade é comemorado todos os anos no dia 1 de outubro. Nesta data, pretende-se homenagear os idosos e conscializá-los da sua importância para a sociedade. Muitas organizações e entidades públicas promovem eventos e atividades para celebrar este dia.

Os principais objetivos do Dia da Terceira Idade são sensibilizar a população para os problemas dos idosos, promover o seu bem-estar e integração social e dignificar a sua vida. Por isso, além de festas e convívios, são organizados debates sobre a importância do envelhecimento ativo e saudável, feiras de saúde e de serviços, espetáculos de música e teatro, atividades desportivas adaptadas e até viagens culturais.

As instituições que trabalham com idosos, sejam lares, centros de dia, clubes seniores ou associações, são também chamadas a celebrar esta data. Para além disso, muitas famílias aproveitam para visitar os seus idosos e dedicar-lhes um tempo especial.

É importante lembrar que a população idosa em Portugal tem vindo a aumentar significativamente e, por isso, é necessário apostar em políticas públicas que garantam o seu bem-estar e a sua qualidade de vida. O Dia da Terceira Idade é um momento de reflexão e ação neste sentido.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?