Quanto tempo posso ter o Cartão de Cidadão caducado?

Quanto tempo posso ter o Cartão de Cidadão caducado?

O Cartão de Cidadão é um documento de identificação que é obrigatório para todos os cidadãos portugueses com mais de 6 anos de idade. Este cartão contém informações sobre a identidade do cidadão, como nome, data de nascimento, número de identificação fiscal, entre outras.

É importante manter o Cartão de Cidadão atualizado, pois é necessário apresentá-lo em diversas situações do dia a dia, tais como abrir uma conta bancária ou votar nas eleições. No entanto, é comum que este documento acabe expirando e, neste caso, o cidadão fica com dúvidas sobre a sua validade.

De acordo com a legislação portuguesa, o Cartão de Cidadão possui uma validade de 10 anos. Após este período, é preciso renovar o documento. Caso o cidadão não renove o documento dentro do prazo estipulado, o Cartão de Cidadão se torna caducado.

Quando o Cartão de Cidadão se encontra na condição de caducado, não é mais possível usá-lo como documento de identificação. O cidadão deverá, portanto, proceder à sua renovação o mais rápido possível. É importante salientar que não há um período máximo para ficar com o cartão caducado, mas é altamente recomendado que se faça a renovação assim que se perceba que o documento expirou.

Para renovar o Cartão de Cidadão, basta deslocar-se a um dos locais de atendimento da Entidade Emissora (Loja do Cidadão, Espaço do Cidadão ou Serviço de Atendimento Municipal), sendo necessário apresentar alguns documentos, tais como o Cartão de Cidadão caducado, o passaporte (caso o cidadão possua) e um comprovativo de morada.

Em resumo, é fundamental manter o Cartão de Cidadão atualizado para não ter problemas de identificação. Caso o documento esteja caducado, recomendamos que o cidadão renove o mais breve possível, mesmo que não haja um limite de tempo máximo para tal.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?