Qual o concelho de Fornos de Algodres?

Qual o concelho de Fornos de Algodres?

Fornos de Algodres é um concelho português da região da Guarda, inserido na Beira Interior Norte. Com uma área de 131,09 km² e uma população de cerca de 4.500 habitantes, é constituído por 12 freguesias, nomeadamente Algodres, Casal Vasco, Figueiró da Granja, Fornos de Algodres, Fuinhas, Infias, Juncais, Maceira, Matança, Muxagata, Sobral Pichorro e Vila Chã.

A economia deste concelho é sobretudo baseada na agricultura e na indústria de têxteis. A serra da Estrela é uma grande influência no clima, que é temperado com verões quentes e secos e invernos frios.

Na vila de Fornos de Algodres, os visitantes podem desfrutar de algumas atrações turísticas, como o castelo de Fornos de Algodres, a igreja matriz (Sé Catedral), a capela de Santa Luzia ou o Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

A gastronomia também é um ponto forte, com pratos típicos que incluem o cabrito assado, a chanfana, o arroz de miúdos ou os enchidos da região.

Globalmente, o concelho de Fornos de Algodres apresenta um carácter rural, sendo um ótimo destino para quem procura tranquilidade e contacto com a natureza.

Quantas freguesias tem Fornos de Algodres?

Fornos de Algodres é um concelho situado na região da Beira Interior Norte, no distrito da Guarda, em Portugal. A localidade tem uma área total de 131,8 km² e uma população de cerca de 4 700 habitantes, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

O concelho de Fornos de Algodres é composto por 14 freguesias, que são unidades administrativas responsáveis pela gestão local. Algumas das freguesias incluem Cortiçô da Serra, Figueiró da Granja e Infias.

As freguesias de Fornos de Algodres têm uma rica história e cultura que remonta à Era Romana e Medieval, e que ainda é evidente na arquitetura, monumentos e festividades locais. Além disso, a beleza natural da região, com montanhas, vales, rios e florestas, faz das freguesias um destino ideal para atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e pesca.

Se está a planear uma visita a Fornos de Algodres, não deixe de explorar as diferentes freguesias do concelho. Cada uma tem características únicas e atrações imperdíveis que farão da sua estadia uma experiência inesquecível.

Qual a altitude de Fornos de Algodres?

Fornos de Algodres é uma vila portuguesa do distrito da Guarda, situada na região Centro de Portugal. A sua altitude média é de 614 metros acima do nível do mar, sendo considerada uma das localidades mais elevadas da região.

A vila fica localizada na encosta da Serra da Estrela, a cerca de 35 quilómetros da cidade da Guarda e a 20 quilómetros de Celorico da Beira. Apesar de estar numa zona montanhosa, Fornos de Algodres é atravessada pelos rios Mondego e Dão.

A sua paisagem é dominada por montanhas e vales, sendo a Serra da Estrela uma atração turística muito procurada pelos visitantes que lá se deslocam em busca de desportos de inverno e atividades de natureza. A altitude de Fornos de Algodres faz com que a temperatura seja geralmente mais baixa do que nas zonas litorais do país, o que lhe confere um clima mais fresco e seco.

O concelho de Fornos de Algodres tem cerca de 4.000 habitantes e é composto por 17 freguesias. A agricultura e a pecuária são as principais atividades económicas da região, destacando-se a produção de azeite, vinho e queijo.

Fornos de Algodres é uma vila cheia de encantos e recantos, onde a paisagem natural é o cartão de visita principal. E com uma altitude de 614 metros, a vista panorâmica que se pode ver do topo da Serra da Estrela é simplesmente deslumbrante.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?