Qual a missão do Centro Nacional de Cibersegurança?

Qual a missão do Centro Nacional de Cibersegurança?

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) é uma entidade pública portuguesa responsável por coordenar, planear e executar atividades e ações relacionadas com a cibersegurança em Portugal. A sua missão principal é a de proteger Portugal de ameaças cibernéticas, através da colaboração entre o governo, empresas e cidadãos.

Para atingir este objetivo, o CNCS possui diversas responsabilidades, tarefas e funções importantes, tais como:

  • Coordenação - O CNCS é responsável por coordenar as diversas entidades e setores envolvidos na cibersegurança em Portugal, tais como o setor público, empresas privadas, academia e comunidade científica.
  • Gestão de crises - Em caso de incidente cibernético grave, o CNCS coordena a resposta a nível nacional e internacional, comunicando e partilhando informações com as entidades relevantes.
  • Prevenção - O CNCS desenvolve campanhas de sensibilização e formação para empresas e cidadãos, com o objetivo de prevenir ataques cibernéticos.
  • Monitorização - O CNCS monitoriza constantemente as infraestruturas críticas de Portugal, tais como redes elétricas, transporte e comunicações, com o objetivo de detetar e prevenir ameças cibernéticas.

O CNCS está também envolvido em projetos a nível europeu e internacional, com o objetivo de melhorar a cibersegurança a nível global. Entre estes projetos encontram-se a partilha de informações, o desenvolvimento de normas e boas práticas e a cooperação no combate a ameaças cibernéticas.

Em resumo, a missão do Centro Nacional de Cibersegurança é a de garantir a segurança e proteção de Portugal face às ameaças cibernéticas, através da coordenação, prevenção, monitorização e gestão de crises, em colaboração com as várias entidades e sectores envolvidos.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?