Qual a diferença de montante e jusante?

Qual a diferença de montante e jusante?

Montante e jusante são termos usados em hidrografia para identificar a posição em que se encontra um rio, canal ou corrente de água. A diferença entre ambos está relacionada com o fluxo da água e sua localização.

O montante é a zona mais alta de um rio ou corrente de água, ou seja, é o ponto onde o fluxo de água começa. É considerado o ponto de partida para medir a sua extensão e é importante na identificação de nascentes ou mananciais. A água flui para jusante a partir do montante.

Já o jusante é a zona mais baixa de um rio ou corrente de água, ou seja, é o ponto mais distante de sua fonte. É o local onde o rio deságua no mar, em um lago ou outro curso de água. É o ponto de chegada da água que fluiu desde o montante.

Em resumo, o montante é o ponto de origem da água enquanto o jusante é o final do seu percurso. Conhecer a diferença entre montante e jusante é importante para garantir a identificação correta de um rio ou corrente de água e ajudar na gestão adequada de seus recursos, especialmente no que se refere à poluição ou controle de enchentes.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?