Quais são os tipos de doenças profissionais?

Quais são os tipos de doenças profissionais?

As doenças profissionais são aquelas adquiridas em decorrência do trabalho realizado pelos profissionais. Existem muitas formas de classificar essas doenças, mas um método bastante utilizado é dividi-las em três grupos: doenças ocupacionais, doenças relacionadas ao trabalho e doenças profissionais propriamente ditas.

As doenças ocupacionais são aquelas que estão diretamente relacionadas ao ambiente em que o trabalhador está inserido. Um exemplo é a pneumoconiose, causada pela inalação constante de poeiras minerais presentes em locais como minas, pedreiras e fundições.

Já as doenças relacionadas ao trabalho não estão necessariamente ligadas ao ambiente de trabalho, mas sim às atividades que o profissional desempenha. Lesões por esforço repetitivo (LER) são um exemplo, uma vez que podem afetar trabalhadores de diversos setores, como digitadores e músicos.

Por fim, temos as doenças profissionais propriamente ditas, que são aquelas que estão diretamente relacionadas às funções exercidas pelo trabalhador. Um exemplo é a perda auditiva causada pelo contato constante com ruído alto em locais como fábricas e construções.

É importante lembrar que um mesmo profissional pode desenvolver mais de uma doença profissional ao longo de sua carreira, e a prevenção é a melhor forma de evitar essas complicações. O uso de equipamentos de segurança adequados e a adoção de práticas saudáveis no ambiente de trabalho podem fazer toda a diferença na saúde do trabalhador.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?