Quais são os tipos de cobertura?

Quais são os tipos de cobertura?

Quando se fala em construção, a escolha da cobertura é um dos elementos mais importantes do projeto. A cobertura além de proteger o imóvel das intempéries climáticas, é fundamental para o isolamento térmico e acústico da construção. Existem diversos tipos de cobertura, cada um com suas especificidades e vantagens.

Telhado

O telhado é o tipo de cobertura mais tradicional nas construções, é composto por duas águas que se encontram no topo e deve ter uma inclinação mínima para permitir o escoamento da água das chuvas. O telhado pode ser feito de diversas materiais como cerâmica, cimento, metal, entre outros.

Terraço

O terraço é uma cobertura muito utilizada em áreas urbanas e é caracterizado pela ausência de inclinação. O acabamento pode ser feito com diversos tipos de materiais, tais como cerâmica, concreto, pedra, madeira, entre outros. Alguns terraços são utilizados como área de lazer, com piscina, churrasqueira, entre outros.

Marquise

A marquise é uma cobertura que se estende da fachada do prédio, com o objetivo de cobrir e proteger a entrada de pessoas e veículos. O acabamento da marquise pode ser feito com diversos materiais, tais como vidro, policarbonato, concreto, entre outros.

Cobertura verde

A cobertura verde é uma cobertura ecológica que consiste na utilização de plantas e gramíneas sobre a superfície do telhado. A cobertura verde além de proporcionar isolamento térmico e acústico, é capaz de absorver a água das chuvas, melhorar a qualidade do ar e diminuir a temperatura interna da construção.

Shed

O shed é uma cobertura que consiste em uma série de telhas que formam uma marquise com várias aberturas em forma de janela no topo. O objetivo da abertura no telhado é permitir a passagem de iluminação natural, criando um ambiente mais agradável e econômico.

Policarbonato

O policarbonato é um material transparente e resistente que pode ser utilizado como cobertura. O material é muito utilizado em áreas de piscina, áreas de lazer e estacionamentos, já que é resistente a impactos e apresenta alta transmissão de luz.

Conclusão

A escolha da cobertura é fundamental para a construção de um imóvel, pois além de proteger contra as intempéries climáticas, a cobertura é fundamental para o isolamento térmico e acústico da construção. Os tipos de cobertura são variados, e devem ser escolhidos de acordo com as necessidades da construção e preferências dos proprietários.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?