Quais são as competências mais valorizadas pelas empresas?

Quais são as competências mais valorizadas pelas empresas?

Hoje em dia, com o grande número de candidatos a um emprego e a elevada concorrência que existe no mercado de trabalho, é cada vez mais difícil conseguir um emprego. Por este motivo, é importante que os candidatos a emprego se destaquem da concorrência e mostrem que têm as competências e o perfil que as empresas procuram num candidato. Aqui estão algumas das competências mais valorizadas atualmente pelas empresas.

Uma das competências mais importantes valorizadas nas empresas é a capacidade de adaptação. Os candidatos devem ser flexíveis e capazes de se adaptarem às mudanças e novas situações de forma rápida e eficiente. Outra competência importante é a capacidade de tomar decisões. As empresas procuram candidatos capazes de tomar decisões de forma rápida e eficazmente, em situações stressantes e com pouca informação… Do mesmo modo, as empresas procuram candidatos proativos e com iniciativa, ou seja, capazes de identificar e resolver problemas eficientemente.

Outras competências valorizadas pelas empresas são a capacidade de trabalhar em equipa, a capacidade de comunicar e a capacidade de liderar. As empresas procuram candidatos capazes de trabalhar eficazmente em equipa, que sejam bons comunicadores e que possam liderar outros. Do mesmo modo, as empresas procuram candidatos resistentes e perseverantes, ou seja, capazes de enfrentar e ultrapassar obstáculos eficientemente... Finalmente, as empresas procuram candidatos criativos e inovadores, ou seja, capazes de gerar novas ideias e soluções de forma eficiente.

Quais são as soft skills que as empresas procuram?

No mundo de trabalho atual, as competências transversais são cada vez mais importantes para as empresas. Estas competências referem-se a competências interpessoais, de comunicação e de liderança que podem ser difíceis de medir. No entanto, as empresas estão cada vez mais a procurar candidatos que possuam estas competências no seu conjunto. Aqui estão algumas das competências transversais mais procuradas pelas empresas:

  • Competências de Comunicação - Os empregadores procuram candidatos que sejam capazes de comunicar eficazmente . Isto significa que eles devem ser capazes de ouvir e falar de forma clara e concisa. Devem também ser capazes de escrever eficazmente. As competências de comunicação são essenciais para o sucesso em qualquer carreira.
  • Competências interpessoais -  As empresas procuram candidatos capazes de trabalhar em equipa . Isto significa que devem ser capazes de colaborar e trabalhar em conjunto com outros. Devem também ser capazes de resolver conflitos de forma eficaz. As competências interpessoais são essenciais para o sucesso em qualquer carreira.
  • Competências de liderança -  As empresas procuram candidatos capazes de tomar iniciativa e de serem líderes . Isto significa que devem ser capazes de motivar e inspirar os outros. Devem também ser capazes de tomar decisões de forma eficaz. As competências de liderança são essenciais para o sucesso em qualquer carreira.


Embora o sucesso no local de trabalho não seja facilmente medido, os empregadores procuram candidatos com competências transversais porque sabem que estas competências são essenciais para o sucesso a longo prazo. Se estiver à procura de um emprego, não deixe de destacar as suas competências transversais no seu currículo e na entrevista de emprego. Se tiver as competências transversais necessárias, terá mais probabilidades de sucesso na carreira que escolher.

 

 

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?