Quais os seis países fundadores da União Europeia?

Quais os seis países fundadores da União Europeia?

A União Europeia, ou UE, é uma organização política e econômica que atualmente conta com 27 países-membros. No entanto, a UE não foi sempre tão grande quanto é hoje. No início, apenas seis países fizeram parte da sua fundação, em 1957, com a assinatura do Tratado de Roma.

Os seis países fundadores da UE foram a Alemanha, a França, a Itália, a Bélgica, o Luxemburgo e os Países Baixos. Esses estados decidiram unir forças para promover a paz e a estabilidade na Europa após uma época de guerras e conflitos.

O Tratado de Roma, que criou a Comunidade Económica Europeia (CEE), previa a eliminação das barreiras comerciais entre os países-membros e um futuro mais próspero para todos. Essa ideia evoluiu nos anos seguintes, e a EU foi criada em 1993 com a assinatura do Tratado de Maastricht, que expandiu o escopo da organização para além do económico.

Desde então, a UE cresceu em tamanho e alcance, sendo hoje a maior união política do mundo em termos de PIB. Ao longo dos anos, mais países aderiram à UE, e atualmente há mais de 500 milhões de cidadãos europeus vivendo em países que partilham valores e objetivos comuns.

Embora os seis países fundadores da UE tenham tido uma influência significativa nos primeiros anos de existência da organização, a União Europeia é agora um empreendimento coletivo e democrático que transcende as fronteiras nacionais. A UE tem como objetivos a promoção da paz, da prosperidade, da igualdade e do bem-estar de todos os europeus.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?