Quais as freguesias de Pombal?

Quais as freguesias de Pombal?

Pombal é uma cidade portuguesa situada no distrito de Leiria, na região Centro. A cidade é composta por 17 freguesias que se dividem pelo concelho. As freguesias são unidades administrativas, que em conjunto formam a cidade de Pombal.

As freguesias de Pombal são: Abiul, Albergaria dos Doze, Carriço, Guia, Ilha, Louriçal, Mata Mourisca, Meirinhas, Pelariga, Pombal, Redinha, Santiago de Litém, São Simão de Litém, Soure, Vermoil, Vila Cã e Vila Verde.

Cada uma dessas freguesias apresenta características distintas e oferece aos seus habitantes diferentes opções de lazer, gastronomia e cultura. Dentre elas, destacam-se a Vila de Redinha, conhecida pela sua fábrica de chocalhos, e a Vila de Pelariga, que abriga o Mosteiro de Santa Maria de Cós.

As freguesias de Pombal possuem uma rica história e património cultural, que remonta aos tempos medievais. Vale a pena visitar cada uma delas e descobrir tudo o que elas têm a oferecer.

Quais as freguesias do concelho de Pombal?

O concelho de Pombal, situado na região centro do país, é atualmente composto por nove freguesias. A primeira delas é a Freguesia de Abiul, situada a cerca de 12km a nordeste da cidade de Pombal. A Freguesia de Almagreira também faz parte do concelho, localizada a cerca de 8km a sudeste da cidade.

Outra das freguesias do concelho é a de Carnide, que se situa a cerca de 12km a oeste da cidade de Pombal. Já a Freguesia de Carriço está localizada a cerca de 15km a norte da cidade. Estas quatro freguesias foram criadas em 1836 e faziam parte do extinto concelho de Carnide.

A Freguesia de Guia também faz parte do concelho de Pombal, situando-se a cerca de 7km a oeste da cidade. A cerca de 17km a leste da cidade encontra-se a Freguesia de Ilha, outra das freguesias do concelho. Já a Freguesia de Louriçal está localizada a cerca de 9km a sul da cidade de Pombal.

A Freguesia de Meirinhas também faz parte do concelho de Pombal, situando-se a cerca de 10km a nordeste da cidade. Por fim, a Freguesia de Santiago de Litém está localizada a cerca de 17km a noroeste da cidade de Pombal.

Estas nove freguesias do concelho de Pombal apresentam muitas diferenças entre si, desde paisagens naturais até às tradições culturais. Cada uma delas tem a sua própria identidade e contribui para a riqueza e diversidade do concelho.

Quantas freguesias tem Leiria?

Leiria é uma cidade portuguesa situada no distrito de Leiria, região Centro de Portugal.

Com uma área total de 565,09 km² e uma população de cerca de 126 mil habitantes, Leiria é composta por 18 freguesias diferentes.

Alguns nomes das freguesias de Leiria incluem Barosa, Bajouca, Caranguejeira, Colmeias, Cortes, Leiria (cidade), Marrazes, Milagres, Monte Real, Monte Redondo, Parceiros, Regueira de Pontes, Santa Eufémia, Santa Catarina da Serra, São Simão de Litém e Pero Kalhau.

Cada freguesia em Leiria tem uma história e cultura únicas, com monumentos e pontos turísticos próprios, tornando a cidade uma região diversa e cheia de oportunidades de descoberta.

Com tantas freguesias distintas, é sempre possível encontrar novas atrações e experiências em Leiria, que é uma cidade dotada de uma beleza natural e patrimonial inigualável.

Se estás a pensar em visitar Leiria, não deixes de conhecer cada uma das freguesias que compõem esta bela cidade portuguesa.

Qual a maior freguesia de Lisboa?

A cidade de Lisboa é uma das mais importantes de Portugal, sendo a capital do país e contando com uma vasta população e diversas regiões administrativas. Uma dessas regiões administrativas são as freguesias, que se dividem por todo o território lisboeta e são responsáveis por gerir as questões locais dos bairros. Mas afinal, qual é a maior freguesia de Lisboa?

A resposta para essa pergunta é a Freguesia de Benfica, que conta com uma área de aproximadamente 8,03 km² e uma população de cerca de 38 mil habitantes, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. Essa freguesia é composta por três núcleos urbanos: Benfica, São Domingos de Benfica e Santa Cruz de Benfica.

Além de ser a maior freguesia de Lisboa em termos de área geográfica, Benfica também se destaca por contar com um rico património cultural, histórico e arquitetónico, com destaque para locais como a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, a Quinta da Granja e o Teatro Politeama.

Apesar de ser a maior freguesia de Lisboa em termos de área, Benfica não é a freguesia mais populosa da cidade, ficando atrás de outras como Alvalade, São Domingos de Benfica e Santo António. No entanto, a região de Benfica segue sendo uma das mais importantes e influentes para a cidade de Lisboa, com uma mistura de tradição e modernidade que a torna um dos lugares mais interessantes da capital portuguesa.

Qual o concelho de Pombal?

Pombal é uma cidade e um concelho pertencente ao distrito de Leiria, em Portugal. Com uma área total de 626,21 km², é uma região que possui muitos atrativos turísticos.

A cidade de Pombal é a capital do concelho com o mesmo nome e fica situada na região centro de Portugal. É uma cidade que remonta à Idade Média e possui muitos monumentos históricos e igrejas, como o Castelo de Pombal, a Igreja Matriz de Pombal e a Capela de São João de Deus.

O concelho de Pombal é composto por 17 freguesias que incluem Albergaria dos Doze, Vermoil e Santiago de Litém, entre outras. É uma região rica em paisagens naturais e tem uma grande importância para a cultura do país.

O concelho de Pombal é muito conhecido pela gastronomia típica da região, como o famoso leitão à Bairrada, mas também possui outros pratos típicos como o bacalhau à Zé do Pipo. Além disso, a região é rica em queijos, como o queijo de Rabaçal e outras iguarias da culinária portuguesa.

O concelho de Pombal é servido pela Autovia A1, que faz a ligação entre Lisboa e Porto, podendo também ser alcançado pelo IC8 e pela EN1.

Em resumo, o concelho de Pombal é uma região de riqueza cultural e natural. Com suas paisagens deslumbrantes, monumentos históricos, culinária típica e acessibilidade, é uma excelente opção para quem quer fazer turismo em Portugal.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?