Porque Azeitão se chama Azeitão?

Porque Azeitão se chama Azeitão?

O nome de Azeitão tem uma origem bastante curiosa e relaciona-se intimamente com a produção de azeitonas, que é uma das principais atividades económicas da região. De facto, através dos séculos, este território foi caracterizado pelo cultivo de oliveiras e pela produção de azeite de alta qualidade.

A história do nome "Azeitão" tem a sua origem num dos documentos mais antigos do país que se conhece: a "Lex Visigothorum" promulgada no reino visigodo em Toledo no início do século VI, onde "Oliventum" é referido como uma das sete povoações que compunham a "Coroa de Sesibis".

Posteriormente, a região de Azeitão foi conquistada pelos muçulmanos durante a época da Al-Andalus (711 a 1249), que deram o nome de "Sairão" à localidade. A designação "Sairão" foi utilizada durante o período da reconquista cristã, mas com a fixação dos portugueses no território, a palavra acabou por evoluir para "Saitão".

O nome "Azeitão" surge pela primeira vez durante o período da monarquia, por volta do século XIII, e está relacionado com a grande quantidade de azeitonas que eram produzidas na região. Diz-se que D. Afonso III teria concedido o título de "Senhor de Azeitão" a um nobre, para premiar a sua participação na conquista de territórios ao sul da cidade de Lisboa. Esse nobre, porém, não teria tido interesse em manter o título, tendo vendido as suas terras para outro nobre que passou a assumi-lo e a estar à frente do senhorio de Azeitão.

Desde aí, o nome "Azeitão" passou a ser utilizado para designar toda a região que hoje corresponde à freguesia de São Lourenço e São Simão, sendo reconhecido pela qualidade dos seus azeites e vinhos.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?