Onde pedir o cartão europeu de saúde?

Onde pedir o cartão europeu de saúde?

O cartão europeu de saúde é um documento essencial para quem deseja viajar pelo continente europeu sem se preocupar em caso de problemas de saúde. Com ele, é possível receber assistência médica de emergência em qualquer estado-membro da União Europeia.

A primeira questão a considerar é que em Portugal, o cartão europeu de saúde é emitido pela Segurança Social. Os cidadãos residentes em Portugal podem solicitá-lo através do Portal de Serviços da Segurança Social ou dirigir-se pessoalmente a uma das unidades da Segurança Social, apresentando o seu número de identificação fiscal.

Caso esteja fora do país, o cartão pode ser pedido online através do portal SNS 24, ou pessoalmente numa caixa Multibanco com a funcionalidade do cartão ADSE.

Para quem reside em Portugal há menos de três meses e não possui NIF, é necessário recorrer a outro órgão. Neste caso, é preciso dirigir-se a uma Unidade de Saúde Familiar ou Centro de Saúde – onde será atribuído um número temporário para poder pedir o cartão europeu de saúde.

Não se esqueça que o cartão europeu de saúde tem uma validade de 5 anos e que, caso seja solicitado antes deste prazo, será necessário prolongá-lo por mais 5 anos.

Em suma, para pedir o cartão europeu de saúde em Portugal, basta aceder ao Portal de Serviços da Segurança Social, dirigir-se pessoalmente a uma unidade da Segurança Social, solicitar através do SNS 24 ou numa caixa Multibanco com o cartão ADSE. Se é residente em Portugal há menos de 3 meses, o pedido deve ser feito num Centro de Saúde ou Unidade de Saúde Familiar, que lhe dará número temporário para encomendar o cartão.

Onde posso pedir o cartão europeu de saúde?

Se precisas de solicitar o cartão europeu de saúde, tens várias opções disponíveis.

Em primeiro lugar, podes pedir o cartão através do sítio da Segurança Social Direta, onde deves aceder com o teu número de contribuinte e palavra-passe. Depois, basta escolher a opção “Pedir o cartão europeu de saúde” e preencher o formulário com os dados requeridos. A seguir, é só imprimir o comprovativo de pedido e esperar pela chegada do cartão por correio, que geralmente demora entre 7 a 10 dias úteis.

Outra opção é dirigir-te a um Serviço de Atendimento da Segurança Social e realizar o pedido presencialmente. Deves aguardar por um prazo similar para receber o cartão.

Também podes pedir o Cartão Europeu de Saúde na app móvel “Segurança Social Direta”, disponível para sistemas Android e iOS. Através da app, é possível solicitar o cartão, bem como aceder a outras informações relevantes, como o valor das tuas contribuições para a Segurança Social ou os teus recibos de vencimento.

Em caso de emergência, podes ter acesso imediato ao cartão através de telefones úteis como a linha Saúde 24, que tem uma equipa de médicos à disposição para orientação e diagnósticos à distância.

Independentemente do meio que escolhas para pedir o cartão, é importante que o faças atempadamente, de forma a garantir que esteja em tua posse no caso de precisares de assistência médica fora do país. O cartão europeu de saúde é um documento essencial para quem viaja dentro da União Europeia, garantindo acesso aos mesmos cuidados de saúde de que beneficias em Portugal.

Como obter cartão europeu de saúde para os meus filhos?

Seja por motivos de trabalho, estudo ou lazer, muitas famílias portuguesas decidem optar por viagens ao estrangeiro. Contudo, mesmo tendo em conta que se trata de um infortúnio que ninguém deseja, a verdade é que nunca se sabe quando uma emergência médica pode ocorrer e, nesses casos, é fundamental estar devidamente prevenido.

Começando pelo básico, é importante entender que o Cartão Europeu de Saúde é um documento emitido pelo Serviço Nacional de Saúde que permite ao titular aceder a cuidados de saúde em toda a União Europeia, sem ter de pagar taxas adicionais.

Dito isto, para obter o Cartão Europeu de Saúde para os seus filhos, deverá proceder da seguinte forma:

  1. Dirija-se a uma Loja do Cidadão ou Centro de Saúde - O Cartão Europeu de Saúde pode ser solicitado em qualquer Loja do Cidadão ou Centro de Saúde em Portugal. No caso das crianças, o pedido pode ser feito por qualquer um dos pais ou responsáveis.
  2. Apresente a documentação necessária - Além do pedido de emissão do Cartão Europeu de Saúde, deverá apresentar a documentação necessária, tais como o Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão do titular e dos seus filhos, Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde, ou número de Identificação Fiscal.
  3. Aguarde a emissão do cartão - O Cartão Europeu de Saúde é emitido de forma gratuita e pode ser entregue ao titular no próprio local ou enviado posteriormente por correio para a sua morada.

Outra opção para obter o Cartão Europeu de Saúde é através do portal da Segurança Social Direta, que permite fazer o pedido online. No entanto, neste caso, será necessário possuir uma chave móvel digital ou um certificado digital, para garantir a segurança dos seus dados pessoais.

Em suma, tendo em conta que a saúde é um direito fundamental, é sempre importante estar prevenido com os documentos necessários para garantir a melhor assistência aos seus filhos caso ocorra uma emergência. Além do Cartão Europeu de Saúde, certifique-se que o seguro de viagem contratado cobre todas as eventualidades, para que possa viajar com tranquilidade.

Como pedir segunda via do Cartão de saúde Europeu?

O Cartão de saúde Europeu é um documento muito importante para quem viaja dentro da União Europeia, uma vez que permite o acesso aos cuidados de saúde de emergência caso necessitemos de assistência médica durante a nossa estadia num país da UE. Este cartão é gratuito para todos os cidadãos europeus e é válido durante um período de dois anos, podendo ser utilizado em qualquer país da UE, bem como na Islândia, Noruega, Liechtenstein e Suíça.

Caso tenhamos perdido ou danificado o Cartão de saúde Europeu, é possível pedir a segunda via deste documento através do portal do Serviço Nacional de Saúde. Para aceder a esta funcionalidade, é necessário possuir uma chave móvel digital ou um cartão de cidadão com os códigos de acesso.

Ao aceder ao portal do SNS, deverá seguir os seguintes passos para pedir a segunda via do Cartão de saúde Europeu: aceder à área pessoal, selecionar a opção "Pedir Cartão Europeu de Saúde" e preencher o formulário com as informações solicitadas.

Após submeter o formulário, deverá receber uma confirmação do pedido e a segunda via do Cartão de saúde Europeu será enviada para a sua morada no prazo de alguns dias úteis. É importante salientar que este documento deve ser pedido com antecedência, de forma a garantir que o recebemos a tempo da nossa viagem.

Se, por algum motivo, não nos for possível solicitar a segunda via do Cartão de saúde Europeu através do portal do SNS, também é possível fazê-lo presencialmente nos serviços de atendimento aos cidadãos da Segurança Social ou nos balcões da Caixa Geral de Depósitos, mediante apresentação do cartão de cidadão ou de outro documento de identificação válido.

Em suma, solicitar a segunda via do Cartão de saúde Europeu é um procedimento relativamente fácil e rápido, que deve ser realizado com antecedência antes da nossa viagem. Desta forma, poderemos desfrutar da nossa estadia em qualquer país da União Europeia sem preocupações em relação ao acesso aos cuidados de saúde de emergência.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?