Onde dar baixa de uma matrícula?

Onde dar baixa de uma matrícula?

Ao vender um veículo, é importante realizar a baixa da matrícula para evitar problemas futuros com multas, seguros e licenciamento. Para isso, é necessário saber onde dar baixa de uma matrícula.

Uma das opções é ir até uma loja do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) ou uma Conservatória do Registo Automóvel e fazer o pedido de cancelamento da matrícula. Para isso, é necessário apresentar o Documento Único Automóvel (DUA), que comprova que o veículo foi vendido ou cedido.

Outra alternativa é usar o serviço online disponível no portal do IMT. É necessário preencher um formulário eletrónico e anexar os documentos exigidos, como o DUA, comprovante de pagamento da taxa e cópia do documento de identificação. Em seguida, é necessário aguardar a aprovação do pedido, que pode levar até 48 horas.

Vale lembrar que, em caso de acidente ou furto do veículo, a baixa da matrícula deve ser feita imediatamente, para evitar que o proprietário seja responsabilizado por infrações cometidas pelo novo dono ou pelo uso indevido do veículo. Além disso, ao fazer a baixa da matrícula, é importante ficar com uma cópia do comprovante de cancelamento para evitar problemas futuros.

Escolha a opção mais conveniente para realizar a baixa da matrícula do seu veículo. Lembre-se de que essa medida é importante para evitar dores de cabeça e prejuízos financeiros. Consulte o portal do IMT para saber mais informações sobre o processo de cancelamento de matrícula.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?