O que quer dizer comparticipado?

O que quer dizer comparticipado?

Comparticipado é um termo comum no vocabulário do sistema de saúde em Portugal. Ele se refere ao compartilhamento de custos de medicamentos ou tratamentos por parte do Estado e dos indivíduos.

O conceito de comparticipação é uma forma de ajustar o preço de medicamentos ou tratamentos médicos com a capacidade financeira do paciente. Quando um medicamento é comparticipado, significa que o custo total é reduzido, sendo gerado um subsídio ou desconto com base nas políticas públicas de saúde.

Os medicamentos comparticipados são aqueles que, por razões de segurança, eficácia e efetividade, são considerados indispensáveis para o tratamento de doenças. No entanto, o preço desses medicamentos é muitas vezes elevado, e a sua aquisição não está disponível para todos os pacientes, especialmente os mais pobres.

Para esse fim, o governo português estabelece um valor máximo para o preço dos medicamentos comparticipados, que é calculado com base na referência dos preços praticados em outros países europeus. Isso reduz significativamente o preço de venda ao público.

Vale lembrar que a comparticipação não significa que o tratamento ou o medicamento é totalmente gratuito. As despesas são compartilhadas entre o Estado e o paciente, com base na situação social de cada indivíduo. Existem diferentes taxas de comparticipação, que variam de acordo com a renda do paciente.

Em conclusão, o termo comparticipado refere-se a descontos ou subsídios nos custos de medicamentos ou tratamentos compartilhados entre o Estado e os indivíduos, visando dar acesso a cuidados médicos de qualidade para todos. É um importante instrumento de política pública de saúde disponível em Portugal.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?