O que faz um Assistente Social num lar de idosos?

O que faz um Assistente Social num lar de idosos?

Um Assistente Social é um profissional capacitado para atender indivíduos ou grupos, visando promover o bem-estar social. No contexto específico de um lar de idosos, o trabalho desse profissional é de fundamental importância para garantir o acolhimento e a qualidade de vida dos residentes da instituição.

Com empatia e sensibilidade, o Assistente Social atua na prevenção e resolução de problemas, além de promover a integração social dos idosos. É responsável por realizar entrevistas e analisar a história de vida dos residentes, bem como identificar necessidades e oferecer suporte emocional.

No dia a dia, o Assistente Social trabalha em conjunto com a equipe multidisciplinar do lar de idosos, como enfermeiros, médicos, nutricionistas e fisioterapeutas, para garantir a melhoria dos cuidados prestados aos idosos. É responsável por monitorar o desenvolvimento dos residentes, acompanhar sua saúde física e mental e promover atividades que incentivem a integração social e a realização pessoal.

O Assistente Social também pode realizar orientações aos familiares dos residentes, orientando-os sobre como melhorar a relação com seus entes queridos. Pode ainda auxiliar na elaboração de projetos educacionais e de assistência social, visando garantir a melhoria contínua dos cuidados oferecidos aos idosos.

Portanto, o papel do Assistente Social num lar de idosos é fundamental para garantir a qualidade de vida dos residentes, além de proporcionar apoio aos familiares e à própria equipe de trabalho da instituição.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?