O que estudar para conseguir emprego?

O que estudar para conseguir emprego?

De acordo com um inquérito realizado pelo portal de emprego Infojobs, em Portugal, os dez diplomas universitários que oferecem mais trabalho são: primeiro, Administração e Gestão de Empresas; depois, Direito, Psicologia, Engenharia Industrial, Engenharia Informática, Engenharia Química, Tradução e Interpretação, Farmácia, Economia e Comércio Internacional.

O inquérito revelou também que a percentagem de licenciados sem trabalho em Portugal é de 37,4%.

Quanto às carreiras técnicas , o relatório do portal de emprego Infojobs indica que as que oferecem mais trabalho em Espanha são a enfermagem, eletricidade, mecânica, canalização, cabeleireiro e hospitalidade.

Por outro lado, o estudo "Estudos e emprego". Quais são os diplomas universitários mais procurados pelo mercado de trabalho", elaborado pela Adecco, coloca a engenharia no topo da lista, seguida do direito, psicologia, química, administração de empresas, tradução e interpretação, ciências da informação, ciências ambientais, ciências políticas, e ciências econômicas e empresariais.

Quais são os estudos com mais oportunidades de emprego?

Os estudos de engenharia, arquitectara e direito são os que apresentam mais oportunidades profissionais em Espanha, segundo o Índice de Oportunidades Profissionais da Universidade de Aveiro (UA), que analisa as licenciaturas com melhor empregabilidade no país.

A carreira de Engenharia de Telecomunicações lidera o ranking da engenharia, seguida da Engenharia Industrial e da Engenharia Electro técnica. Relativamente às arquiteturas, o primeiro lugar no ranking é para a Arquitetura Técnica, seguido da Arquitetura Naval e da Arquitetura.

Finalmente, no campo dos estudos jurídicos, o primeiro lugar vai para o Direito, seguido de Criminologia e Relações Laborais e Recursos Humanos.

O estudo salienta também que as carreiras relacionadas com a saúde e o ambiente são também muito procuradas no mercado de trabalho português.

Que estudos têm mais futuro?

Os estudos em ciência e tecnologia são os que têm mais futuro hoje em dia. As empresas procuram cada vez mais engenheiros, cientistas informáticos e físicos, e o número de vagas nestas áreas está a aumentar. Os estudos em medicina são também muito procurados, especialmente no campo da investigação médica. Os estudos no campo das humanidades, por outro lado, não têm normalmente tanto futuro, uma vez que as empresas não costumam contratar estudantes destas áreas. No entanto, se estiver interessado nas humanidades, pode optar por estudar uma licenciatura em jornalismo ou comunicação , uma vez que estas áreas estão hoje em franca expansão.

Qual é a carreira do futuro?

A carreira do futuro parece ser cada vez mais digital, e isso significa que os estudantes precisam de se especializar em tecnologia. Segundo o The New York Times o futuro pertence às carreiras nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e o trabalho nestas áreas requer frequentemente competências digitais. É provável que vejamos mais carreiras no campo da tecnologia, e também é provável que vejamos mais carreiras no campo da educação, uma vez que os estudantes terão de estar familiarizados com a tecnologia a fim de acompanharem as exigências do mercado de trabalho. Os estudantes precisarão também de ter competências de comunicação para poderem comunicar eficazmente com empregadores e clientes. As carreiras na área da saúde também serão afectadas pela tecnologia, uma vez que médicos e enfermeiros terão de estar familiarizados com as novas tecnologias, a fim de melhor servirem os seus pacientes.

 

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?