O que entende por Serviço Social?

O que entende por Serviço Social?

Serviço Social é uma das áreas de atuação profissional que tem como objetivo promover o bem-estar social e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade social. É uma profissão regulamentada por lei, que exige formação académica em curso superior específico, reconhecido e acreditado pelo conselho profissional.

O profissional de Serviço Social tem como principais funções planejar, executar e avaliar políticas, programas e projetos sociais, visando à efetivação dos direitos e inclusão social dos cidadãos. O seu trabalho é desenvolvido em diferentes espaços e contextos, tais como organizações públicas e privadas, serviços e equipamentos sociais, movimentos sociais, entre outros.

No desempenho das suas funções, o Assistente Social utiliza ferramentas e metodologias específicas, tais como entrevistas, grupos e dinâmicas, além de outras técnicas de intervenção social. Além disso, ele possui conhecimentos multidisciplinares, tais como em Ciências Sociais, Direito e Políticas Públicas.

O Serviço Social possui seu próprio Código de Ética, que estabelece e orienta as práticas profissionais, bem como os deveres e responsabilidades do Assistente Social. O respeito aos direitos humanos e à dignidade das pessoas é um dos seus pilares fundamentais.

Em síntese, o Serviço Social é uma profissão que tem como principal objetivo contribuir para a promoção do bem-estar social e a concretização dos direitos humanos, através do desenvolvimento de ações, projetos e programas que visem a inclusão e a justiça social. O profissional trabalha em equipe interdisciplinar e pauta sua intervenção na ética e nos valores de cidadania e democracia.

Qual o papel dos profissionais de Serviço Social na promoção da qualidade de vida dos cidadãos?

O Serviço Social é uma disciplina cujo objetivo principal é ajudar e apoiar as pessoas na resolução de problemas e na melhoria da sua qualidade de vida. Nesse sentido, os profissionais de Serviço Social desempenham um papel fundamental na promoção da qualidade de vida dos cidadãos.

Esta é uma profissão que se foca na resolução de problemas sociais, sejam eles de ordem financeira, de saúde, habitacional, laboral, educacional, entre outros. Os profissionais de Serviço Social utilizam vários métodos e técnicas para ajudar as pessoas e famílias a lidar com as complexas situações do mundo moderno.

Os profissionais de Serviço Social trabalham a fim de proporcionar equalização de igualdades e fazer valer os direitos humanos, emancipar a população, a fim de que ela participe ativamente na resolução dos problemas existentes em sua comunidade. Eles trabalham também para garantir que as necessidades sociais sejam atendidas, mesmo que isso envolva a elaboração de novas políticas públicas ou a reformulação de políticas já existentes.

Além disso, os profissionais de Serviço Social encarregam-se de fornecer assistência social e aconselhamento nas áreas de saúde, educação e bem-estar, dando apoio aos mais necessitados visualizando melhorias na qualidade de vida e atuando sempre que possível, em parceria com outras entidades, como as associações de moradores ou grupos de defesa dos direitos humanos.

Por fim, é importante destacar que o papel dos profissionais de Serviço Social não se limita à promoção da qualidade de vida dos cidadãos, mas também à construção de sociedades mais justas, empáticas e humanas, capazes de promover a igualdade e a inclusão social para todos.

O que faz um assistente social em Portugal?

Os assistentes sociais em Portugal são programas de intervenção que trabalham nas áreas sociais e de saúde. Os serviços que prestam são dirigidos a pessoas e famílias em situações de risco ou vulnerabilidade social, a grupos em situação de exclusão social e a comunidades locais.

Os assistentes sociais têm como objetivo promover o bem-estar dos indivíduos e da comunidade, através do desenvolvimento de projetos e iniciativas que respondam às suas necessidades. Para tal, estes profissionais trabalham em articulação com outros técnicos de saúde e comunitários, a fim de prestar um atendimento global e adequado às necessidades dos seus utentes.

Entre as funções dos assistentes sociais em Portugal destaca-se a promoção de estratégias de prevenção e intervenção em situações de violência, de saúde mental, de pobreza e exclusão social, de desemprego, entre outras dimensões que possam ter consequências negativas para as pessoas e famílias.

Desta forma, os assistentes sociais colaboram na elaboração de planos de intervenção, avaliam os recursos disponíveis, sensibilizam e mobilizam a comunidade para a sua participação e trabalham em rede com outros profissionais do setor social e da saúde.

Neste sentido, o trabalho dos assistentes sociais é extremamente importante para a sociedade, uma vez que contribui para reduzir as desigualdades sociais, promover a inclusão e a autonomia dos cidadãos e prevenir e reduzir situações de risco e exclusão social.

Além disso, um assistente social em Portugal deve ter uma formação sólida em diversas áreas, desde a psicologia social e o direito, até estudos sobre a família e a comunidade, por exemplo. É através do conhecimento adquirido nessas áreas que o assistente social poderá oferecer um serviço qualificado e eficaz aos seus utentes.

Como surgiu o Serviço Social em Portugal?

O Serviço Social surge em Portugal no início do século XX com a influência das correntes de pensamento da Europa Ocidental. O seu surgimento deveu-se às profundas transformações económicas, sociais e políticas do país, que exigiam uma resposta sólida e coordenada às necessidades das camadas mais carentes da sociedade.

O Serviço Social começa a ser praticado em Portugal pelos jesuítas, que se dedicavam à assistência social e ao combate à pobreza. Em 1918, foram criadas a Liga Portuguesa de Combate à Tuberculose e a Organização dos Socorros Mútuos, que tinham a função de auxiliar as vítimas da doença e as famílias afetadas pela guerra.

O Serviço Social como profissão começa a ser reconhecido com a criação da Liga de Assistência aos Pobres em 1924. Em 1936, é criada em Lisboa uma escola de Serviço Social, com o intuito de profissionalizar a área. Esta escola consolidou-se com a criação da Escola Superior de Serviço Social de Lisboa em 1969, que começou a formar assistentes sociais com um perfil técnico mais avançado.

A partir da década de 60, o Serviço Social passou por profundas transformações, acompanhando a evolução da sociedade portuguesa. Em 1976, com o fim da ditadura em Portugal, o Serviço Social assume a perspetiva de defesa dos direitos humanos e de promoção da justiça social. Deste modo, os assistentes sociais passam a atuar como interlocutores entre as instituições e as populações mais vulneráveis, tendo como objetivo a integração social e o desenvolvimento do bem-estar social.

No entanto, apesar da profissão de assistente social estar mais estabelecida, é ainda hoje necessário trabalhar na promoção da valorização e do reconhecimento da profissão e dos seus profissionais. O avanço da globalização, associado às consequências da crise económica e social, tem vindo a impor novos desafios e novas dinâmicas em diferentes áreas de intervenção. Assim, é fundamental reconhecer a importância de uma prática profissional que promova a integração social e a dignidade humana, fortalecendo o papel da profissão de assistente social na sociedade, em Portugal e no mundo.

Qual o valor do salário de um assistente social?

O assistente social é um profissional com uma importante função na sociedade, atuando principalmente como um mediador entre os indivíduos e as instituições públicas e privadas. Esse é um trabalho que requer muita dedicação, conhecimento, empatia e habilidade para lidar com pessoas em diversas situações, desde atendimento em hospitais até questões relacionadas a políticas públicas.

Mas qual seria o salário médio de um assistente social? De acordo com dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Portugal, o salário médio de um assistente social é de cerca de 1.200€ a 1.400€ mensais. No entanto, esse valor pode variar conforme o tipo de instituição onde o profissional atua e o seu nível de experiência e formação, podendo chegar a valores mais elevados.

Em instituições públicas, como hospitais, escolas e centros de saúde, os assistentes sociais são geralmente remunerados através de concursos públicos, com salários base e adicionais por tempo de serviço e por trabalho noturno ou durante fins de semana e feriados. Já em instituições privadas, os salários geralmente são negociados diretamente com o empregador e podem variar mais em relação a benefícios e horas extras.

Porém, vale ressaltar que o salário não é o único fator que deve ser considerado na escolha de uma carreira. O trabalho do assistente social é uma profissão com grande impacto social, onde o profissional pode realmente fazer a diferença na vida das pessoas e ajudar a construir uma sociedade mais justa e igualitária. Portanto, é importante procurar uma formação adequada e valorizar a sua atuação como um agente transformador na sociedade.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?