O que é uma declaração de rendimentos?

O que é uma declaração de rendimentos?

Uma declaração de rendimentos é um documento necessário para muitas transações financeiras, incluindo pedidos de empréstimos, candidaturas a programas de assistência social e, acima de tudo, para cumprir as obrigações fiscais do IRS.

A declaração é um resumo das suas fontes de renda durante o ano e das suas despesas dedutíveis, que são submetidas às autoridades fiscais para cálculo do imposto devido. Em Portugal, todas as pessoas com rendimentos superiores a um determinado montante devem apresentar a sua declaração de rendimentos até ao final de abril.

As receitas sujeitas ao IRS incluem salários, honorários, rendimentos de imóveis, juros de depósitos bancários e mais. As despesas que podem ser deduzidas incluem contribuições para a Segurança Social, despesas médicas, donativos para o terceiro setor, entre outras.

Se não apresentar a sua declaração de rendimentos a tempo, poderá estar sujeito a multas e juros de mora. É importante verificar se tem todas as informações necessárias antes de submeter a sua declaração, como informações sobre rendimentos e gastos. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, pode procurar aconselhamento profissional ou consultar as informações disponíveis no site das Finanças.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?