O que é OCDE e qual é o seu objetivo?

O que é OCDE e qual é o seu objetivo?

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) é uma organização internacional composta por 37 países membros, cujo objetivo principal é promover o desenvolvimento económico e social dos países membros através da cooperação.

A OCDE foi criada em 1961 para substituir a Organização para a Cooperação Económica Europeia (OCEE), criada em 1948. Hoje em dia, a OCDE é composta não apenas por países europeus, mas também por países da América do Norte, Ásia e Oceânia.

Alguns dos objetivos da OCDE incluem o crescimento económico sustentável, a criação de emprego, a melhoria dos padrões de vida dos cidadãos, a melhoria da qualidade e eficiência dos serviços públicos e a promoção da democracia. Para alcançar estes objetivos, a OCDE trabalha em estreita colaboração com os governos dos países membros, fornecendo-lhes análises e recomendações em vários assuntos económicos e sociais.

Além disso, a OCDE também ajuda os países membros a enfrentar desafios globais, como a mudança climática e a pobreza. A OCDE geralmente publica relatórios e estudos sobre questões de política pública, que são considerados referências em todo o mundo.

A OCDE também funciona como um fórum internacional onde os países membros podem discutir questões económicas e sociais, bem como compartilhar suas experiências e boas práticas. Além disso, a OCDE trabalha em estreita colaboração com outras organizações internacionais, como a ONU e o FMI.

Em resumo, a OCDE é uma organização internacional que procura promover o desenvolvimento económico e social dos países membros através da cooperação e diálogo. Seus objetivos incluem o crescimento económico sustentável, a criação de emprego e a melhoria dos padrões de vida dos cidadãos, além da promoção da democracia e da eficiência dos serviços públicos.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?