O que é o serviço de apoio ao domicílio?

O que é o serviço de apoio ao domicílio?

O serviço de apoio ao domicílio é uma prestação de cuidados de saúde, higiene e conforto no ambiente domiciliar. Surgiu por necessidade de cuidados às pessoas com incapacidades, limitações ou convalescentes, que não conseguem sair de casa para se locomoverem até instituições de cuidado coletivo.

O objetivo principal deste serviço é prestar assistência personalizada e ajustada às necessidades de cada pessoa, proporcionando-lhe um maior bem-estar e qualidade de vida. Este serviço não se limita a cuidar do doente ou idoso, mas também da habitação, apoio psicológico e emocional e acompanhamento pessoal.

O serviço de apoio ao domicílio pode ser dividido em duas modalidades: cuidados continuados, onde é prestado cuidado prolongado a doentes crónicos; e cuidados intermitentes, onde é prestado cuidado pontual e programado a idosos ou doentes que necessitam de cuidados temporários.

Este serviço pode ser realizado com a assinatura de um contrato, onde se estabelecem recipientes, tipo de assistência e horários em que o serviço será prestado. Os cuidadores que prestam este serviço são profissionais especializados na área da saúde, como enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros.

O serviço de apoio ao domicílio é uma resposta importante para aqueles que necessitam de cuidados de saúde e assistência, mas desejam permanecer em sua própria casa, mantendo o seu ambiente, rotina e contacto com familiares e amigos. É um serviço que pode ser acessível a todas as pessoas, independentemente da idade, raça, género ou condição social.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?