O que é a garantia jovem?

O que é a garantia jovem?

A Garantia Jovem é uma medida europeia criada em 2013 para combater o elevado nível de desemprego entre jovens na Europa. Em Portugal, a Garantia Jovem foi lançada em 2014 e tem como objetivo assegurar que todos os jovens, dos 15 aos 29 anos, tenham acesso a uma oferta de emprego, formação profissional ou estágio, no prazo máximo de quatro meses após ficarem desempregados ou saírem do sistema de educação ou formação.

A medida procura combater o desemprego juvenil e promover a integração dos jovens no mercado de trabalho. Para tal, a Garantia Jovem oferece um conjunto de apoios e medidas que visam melhorar as competências e a qualificação dos jovens, tais como estágios, formação profissional, apoio à criação de negócios ou outras formas de inserção no mercado de trabalho.

Para ter direito à Garantia Jovem, é necessário estar desempregado ou não estar a estudar ou a trabalhar e estar à procura de emprego ou de formação. Além disso, é necessário estar inscrito nos serviços de emprego do país ou em algum programa de educação ou formação.

O prazo de inscrição na Garantia Jovem é de 30 dias após o término da educação ou formação ou à data de entrada no mercado de trabalho.

A Garantia Jovem é uma medida importante para ajudar os jovens a entrar no mercado de trabalho, ganhar experiência e desenvolver as suas competências. Além disso, é também uma forma importante de combater o desemprego juvenil e de promover a inclusão social dos jovens.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?