O que é a doença segundo a OMS?

O que é a doença segundo a OMS?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a doença como uma alteração ou disfunção de um ou mais órgãos ou sistemas do corpo humano, que pode começar de forma aguda, crónica ou ser assintomática.

A OMS considera que a doença pode ter diversas causas, sejam elas biológicas (vírus, bactérias, fungos, protozoários), genéticas, ecológicas, comportamentais ou sociais. Além disso, a doença pode ser classificada em diferentes categorias, como doenças infecciosas, cancro, doenças cardiovasculares ou doenças autoimunes.

Vale destacar que a definição de doença pela OMS vai além do conceito de simplesmente sentir-se mal ou ter sintomas físicos. A organização considera que a doença é uma condição que pode trazer impactos físicos, emocionais, psicológicos e sociais para a vida da pessoa e da comunidade em que está inserida.

Por essa razão, a OMS busca promover políticas e ações de saúde que visam prevenir, tratar e reabilitar as pessoas com doenças, bem como melhorar as condições de saúde e bem-estar de toda a população.

O que são doenças segundo a OMS?

Doenças, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são alterações físicas, bioquímicas, psicológicas ou genéticas que afetam a saúde de um indivíduo. Essas alterações podem ser causadas por diversos fatores, como vírus, bactérias, substâncias químicas, mudanças no estilo de vida, entre outros.

A OMS classifica as doenças em várias categorias, como doenças transmissíveis (causadas por micro-organismos), doenças não transmissíveis (causadas por fatores genéticos, ambientais e comportamentais), doenças crónicas (que duram por muito tempo), doenças mentais e doenças nutricionais.

Algumas das doenças mais conhecidas são a malária, a tuberculose, a SIDA, a diabetes, a hipertensão arterial, o cancro e a demência. Existem também doenças emergentes, como a COVID-19, que se tornou uma pandemia global em 2020.

Para prevenir as doenças, a OMS recomenda medidas como a vacinação, a manutenção de uma dieta saudável, a prática de atividade física, a proteção contra doenças transmissíveis (como o uso de preservativos na relação sexual) e a redução do consumo de álcool e tabaco. Em caso de doença, é importante procurar um médico para obter o diagnóstico correto e o tratamento adequado.

O que se entende por doença?

Doença é um termo genérico que se refere a um conjunto de perturbações ou anomalias que afetam o funcionamento normal do organismo humano ou de outros seres vivos. Caracteriza-se pela existência de sintomas visíveis e/ou pela sensação de desconforto físico ou psicológico por parte do doente.

As causas que levam à ocorrência de uma doença podem ser variadas. Podem ser de origem genética, ou seja, resultar de alterações nos genes transmitidos aos descendentes pelos pais. Alguns tipos de doenças infecciosas são causadas por bactérias, vírus ou outros micro-organismos. Há ainda as doenças que resultam do contato com substâncias tóxicas ou alergénicas, ou aquelas que são provocadas por hábitos de vida pouco saudáveis, como o consumo excessivo de álcool, tabaco ou drogas.

O diagnóstico de uma doença é feito com base nos sintomas relatados pelo doente, em exames laboratoriais ou de imagem, ou através de avaliações clínicas realizadas por profissionais de saúde. A partir do diagnóstico, é possível determinar o tratamento mais adequado para a doença em questão. Este tratamento pode passar pela administração de medicamentos, pela realização de intervenções cirúrgicas, pela adoção de hábitos de vida saudáveis ou pela combinação de várias técnicas médicas.

Embora nem todas as doenças tenham cura, a maioria delas pode ser controlada ou tratada, contribuindo para melhorar a qualidade de vida do doente. Para prevenir o aparecimento de doenças, é importante adotar um estilo de vida saudável, fazer atividade física regularmente, ter uma alimentação equilibrada e balanceada, e manter uma boa higiene pessoal e ambiental.

Qual é a diferença entre a saúde e a doença?

A saúde e a doença são dois conceitos fundamentais e complementares na vida humana. Enquanto a saúde é caracterizada pela ausência de doenças, a doença é entendida como um distúrbio que afeta a normalidade do funcionamento do organismo humano.

Os indicadores de saúde são fatores que possibilitam o diagnóstico da condição do organismo humano. Dentre os indicadores de saúde estão os exames de rotina, a alimentação saudável, a prática regular de atividades físicas, a qualidade do sono e a utilização de medicamentos, quando necessário.

Já a doença pode ser causada por diversos fatores, tais como o estilo de vida pouco saudável, a idade, a hereditariedade, o meio ambiente e a exposição a agentes patogénicos. É importante destacar que a doença pode ser aguda, crónica ou degenerativa, apresentando diferentes graus de intensidade e evolução.

A manutenção da saúde é uma tarefa contínua e requer esforço e dedicação diária. Cuidados com o corpo e a mente, acompanhamento médico regular e um estilo de vida saudável são fundamentais para a prevenção de doenças.

Em conclusão, a saúde e a doença são conceitos que devem ser entendidos de forma complementar. A saúde é um estado de bem-estar físico e mental, enquanto a doença é uma condição que afeta a saúde. É importante que as pessoas cuidem da sua saúde e que busquem auxílio médico quando necessário, para garantir uma vida plena e saudável.

Qual é o significado da palavra OMS?

OMS é uma sigla que significa Organização Mundial da Saúde. Fundada no ano de 1948, a OMS é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) que tem como principal objetivo trabalhar para que todas as pessoas possam ter o melhor nível possível de saúde.

Atualmente a OMS conta com 194 países-membros e, juntos, trabalham para promover a saúde em todo o mundo. Através da sua missão de liderança global em saúde pública, a organização tem como função fornecer orientações, normas e diretrizes para promover a saúde, prevenir doenças e melhorar o bem-estar das pessoas.

O trabalho da OMS envolve desde ações de prevenção de doenças, promoção da saúde e desenvolvimento de sistemas de saúde até a vigilância em saúde pública e resposta rápida à crises de saúde pública. Além disso, a OMS também se dedica ao combate de epidemias e pandemias e à promoção de acesso equitativo a cuidados de saúde e tecnologias médicas.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?