Conselhos dos Super-Heróis mais populares do mundo

Conselhos dos Super-Heróis mais populares do mundo

Parece que em todo o lado que vamos hoje em dia os teatros, a televisão, e até os serviços de streaming online estão cheios de personagens super potentes. Capas, visão laser, super velocidade? O que é que os super-heróis nos podem ensinar sobre os nossos empregos, carreiras e muito mais? Afinal de contas, muito!

SUPERMAN: O idealista da vida

Qualquer discussão sobre heróis deve começar com o homem icónico do açeiro de capa azul, vermelha e ombros largos. O Supeman pode ter nascido no planeta exótico de Krypton, mas a sua educação terrena foi tão humilde quanto eles vieram. Talvez fosse a sua própria natureza ou talvez fosse a educação oferecida por Jonathan e Martha Kent em Smallville, EUA, mas o Superman sabe certamente como retribuir e encontrar a felicidade em servir aqueles que têm menos.

Apesar da velocidade da luz, visão laser, super força e todas essas coisas voadoras, o Superman tende a manter as coisas frescas na sua vida diária, preferindo o alter-ego silencioso e despretensioso de Clark Kent. O trabalho diário de Clark como repórter do Daily Planet, lutando pela justiça expondo a corrupção, pode parecer um pouco desanimador considerando todos os trabalhos potencialmente clamorosos ou lucrativos que o seu conjunto de habilidades poderia ter-lhe trazido.

A lição que temos que aprender com a história do Super-Homem é familiar para aqueles que procuram carreiras na justiça criminal, no serviço público, ou em qualquer outro campo que retribui aos necessitados. Independentemente das suas aptidões ou formação, escolha uma carreira que chame as suas paixões e desejos. Servir os outros, mesmo que não o coloque na notoriedade, pode ser tão gratificante como uma mansão no país ou o seu nome salpicado por papéis. E, quem sabe, talvez acabe com a sua própria Fortaleza da Solidão de vidro e sejam-lhe entregues as chaves da cidade para todo o seu bom trabalho.

BATMAN: Faça o que gosta e nunca trabalhe um dia na sua vida

Quando todos fizeram fila e votaram na escola secundária para a pessoa mais suscetível de fazer o bem aos outros, o super-rico e talentoso, Bruce Wayne provavelmente não estava no topo de muitas listas. Com uma conta bancária estabelecida, cortesia dos seus pais falecidos e das empresas Wayne Enterprises ainda a ser gerida por CEOs com espírito empresarial, se relaxar sobre os seus lauréis foi a melhor ideia do jovem Bruce.

Em vez de viver no luxo, Bruce pegou esse dinheiro e uma paixão pela tecnologia e instalou-se no ambiente disperso de uma caverna subterrânea. Sem distrações e com uma dose pesada de software informático, Bruce Wayne começou a fazer o que mais gostava: combater o crime como Batman. Claro, ele pode ser um pouco chocante com métodos que as veces podem ser questionáveisl, mas quando Jim Gordon precisa de ajuda para livrar Gotham do novo super vilão, todos sabem a quem tem que chamar.

O que Bruce Wayne com Batman ensina-nos é que se tiver a sorte de conseguir um emprego que pague bem, não se sente em cima dos seus louros. Claro, pode encontrar um ou dois palhaços no caminho da fama, da fortuna e da realização, mas que divertimento teria a vida se tomasse o caminho fácil?

SPIDERMAN: Nunca desista do seu caminho para alcançar o sucesso

Começar no mundo diretamente fora da escola secundária pode ser difícil. Atirar a morte do seu amado tio e receber uma dose de super-poderes cortesia de uma mordida de aranha radioactiva e os obstáculos de tentar sustentar-se financeiramente na grande cidade podem parecer um pouco assustadores.

Peter Parker aka Spider-Man nunca deixou que nada disso o impedisse de perseguir a segurança financeira e honrar o bom legado do tio Ben enquanto combatia o crime e protegia pessoas inocentes. Desde o processo cuidadoso de aprender a utilizar a sua nova ação na web, até à preparação com um sério regime de treino físico, vai ser necessário muito trabalho árduo e dedicação para atingir os seus objectivos a longo prazo.

Falando de dedicação, Peter Parker foi recusado inúmeras vezes das suas atividades como fotógrafo para o Daily Bugle. Através da persistência, seguimento e pensamento inovador, Peter foi finalmente capaz de usar as suas capacidades de negociação para conseguir uma posição a longo prazo, tirando fotografias que acabariam na primeira página. Pontos de bónus para Peter por ter escolhido um trabalho que correspondia à sua nova capacidade de obter a fotografia perfeita graças à sua capacidade de escalar edifícios altos e de se puxar de telhado em telhado rapidamente para a cena das notícias de última hora em Nova Iorque.

FLASH: Aproveitar as adversidades

Embora Flash possa não ser a mais conhecida das nossas inspirações de trabalho de super-herói, a sua história é certamente uma ou duas das quais todos nós poderíamos aprender uma lição. Já um cientista forense bem-sucedido, Barry Gordon pode ter tido o pior momento da história a ser coincidentemente abalado por um raio após um acidente de laboratório ter encharcado o seu corpo numa elaborada confeção química. O acidente poderia ter sido fatal, mas, em vez disso, deu ao Barry uma super velocidade, uma característica muito útil, mas à qual foi inicialmente difícil de adaptar.

No mercado de trabalho, os candidatos a emprego podem aprender muito com a capacidade de Flash para fazer limonada de um trágico acidente. Após tentativa, erro e persistência, o domínio de novas habilidades encontradas permitiu a Barry não só desempenhar o seu trabalho diário mais rapidamente, mas também permitiu-lhe expandir o seu papel para um super-herói de combate ao crime. Pode não ter sido imediatamente óbvio, mas com uma pequena tentativa e erro Flash foi capaz de ultrapassar os seus obstáculos e transformar um acidente negativo em alguns resultados seriamente positivos.

Iron man: Um pouco de confiança pode ser fator diferencial

Todos nós já estivemos nessa altura nas nossas aventuras de procura de emprego quando nada parece correr bem para si.
A forma como se lida consigo mesmo quando se sente menos do que extraordinário pode fazer a diferença entre chegar à frente ou ficar preso. Quando se trata de super-heróis de cabeça erguida, Tony Stark aka Iron Man tem confiança nas espadas.

Enquanto era um homem de negócios bem-sucedido antes de se ligar a um reator nuclear interno para alimentar um fato super-potente, Tony Stark finge-o até o tornar personalidade, apoiado por uma dose saudável de dedicação e perseverança, elevou-o ao estrelato pessoal e à luta contra o crime.

Pode não ter o rolo bancário do Homem de Ferro, mas aproximar-se do mercado de trabalho com uma atitude confiante nunca o servirá mal. Certifique-se de que é educado e profissional, mas se sabe o que está a fazer na sua área, não tenha medo de partilhar os seus conhecimentos e experiências. Isto poderia fazer a diferença numa chamada de proximidade entre candidatos, inclinando as escalas a seu favor.

 

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?