Como saber se a declaração de IRS foi entregue?

Como saber se a declaração de IRS foi entregue?

Após entregar a declaração de IRS, é normal que surja a dúvida se ela foi realmente entregue de forma correta e se o processo foi concluído com sucesso. Existe uma forma muito simples de confirmar se isso aconteceu!

O primeiro passo para descobrir se a declaração foi entregue é aceder à área pessoal no portal das Finanças. Nessa área, deve selecionar a opção de consulta às declarações submetidas e escolher o ano a que se refere a declaração. É importante lembrar que essa consulta só estará disponível a partir do dia seguinte à entrega da declaração.

Com essa consulta, é possível verificar o estado da declaração. Se ela aparecer como "Entregue", significa que o processo foi concluído com sucesso e que não há mais nada a fazer. Contudo, se estiver como "Em Processamento", isso indica que ainda não foi dada a conclusão ao processo.

Caso exista algum erro ou irregularidade na declaração, ela poderá ser rejeitada. Nesse caso, o contribuinte deve efetuar as correções necessárias e voltar a submeter a declaração. É possível aceder diretamente ao documento de correção e verificar os erros indicados, corrigi-los e submeter de novo.

Outra forma de saber se a declaração foi entregue é através de um recibo eletrónico que é emitido após a sua submissão. Esse recibo deve ser guardado até ao final do prazo prescricional. Se não houver recibo eletrónico, pode indicar que a declaração não foi submetida ou que houve algum problema no processo. Nesse caso, o melhor é voltar a submetê-la ou entrar em contato com as Finanças.

Quanto tempo demora a validação da declaração de IRS?

O processamento da declaração de IRS é um procedimento necessário para determinar o valor do imposto a pagar ou a receber pelo contribuinte. Após a entrega da declaração, é natural que o contribuinte queira saber qual o prazo para o IRS ser validado.

De acordo com a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), o prazo normal para a validação de uma declaração de IRS é de 20 dias úteis.

No entanto, este prazo pode ser mais curto se a declaração for entregue através do Portal das Finanças ou se for entregue dentro dos primeiros 15 dias do período de entrega das declarações pela internet.

Além disso, se o contribuinte tiver direito a reembolso, o prazo para a validação pode ser mais curto, variando entre os 10 e os 15 dias úteis.

Para acompanhar o estado da declaração de IRS, o contribuinte pode aceder ao Portal das Finanças e verificar se a sua declaração já foi validada. Caso haja algum erro ou informações em falta, a AT pode solicitar ao contribuinte a sua correção ou complemento.

Em caso de atrasos na validação da declaração de IRS, o contribuinte pode contactar a AT através do Centro de Atendimento Telefónico, que está disponível nos dias úteis das 9h às 19h.

Em resumo, o prazo de validação da declaração de IRS é de 20 dias úteis, podendo ser mais curto em algumas situações especiais. O contribuinte pode acompanhar o estado da sua declaração através do Portal das Finanças e contactar a AT em caso de atrasos ou informações em falta.

Como obter certidão de dispensa de entrega de IRS?

A certidão de dispensa de entrega de IRS é um documento emitido pela Autoridade Tributária que comprova que um indivíduo não está obrigado a apresentar a declaração anual de IRS. Esta dispensa pode ser concedida a contribuintes que, pelas suas características pessoais e/ou fiscais, não reunirem os requisitos exigidos por lei para estar sujeitos à entrega da declaração de IRS.

Para obter a certidão de dispensa de entrega de IRS, o contribuinte deve dirigir-se a uma repartição de Finanças e apresentar o seu pedido, juntamente com um conjunto de documentos que comprovem os motivos que fundamentam a dispensa.

Entre esses documentos podem estar, por exemplo, comprovativos de rendimentos, cópias de escrituras de compra e venda de imóveis ou qualquer outro documento relevante que demonstre que a situação fiscal do contribuinte não se enquadra nos critérios de obrigatoriedade de entrega da declaração de IRS.

É importante referir que esta certidão apenas fica disponível depois de cessado o prazo para a entrega da declaracão de IRS. Porém, para se deslocar à repartição de Finanças, é necessário agendar através do Portal das Finanças. Após o pedido e a avaliação dos documentos apresentados, a certidão é emitida, sem qualquer custo associado para o contribuinte.

Ao obter a certidão de dispensa de entrega de IRS, os contribuintes seguem uma série de procedimentos burocráticos - além dos prazos legais - que podem ser desgastantes. Contudo, a obtenção da certidão pode trazer consigo uma enorme vantagem financeira: a dispensa de pagamento de impostos que poderiam ser cobrados na declaração anual de IRS, se esta fosse entregue.

Quando começa a entrega do IRS 2023?

A entrega do IRS é uma das obrigações fiscais anuais dos cidadãos portugueses que recebem rendimentos. Todos os anos, os contribuintes estão atentos ao prazo para a entrega da declaração. Mas quando começa a entrega do IRS 2023?

De acordo com a informação disponibilizada pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), a entrega do IRS 2023 deverá iniciar-se em abril do próximo ano. No entanto, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, é possível que haja um período de pré-preenchimento.

O pré-preenchimento é uma funcionalidade que a AT disponibiliza para facilitar a entrega do IRS pelos contribuintes. O objetivo é que os dados que constam nas fontes de rendimento (como a declaração de rendimentos do empregador) sejam automaticamente incluídos na declaração do IRS, de forma a reduzir os erros e o tempo gasto pelos contribuintes na preenchimento da declaração.

É importante lembrar que, apesar de o período de entrega do IRS 2023 ainda não ter início, é preciso começar a preparar a documentação necessária para a sua entrega. Isso inclui recolher todas as faturas com número de contribuinte, recibos, despesas médicas e educacionais, entre outros documentos comprovativos de despesas realizadas no ano anterior.

Em suma, a entrega do IRS 2023 deverá começar em abril, com a possibilidade de um período de pré-preenchimento. É importante estar atento a todas as informações divulgadas pela AT acerca do tema, afim de evitar o pagamento de multas ou outros problemas com a entrega da declaração.

Como ver no Portal das Finanças quanto vou receber?

Para saber quanto irá receber no Portal das Finanças, é necessário fazer login com as suas credenciais. Caso ainda não tenha uma conta, deve criar uma nova.

No menu principal do portal, selecione a opção “IRS” e escolha o ano fiscal que deseja consultar. Em seguida, vá na opção “Consultar” e selecione “Reembolsos”.

Confirme a sua identidade inserindo o código de acesso enviado para o seu telemóvel. Depois, terá acesso aos detalhes do seu reembolso, incluindo a data de pagamento e o valor a receber.

Caso tenha qualquer dúvida ou problema ao aceder aos dados, pode contactar a linha de apoio do Portal das Finanças para obter ajuda.

É importante lembrar que os valores a receber podem variar de acordo com o tipo de reembolso e outras informações relacionadas com o seu processo fiscal.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?