Como realizar uma segunda entrevista de emprego

Como realizar uma segunda entrevista de emprego

Num mundo ideal, os candidatos a emprego candidatar-se-iam, receberiam um pedido de entrevista, apresentar-se-iam e impressionariam o gerente de contratação, e receberiam imediatamente uma oferta de emprego.

O mundo real da candidatura a empregos envolve muita recusa, numerosos rastreios e, muito provavelmente, mais do que uma entrevista antes de finalmente receber uma oferta de emprego. Para muitos candidatos, é essa segunda entrevista quando os nervos e a incerteza começam realmente a fazer efeito. "Quantos candidatos estão a chamar?" "Uma segunda entrevista significa que o querem ou que têm perguntas sobre as suas capacidades?" "Preciso de sair a correr e comprar um segundo casaco de fato?"

Dicas para uma segunda entrevista:

 

  • Reveja a sua primeira entrevista:

Antes de regressar à sala de entrevistas, reveja as suas notas da primeira reunião. Preste especial atenção aos nomes, detalhes e aspectos importantes da descrição de funções, objectivos da empresa e quaisquer problemas particulares ou áreas sensíveis do campo ou posição que o gerente de contratação possa ter identificado durante a sua conversa.

A capacidade de se referir a estes ou fornecer soluções depois de ter tido a oportunidade de reflectir pode mostrar a sua vontade de contribuir e a sua capacidade de ser um jogador de equipa. Se foi capaz de identificar os valores centrais da empresa, certifique-se de que é um modelo a seguir nesses pontos. Aprender com uma entrevista é uma habilidade crítica para um empregado dinâmico e irá marcar-lhe grandes pontos na obtenção de uma oferta de emprego.

  • Continue a pesquisar

Só por fazer a sua investigação para a primeira ronda da entrevista não significa que esteja a salvo de descansar sobre os seus louros desta vez. Os candidatos bem sucedidos sabem que devem continuar a realizar pesquisas básicas na Internet para as últimas notícias e eventos sobre os seus potenciais empregadores, bem como recolher detalhes matizados que lhe possam ter escapado nos seus mergulhos iniciais.

Para além da investigação da empresa, uma nova ronda de entrevistas significará provavelmente mais entrevistadores. A realização da devida atenção sobre as carreiras, antecedentes e educação de cada pessoa com quem se vai encontrar poderá fornecer detalhes críticos que o ajudarão a estabelecer ligações e a fazer com que pareça conhecedor e abordável.

  • Hora de falar sobre dinheiro


Outra dica que deve considerar para a entrevista da segunda volta é evitar discutir o salário.

Antes da segunda entrevista, faça a sua pesquisa quando se trata de salários médios no seu campo. Compare a informação com o seu salário actual e tente antecipar uma oferta razoável e justa que satisfaça as suas necessidades e as da empresa.

Outra área de negociação salarial que pode ser apropriada nesta fase é o pacote de benefícios de toda a importância. Se o timing parecer correcto, não hesite em perguntar sobre questões como cuidados de saúde, bónus de desempenho anual e poupanças de reforma. Com a atenção que estes tópicos estão a ganhar cada vez mais nos meios de comunicação social e no governo, os empregadores têm menos probabilidades de reagir com surpresa quando os candidatos os trazem à baila durante as rondas avançadas de entrevistas.

O resultado final quando se trata de salário é evitar ser forçado a tomar uma decisão financeira menos do que aceitável. Já discutimos anteriormente que pode fazer sentido (e cêntimos) fazer uma redução de salário em certas situações, mas essa não deve ser definitivamente a sua abordagem por defeito. Faça a sua pesquisa e conheça o seu valor com base na experiência, educação e remuneração comparável em todo o campo a fim de fazer os movimentos mais instruídos nesta fase do jogo da entrevista.

  • Fazer perguntas


Um dos benefícios que os candidatos terão na segunda volta é a capacidade de pôr em prática a informação que obtiveram durante a sua primeira entrevista. Evite perguntas generalizadas de representantes de empresas que tenha colocado e respondido durante as fases preliminares. Na segunda entrevista, mergulhe em detalhes como formação, destacamento e o que esperar durante os seus primeiros dias de trabalho. Não só aparecerá em cima das coisas, como também este tipo de perguntas direccionadas irá ajudar os entrevistadores a imaginá-lo como um membro contribuinte da equipa na posição em questão.

Como pergunta final, considere perguntar sobre os próximos passos no processo de contratação. Isto irá tranquilizar a sua mente e fará saber ao seu entrevistado que está ansioso e interessado em começar a ocupar a sua nova posição.

  • Tenha confiança em si mesmo

 É claro que se trata de um aconselhamento de qualidade para os candidatos, independentemente do local onde se encontrem no processo de contratação. A segunda entrevista, contudo, dá aos candidatos a emprego um impulso extra no departamento de adereços. De centenas de candidaturas e dezenas de entrevistas, conseguiu chegar ao topo da lista de potenciais empregados. Sinta-se orgulhoso e realizado com a sua chamada de volta e use essa energia para se sentir fresco, calmo e recolhido quando estiver sentado do outro lado da mesa do seu entrevistador.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?