Como negociar o seu primeiro salário?

Como negociar o seu primeiro salário?

Estabelecer o salário para um novo emprego pode ser uma das partes mais difíceis da negociação de uma oferta de emprego. Embora seja verdade que a maioria dos empregadores irá oferecer uma escala de salários quando se candidata a um posto de emprego, poderá ter a oportunidade de negociar o salário com base nas suas competências e experiência. Embora possa não receber o salário que deseja, é importante ter uma ideia do que merece antes de aceitar uma oferta de emprego.

Há várias formas de pesquisar o salário para um cargo específico. Pode consultar amigos e conhecidos que ocupam posições similares, pesquisar online em sites de emprego ou portais de salário, ou mesmo perguntar direitamente ao empregador na entrevista. Assim que tiver uma ideia do que outros estão a ganhar em posições semelhantes, pode utilizar essa informação como referência ao estabelecer as suas próprias expectativas salariais.

Ao estabelecer as suas expectativas, é importante considerar o seu nível de experiência. Se for um candidato inexperiente, poderá ter de aceitar um salário inferior ao de um candidato com mais anos de experiência. No entanto, se possuir competências especiais ou formação avançada, poderá conseguir negociar um salário mais elevado. Independentemente do seu nível de experiência, é sempre importante manter uma atitude positiva e confiante durante a negociação do seu salário.

Uma vez estabelecidas as suas expectativas, é importante comunicá-las clara e direitamente ao empregador. Embora possa ter de passar por uma ou duas rondas de negociação antes de chegar a um acordo, é importante não aceitar um salário inferior ao que pensa valer. Se o empregador não estiver disposto a chegar a um acordo, poderá ter de procurar outra oferta de emprego.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?