Como Melhorar o Curriculo em 5 minutos

Como Melhorar o Curriculo em 5 minutos

 5 Pontos "Chave" para otimizar o seu Currículo

Não tem a certeza de como preencher o seu CV?
Não se preocupe, vamos mostrar-lhe que informação deve escrever no seu CV para aumentar as suas possibilidades de encontrar um emprego, ou para ter mais sucesso quando encontrar ofertas de emprego que lhe interessem.

Existe muita informação contraditória sobre o que colocar num CV ou como este deve ser estruturado. Foi por isso que achámos necessário ajudá-lo a encontrar um emprego o mais rapidamente possível.
É importante saber que mesmo que possua uma experiência de trabalho impressionante ou vários diplomas universitários, escrever o seu CV incorrectamente não o ajudará a obter quaisquer entrevistas de emprego.

1. Nome e detalhes de contacto

No topo do seu currículo, coloque o seu nome completo e um endereço de correio eletrónico com uma extensão profissional. O número de telefone e o endereço são opcionais, mas recomendamos que os inclua. Se estiver a candidatar-se a um emprego fora do país, pode fazer sentido omitir o seu endereço. Quanto à formatação e desenho, mantê-lo simples e "limpo". Sem distrações. Não demasiadas fontes ou cores. Na verdade, esta é uma boa dica sobre como formatar o CV completo.

2. Sumário do Parágrafo

Esta é a secção seguinte do seu CV, e deve ir logo a seguir ao seu nome e informações de contacto. Esta secção é uma breve carta de apresentação e consiste num resumo de duas ou três frases das suas expectativas, pontos fortes profissionais, qualificações ou realizações.

3. Experiência Laboral

Se já teve alguma experiência de trabalho anterior, incluindo estágios, é aqui que a deve colocar.

É uma das primeiras coisas que o gestor de recursos humanos vai querer ver no seu currículo.

Por conseguinte, deve estar na metade superior da primeira página, para ser visível à primeira vista.

Deve colocá-lo por ordem cronológica, o mais recente primeiro, e listar os títulos de emprego, nomes de empresas e datas de início e fim. Pode colocar apenas os anos ou o mês e o ano em que começou e terminou cada trabalho e depois, é claro, colocar as tarefas que tomou a seu cargo ou os objetivos que alcançou em cada trabalho. Sugerimos 4 a 8 pontos para cada um deles. Tente falar sobretudo sobre o que realmente conseguiu. Isto faz uma grande diferença.

4. Habilidades

Esta é a próxima grande secção do seu currículo. Lemos muitas vezes que deve colocá-lo antes da sua experiência de trabalho, mas isto é falso. Só faz sentido colocar as competências em primeiro lugar se não se tiver experiência de trabalho.

Este é o razoamento: os recrutadores não querem ver uma longa lista de competências sem poderem ver onde aprendeu ou utilizou cada competência.

Na sua secção de competências, pode listar as principais competências que são relevantes para o trabalho a que se candidata, e pode mesmo colocá-las sob algumas rubricas ou categorias se pensar que faz sentido para o seu trabalho e para a sua indústria.

Não há um número "mágico" de competências a enumerar. Algumas pessoas podem precisar apenas de 3-10; outras podem precisar até 20. Tudo depende de há quanto tempo se trabalha e em que indústria se está.

Certifique-se de que pensa sobre o que é relevante para o trabalho a que se candidata, não se limite a enumerar um monte de competências irrelevantes para esse trabalho em particular.
Finalmente, tenha em mente as palavras-chave, este é o melhor lugar para as colocar no seu currículo.

5. Formação

Coloque o nome dá(s) sua(s) escola(s), o seu campo de estudo e a sua data de graduação, a menos que pense que a sua data de graduação pode causar alguma discriminação contra si por causa da sua idade. Se se formou há muito tempo, não coloque as datas diretamente.

6. Experiência de voluntariado (opcional)

Se fez algum trabalho voluntário ou ajudou de alguma forma na sua comunidade, é aqui que o deve colocar. Pode listar o local, datas, e categoria de trabalho que fez. Se não fez nenhum trabalho voluntário ou relacionado com a comunidade, não se preocupe, apenas não coloque esta secção no seu CV e pronto

7. Prémios/eventos (Opcional - Pode ser combinado com outras secções)

Sempre que receber prémios ou outros reconhecimentos pelas suas realizações, deve colocá-los no seu CV. No entanto, nem sempre é necessário dedicar uma secção a isto. Isso depende de si. Se tiver recebido um prémio académico, pode incluí-lo na secção Educação, por exemplo, sob a sua licenciatura.

Se recebeu um prémio ou reconhecimento por excelente desempenho num projeto, ou trabalho anterior, pode incluí-lo sob esse trabalho específico na sua secção de experiência de trabalho. Assim, embora os prémios e realizações sejam uma coisa ótima para incluir em qualquer CV, nem sempre precisam de uma secção própria.

 

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?