As principais categorías de currículo

As principais categorías de currículo

Como candidato a emprego, é óbvio que se vai candidatar a qualquer nova candidatura de emprego com esperança e positividade. Afinal, possui características e competências diferentes, melhores e mais convincentes do que as de outros candidatos.

Por que razão então apresentaria um CV que é exatamente igual aos outros 10 ou 100 que são apresentados? O conteúdo e formato do currículo devem ser direcionados tanto para o candidato como para a indústria do trabalho a que se candidata. Embora a maioria de nós esteja familiarizada com o formato tradicional de currículo cronológico, esta pode não ser a melhor opção para o ajudar a destacar-se. Aqui analisamos de perto os três principais tipos de CV e os cenários em que devem ser utilizados.

 

Currículo Cronológico

O formato cronológico é o pão e a manteiga dos candidatos para a maioria das vagas de emprego modernas. Neste formato, a sua experiência profissional, educação e atividades extracurriculares são listadas por ordem decrescente e os itens mais recentes aparecem no topo da página.

Comece esta categoria de currículo com o seu título de emprego mais recente. Cada posto de trabalho deve ser seguido de uma descrição dos seus deveres, realizações e competências nessa posição específica. Siga a sua experiência de trabalho com uma secção de educação num formato cronológico semelhante.

Um currículo cronológico é muitas vezes o formato preferido pela maioria dos entrevistadores porque é o mais comum, portanto, o mais reconhecível. Este formato também permite ao entrevistador ver de relance que experiência recente pode ter.

Currículo Funcional

Os currículos funcionais são muitas vezes, redundantemente, mais funcionais na descrição de competências e experiência relevantes. Em vez de listar as suas posições por ordem de ano e data, os currículos funcionais destacam várias áreas-chave de experiência, responsabilidades e realizações. Siga cada secção relevante para destacar e apoiar os seus pontos fortes.

Os currículos funcionais são úteis se for jovem e tiver pouca experiência de trabalho. Ao desenvolver um currículo funcional, os candidatos devem prestar especial atenção à listagem de empregos. Reveja a descrição de funções para as competências ou requisitos básicos desejados e prepare o seu currículo para estes fins. O objectivo do currículo funcional é dirigir-se ao entrevistador com as razões exactas pelas quais faria a melhor contratação para o cargo em questão.

Currículo "Misto"

Um currículo combinado é autoexplicativo. Esta categoria de currículo tenta cobrir o melhor do mundo funcional e cronológico, agrupando competências relevantes num formato cronológico desde os trabalhos mais recentes até aos mais históricos. Agrupa as suas competências e realizações num formato anual no topo do seu CV. A história do trabalho seguirá com uma lista de títulos por ano e mês para fornecer o contexto e a história do trabalho.

Lembre-se que na secção de experiência de trabalho não necessitará de fornecer detalhes adicionais, visto que esta informação foi previamente transmitida na secção de realizações e competências acima. Este pode ser frequentemente um formato desejável para uma listagem com requisitos mais técnicos. Se o seu trabalho requer certificações específicas, diplomas ou educação, considere um currículo combinado.

Independentemente do formato de currículo que escolher, deve ser fiel à sua personalidade e experiência de trabalho particulares para obter os melhores resultados. Embora o formato cronológico seja muitas vezes o padrão e o mais reconhecível, existem outras opções disponíveis para o ajudar a marcar pontos. Escolha o formato de currículo que melhor se adapta à situação para lhe dar a melhor hipótese de sucesso na sua procura de emprego.

 

Imagem com letras de CV

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?