Reforçar a sua relação de trabalho com os seus colegas

Alguma vez esteve num ambiente de trabalho onde as circunstâncias simplesmente não parecessem encaixar com os seus colegas de trabalho? Talvez ninguém se incomode em dizer um "bom dia" diariamente.

Se o título deste artigo o atraiu o suficiente para "ler mais", provavelmente já esteve em posição de experimentar pelo menos uma das infelizes circunstâncias no seu lugar de trabalho. A hostilidade ou a falta de boas relações pode não só criar um ambiente de trabalho desconfortável, mas também pode reduzir a produtividade e tornar o trabalho de equipa ineficiente ou praticamente impossível.

Embora isto possa ser um quadro sombrio, a esperança toda não está perdida. Se estiver numa situação difícil ou apenas à procura de evitar problemas, temos muitas sugestões sólidas sobre como conseguir que os seus colegas de trabalho gostem de si.

Faça que os seus colegas de trabalho se sintam importantes

Todos, incluindo você mesmo, querem sentir-se valorizados num ambiente de trabalho e na nossa vida pessoal.
Uma das melhores formas de dar o tom para as boas relações de escritório é fazer saber aos seus colegas de trabalho que valoriza os seus esforços e aprecia as suas contribuições. Mostre apreço quando um colega de trabalho desempenhe um trabalho bem-feito e não tenha medo de parar alguém no corredor para um rápido elogio sobre algum aspeto do seu desempenho. Estes pequenos retoques vão contribuir muito para o aquecimento da relação fria entre colegas de trabalho.

Ouça o que o seu colega de trabalho quer-lhe dizer.

Ter objetivos, necessidades e desejos é uma grande parte de se sentir realizado na vida profissional. Se as coisas estão fora de controlo com um colega de trabalho, pode ser em parte porque eles não sentem que as suas necessidades profissionais são satisfeitas. Ouça ativamente o que o seu colega, mais deseja-lhe dizer e comunique com eles em termos destes objetivos.

Isto irá ajudá-lo a sentir que estão a trabalhar em conjunto para alcançar o sucesso profissional.

Mostre um interesse sincero

Se procura formar relações sinceras e amigáveis com os seus colegas de trabalho, deve provavelmente começar a eliminar a palavra "eu" do seu vocabulário. Os locais de trabalho exigentes podem ser ambientes stressantes, e é bom saber que alguém se preocupa com a forma como se está a sair, tanto pessoal como profissionalmente. Tente interagir com os seus colegas de trabalho, perguntando-lhes como estão a lidar com a carga de trabalho do novo projeto.

Ao entrar em contacto, pergunte sobre a sua família, animal de estimação, ou um passatempo social que tenham dado a conhecer no escritório. Isto irá contribuir muito para mostrar que está interessado no bem-estar do seu colega de trabalho.

Faça coisas por todos e tente sempre sorrir

Note que o seu colega de trabalho está doente ou sobrecarregado por um projeto, ou prazo de entrega massivo. Se tiver a capacidade, ofereça-se para intervir e ajudar na altura certa. Também pode ajudar quando se encontra a precisar de um conjunto extra de olhos ou de um par de mãos extra.

Pergunte regularmente aos seus colegas de trabalho se precisam da sua ajuda e não se esqueça de sair ocasionalmente do seu departamento específico para demonstrar à sua empresa a sua vontade de assumir funções e responsabilidades.

Esta dica para a felicidade no local de trabalho pode parecer um pouco básica, mas é garantido que funciona.

Um sorriso é uma das formas mais fáceis de comunicar a simpatia e a facilidade de aproximação. Ambas qualidades contribuirão em muito para conquistar os seus colegas de trabalho. Toda a gente está destinada a ter um dia mau aqui e ali, por isso não se sintam obrigados a colocar uma cara feliz em todos os momentos. Esforce-se para sorrir e ser acessível nas suas interações e poderá descobrir que o seu próprio humor melhorou, bem como o dos seus colegas de trabalho.

Se tiver de criticar, faça-o com tato.

Especialmente se estiver numa posição de gestão, haverá momentos em que terá de oferecer críticas construtivas ou correções aos seus colegas de trabalho. Lembre-se de ser respeitoso e tenha em mente a regra de ouro de tratar os outros como gostaria de ser tratado durante estas interações. Evite criticar os seus colegas de trabalho em frente do resto dos seus colegas de equipa ou outros no escritório. Além disso, em vez de dizer a alguém que cometeu um erro, faça uma crítica construtiva sobre o que teria sido uma abordagem melhor ou mais eficaz.

Mostre um interesse sincero

Se procura formar relações sinceras e amigáveis com os seus colegas de trabalho, deve provavelmente começar a eliminar a palavra "eu" do seu vocabulário. Os locais de trabalho exigentes podem ser ambientes stressantes, e é bom saber que alguém se preocupa com a forma como se está a sair, tanto pessoal como profissionalmente. Tente interagir com os seus colegas de trabalho, perguntando-lhes como estão a lidar com a carga de trabalho do novo projeto.

Lembre-se do velho provérbio"Para bom entendedor, meia palavra basta" e será capaz de promover a felicidade dos seus colegas de trabalho mesmo em conversas de feedback difíceis.

Como reflexão final, terá de contar com a ajuda dos seus colegas de trabalho a vários níveis da hierarquia da empresa. Construir e manter amizades com os seus colegas de trabalho é gratificante e vale a pena o trabalho extra pelos benefícios que irá receber em produtividade e satisfação no local de trabalho.

 

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?