5 dicas para escrever sua carta de apresentação

5 dicas para escrever sua carta de apresentação

Seu currículo está atualizado e seus objetivos de trabalho estão definidos. Mas você sabe como escrever uma boa carta de apresentação?

Apesar de ser uma etapa às vezes ignorada pelos candidatos, escrever uma boa carta de apresentação aumenta suas chances de conseguir uma entrevista de trabalho.

Isso porque ela complementa o currículo e é uma excelente ferramenta para despertar o interesse do recrutador. Não é à toa que o documento também é conhecido como carta de motivação.

Por isso, se você deseja sair do lugar comum e criar uma carta de apresentação memorável, este artigo foi feito para você. Continue lendo para conhecer 5 dicas práticas para você preparar uma carta de apresentação imbatível.  

Confira 5 dicas para escrever sua carta de apresentação

1. Mostre sua personalidade

O seu currículo já apresenta suas competências e habilidades profissionais, certo? É por isso que você deve aproveitar a carta de apresentação como um ótimo recurso para demonstrar sua personalidade.

Você não precisa ser muito informal ou escrever um grande testamento. O que importa mesmo é que o tom da sua carta de apresentação combine com o seu estilo e com o cargo almejado por você, mas sem uma linguagem chata ou cansativa.  

Se você acredita que a primeira impressão é a que fica, pense que a carta de apresentação muitas vezes é o primeiro contato que você terá com a empresa. Por isso, mostre sua personalidade e fique na memória do recrutador.

2. Mencione algo único e de destaque sobre você

Ao escrever sua carta de apresentação, seu objetivo é fazer o recrutador lembrar de você.

Você pode fazer isso ao escrever algo pessoal ou profissional que o conecte com o negócio da empresa ou compartilhando uma experiência relevante que pode ser interessante para o recrutador, por exemplo. Pense nos problemas que você resolveu durante sua carreira, nos seus trabalhos de maior destaque e nas metas desafiadoras que você alcançou.

Você não precisa mencionar todos os detalhes. Mas apresentar um bom exemplo das suas conquistas profissionais ajudará o recrutador a conhecer mais sobre o seu trabalho na prática.

3. Esqueça os modelos padronizados para todas as vagas

É verdade que você pode usar um mesmo currículo para diferentes vagas. Mas não pense em fazer isso com a sua carta de apresentação.

Como falamos, é interessante que você escreva algo que o conecte com o recrutador e a empresa. Por isso, dedique um tempo para escrever uma carta de apresentação personalizada e única para cada recrutador.

Sua carta não precisa ser extensa, mas precisa mostrar que você escreveu algo específico para essa vaga. Caso você não tenha muitas informações, mencione o nome da empresa, o nome do recrutador ou um dado relacionado à área de negócios da companhia, por exemplo.

4. Revise seu texto e a formatação

Antes de enviar sua carta de apresentação, leia o seu texto duas ou três vezes e pergunte a si mesmo:

  • A mensagem que eu quero transmitir está clara?
  • O texto está muito longo?
  • Todas as frases estão escritas de forma fácil de entender?
  • Há algum erro de gramática ou pontuação?

Além disso, considere também a formatação do seu texto, seja para escrever um e-mail ou para usar um template de carta de apresentação.

Lembre-se de que um erro de gramática ou de digitação pode colocar tudo a perder. Por isso, não corra esse risco e sempre revise o seu texto com um olhar crítico e atento aos detalhes.

5. Conclua sua carta de apresentação

Para fechar sua carta de apresentação com chave de ouro, coloque-se à disposição do recrutador para um próximo contato. Na prática, chamamos essa parte da mensagem de call to action, que significa chamada para ação.

Você pode fazer um convite para uma chamada de vídeo, uma conversa presencial ou um momento para que você possa apresentar alguma ideia inovadora para a empresa, por exemplo.

Sua atitude ao concluir a carta deve estimular o recrutador a seguir para o próximo passo e finalmente agendar uma entrevista com você.

Confira 5 dicas para escrever sua carta de apresentação Pronto para escrever uma carta de apresentação memorável?

Ao escrever sua carta de apresentação, desafie-se a fazer algo diferente, com personalidade, clareza e que seja realmente interessante e memorável para o recrutador.

Escreva com um tom entusiasmado, mostre suas motivações e sua paixão pela área ou pelo negócio da empresa. Ao seguir essas 5 dicas, você certamente estará mais perto de escrever uma carta de apresentação imbatível para os recrutadores.


 

 

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?