Como trocar a entrevista quando surgem imprevistos

Alguma vez quiseste ir a uma entrevista de emprego, mas aconteceu um imprevisto? Leia este artigo!

Num universo ideal, chegaria para a sua entrevista 15-20 minutos antes da hora estimada. Estaria calmo, fresco e recolhido, tendo-se dado bastante tempo extra para fazer o trajeto da manhã. Poderia até ter parado para uma rápida, estimulante e estimulante chávena de café. Em suma, as coisas teriam corrido exactamente como planeado.

Mas a situação real é muito diferente da realidade, e os imprevistos acontecem. De um momento ao outro, as crianças ficam doentes, os autocarros atrasam-se, os carros não funcionam, acorda-se com constipações, gripe ou outros incómodos que são com certeza impossíveis de prever

Se esteve no mercado de laboral em algum momento, sabe os imprevistos podem acontecer e que em alguns caos dada altura será necessariamente forçado a cancelar ou reprogramar uma entrevista de emprego que esteve a desejar por algum tempo.

Num esforço para preparar-lhe para este cenário temível, elaborámos uma lista de pontos a fazer e a não fazer e recomendações para o ajudar a tirar o máximo partido de um dos cenários mais infelizes que um candidato a emprego pode enfrentar.

1. A comunicação é muito importante

Antes de mais, se tiver alguma hipótese de obter outra entrevista ou, uma oferta de emprego após recusar a primeira tentativa, a comunicação será fundamental. Assim que pensar que as coisas podem correr mal, envie uma comunicação inicial ao recrutador ou ao contacto de contratação. Mesmo desta forma, poderá ainda ter uma oportunidade e será muito menos do que se simplesmente não aparecer ou telefonar, ou enviar um correio eletrónico no último minuto do grande dia.

No que respeita à comunicação, não se esqueça de facultar vários detalhes precisos sobre as situações que dão espaço para a necessidade de cancelar. É crucial que se mantenha sempre fiel aos factos e não invente uma história.

As entidades patronais também fazem ouvir as pessoas para isso e compreenderem questões como, por exemplo, atrasos ferroviários, tráfego intenso ou crianças doentes. Dê uma razão razoável para que tenha de remarcar e deixar espaço suficiente sem prejudicar as suas hipóteses de obter a oferta de trabalho final.

2. Fale com calma e tente reprogramar a entrevista

Se precisar de anular a sua primeira entrevista, é essencial que proponha ou requeira uma data totalmente nova para se encontrar com o recrutador ou gerente de recrutamento que saiba que ainda está empenhado e interessado.

Apesar de o novo agendamento ser por uma razão legítima, a falta de previsão pode oferecer uma tipo de atitude negativo em relação à sua candidatura.

Enquanto for possível, procure planificar a sua nova agenda e data dentro de poucos dias. Lembre-se de se dar tempo suficiente para recuperar de todos os incidentes ou condições que provocaram o reescalonamento original e apareça com rapidez para evitar parecer pouco fiável.

3. Se prepare para ser perguntado

Na data da entrevista, é quase garantido que a questão da sua reprogramação será abordada. Por esta razão, deve poder antecipar-se a isso, abrindo a entrevista com uma desculpa e um agradecimento pela flexibilidade.

Se estiver mais relaxado e com uma boa vontade, a entidade patronal tomará nota e ficará surpreso com as suas boas maneiras. Estas são razões positivas para a eliminação de uma má impressão que possa ter formado na sua cabeça.

4. Finalmente chega o resultado definitivo

A reprogramação de uma entrevista de emprego está distante do objetivo de qualquer pessoa. É importante que os candidatos transmitam a necessidade de uma nova data e hora de entrevista, incluindo dar a maior antecedência possível.

É importante exigir um dia e uma hora totalmente nova que se adaptem à sua situação e, faça o que fizer, não deixe de aparecer no dia da entrevista. Se não o fizer, isso não só afetará as suas perspetivas para o cargo atual, mas a sua indústria é provavelmente muito menor do que pensa, e a iniciativa de desperdiçar o seu tempo, ser pouco fiável ou ser um candidato pobre pode espalhar-se rapidamente, afectando a sua capacidade de colocar o seu pé na porta para futuros cargos.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?