Dicas para causar uma boa primeira impressão numa entrevista de emprego

As primeiras impressões são importantes? Estudos psicológicos revelam que afecta as relações interpessoais. Portanto, é de grande importância cuidar dos mais detalhes de modo a causar uma boa impressão no entrevistador logo desde o primeiro momento.

Se um candidato ultrapassar os requisitos e experiência estabelecidos no sector, mas a sua imagem e primeira impressão não tiver sido a mais adequada, esta pode ser uma das razões para não ser selecionado. É por isso que elaboramos uma lista de dicas para o ajudar a causar uma boa primeira impressão na próxima entrevista, para o ajudar a conseguir o emprego.

Não fique sem respiração
Em vez de dominar a conversa, tente desenvolver um bom diálogo com o seu entrevistador. Faça perguntas e mantenha as suas respostas completas mas breves. As melhores entrevistas serão mais como uma conversa amigável sobre café do que uma tese embaraçosa e desconfortável em ziguezague sobre as suas realizações pessoais.

Não se chame a si próprio uma pessoa popular
Para começar, o rótulo de uma pessoa do povo é mais do que um pouco confuso. Será que isso significa que gosta de pessoas? Ou, talvez, pessoas como você? Ou talvez seja apenas uma frase redundante que deve abandonar completamente o seu vocabulário de entrevista. No lugar dos descritores cansados e demasiado usados, use verbos de ação e resultados da vida real para explicar a sua gestão ou estilo de trabalho em equipa.

Preste atenção à higiene
Não importa quão encantadora seja a personalidade da pessoa sentada do outro lado da mesa, se houver um pedaço de espinafre entre os dentes ou um odor avassalador de mau hálito a emanar do seu caminho, é provável que não se lembre de muito mais. Assegure-se de aparecer na entrevista polido e fresco para evitar ser distraído da qualidade da sua candidatura.

Deixar a má atitude à porta
Nenhum empregador gosta de lidar com empregados com más atitudes ou algo menos do que um espírito "can do". Com isso em mente, não estrague a sua hipótese de marcar uma grande posição nova ao ser negativo. Isto é especialmente verdade quando se trata de falar sobre o seu antigo patrão. É provável que, se estiver disposto a falar mal de uma empresa, é provável que faça o mesmo no futuro, uma grande bandeira vermelha potencial para o seu entrevistador.

Da mesma forma, tente ser positivo, optimista e entusiasmado com a sua potencial nova posição. Certifique-se de fazer contacto visual com o seu entrevistador e, numa entrevista multi-pessoal, faça contacto visual com cada pessoa e não deixe de responder profissional e exaustivamente às perguntas. Há muitas anedotas sobre atitudes positivas com impacto nos resultados, por isso não se esqueça de se preparar para o sucesso deixando a negatividade à porta da sala de entrevistas.

Fazer as perguntas certas
Pode pensar na entrevista como uma oportunidade para uma nova empresa o conhecer, mas é mais como uma via de dois sentidos quando se trata de obter informação. Fazer perguntas durante a entrevista agora só lhe permite conhecer a empresa e a cultura, mas também o ajuda a parecer mais conhecedor e interessado num emprego.

Chegar a tempo
Uma das piores coisas que um candidato pode fazer é chegar atrasado à sua entrevista. Claro, coisas como tráfego, acidentes e atrasos nos transportes públicos podem estar fora do seu controlo. Os candidatos inteligentes, contudo, dão a si próprios mais do que tempo suficiente para o caso de surgir alguma coisa.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?