Dicas para causar uma boa primeira impressão numa entrevista de emprego

Dicas para causar uma boa primeira impressão numa entrevista de emprego

As primeiras impressões são importantes? Estudos psicológicos revelam que afecta as relações interpessoais. Portanto, é de grande importância cuidar dos mais detalhes de modo a causar uma boa impressão no entrevistador logo desde o primeiro momento.

Se um candidato ultrapassar os requisitos e experiência estabelecidos no sector, mas a sua imagem e primeira impressão não tiver sido a mais adequada, esta pode ser uma das razões para não ser selecionado. É por isso que elaboramos uma lista de dicas para o ajudar a causar uma boa primeira impressão na próxima entrevista, para o ajudar a conseguir o emprego.

Não fique sem respiração
Em vez de dominar a conversa, tente desenvolver um bom diálogo com o seu entrevistador. Faça perguntas e mantenha as suas respostas completas mas breves. As melhores entrevistas serão mais como uma conversa amigável sobre café do que uma tese embaraçosa e desconfortável em ziguezague sobre as suas realizações pessoais.

Não se chame a si próprio uma pessoa popular
Para começar, o rótulo de uma pessoa do povo é mais do que um pouco confuso. Será que isso significa que gosta de pessoas? Ou, talvez, pessoas como você? Ou talvez seja apenas uma frase redundante que deve abandonar completamente o seu vocabulário de entrevista. No lugar dos descritores cansados e demasiado usados, use verbos de ação e resultados da vida real para explicar a sua gestão ou estilo de trabalho em equipa.

Preste atenção à higiene
Não importa quão encantadora seja a personalidade da pessoa sentada do outro lado da mesa, se houver um pedaço de espinafre entre os dentes ou um odor avassalador de mau hálito a emanar do seu caminho, é provável que não se lembre de muito mais. Assegure-se de aparecer na entrevista polido e fresco para evitar ser distraído da qualidade da sua candidatura.

Deixar a má atitude à porta
Nenhum empregador gosta de lidar com empregados com más atitudes ou algo menos do que um espírito "can do". Com isso em mente, não estrague a sua hipótese de marcar uma grande posição nova ao ser negativo. Isto é especialmente verdade quando se trata de falar sobre o seu antigo patrão. É provável que, se estiver disposto a falar mal de uma empresa, é provável que faça o mesmo no futuro, uma grande bandeira vermelha potencial para o seu entrevistador.

Da mesma forma, tente ser positivo, optimista e entusiasmado com a sua potencial nova posição. Certifique-se de fazer contacto visual com o seu entrevistador e, numa entrevista multi-pessoal, faça contacto visual com cada pessoa e não deixe de responder profissional e exaustivamente às perguntas. Há muitas anedotas sobre atitudes positivas com impacto nos resultados, por isso não se esqueça de se preparar para o sucesso deixando a negatividade à porta da sala de entrevistas.

Fazer as perguntas certas
Pode pensar na entrevista como uma oportunidade para uma nova empresa o conhecer, mas é mais como uma via de dois sentidos quando se trata de obter informação. Fazer perguntas durante a entrevista agora só lhe permite conhecer a empresa e a cultura, mas também o ajuda a parecer mais conhecedor e interessado num emprego.

Chegar a tempo
Uma das piores coisas que um candidato pode fazer é chegar atrasado à sua entrevista. Claro, coisas como tráfego, acidentes e atrasos nos transportes públicos podem estar fora do seu controlo. Os candidatos inteligentes, contudo, dão a si próprios mais do que tempo suficiente para o caso de surgir alguma coisa.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?