¿Queres conchecer umas dicas sobre a importancia da lianguagem coporal?

¿Queres conchecer umas dicas sobre a importancia da lianguagem coporal?

Linguagem Corporal numa Entrevista de Emprego

Se já passou um encontro embaraçoso numa "blind" date ante uma pessoa que não está interessada em comer, provavelmente sabe como a linguagem corporal é importante para a comunicação na atualidade.

Claro, que a espécie humana pode ter desenvolvido um sistema de linguagem bastante aperfeiçoado ao longo dos anos, mas esse aperto de mão pouco contundente, falta de contacto visual, ou posição fora do corpo, pode dizer-lhe tanto ou mais do que as pessoas podem falar de um encontro.

A saber isto, os candidatos que se preparam para entrevistas de emprego seriam míopes em ignorar a importância da comunicação não verbal durante a sua entrevista com os responsáveis de contratação. Do mesmo modo que pesquisar potenciais empregadores ou preparar um currículo, praticar uma boa postura e controle da linguagem corporal é essencial para aqueles que procuram sucesso na entrevista. Não sabe por onde começar?  Nós temos algumas dicas para ajudá-lo a controlar a sua linguagem corporal na entrevista de emprego.


1. Postura

Para todos aqueles que já ouviram a sua mãe dizer "Coloque-se bem", isto é para si. A má postura não só é má para a saúde das suas costas, mas também para a sua vida.

Pode transmitir muito mais do que pretende a potenciais empregadores. Se estiver sentado ou de pé, o seu objetivo deve ser manter os seus ombros direitos e evitar descuidar-se.

Quando estiver sentado à mesa de entrevista, coloque ambos os pés no chão e certifique-se de que as suas costas permanecem em contacto com a cadeira ou que está sentado direito no seu assento. Em caso de dúvida, espalhe os seus ombros algumas vezes para aquecer esses músculos e habituar o seu corpo nesta posição incómoda, mas correta.

2. Sorrir

A menos que for um desses tipos com má cara, esta parte da sua linguagem corporal deve ser fácil e natural e vai fazê-lo parecer profissional, relaxado e confiante. Um sorriso sincero ao cumprimentar o seu entrevistador e durante toda a reunião ajudará a fluidez da conversa e poderá também colocar o gestor contratado à vontade, o que reforçará a sua opinião sobre as suas capacidades sociais e de aproximação. Pratique o sorriso no espelho para ter a certeza de que não está a atirar um sorriso caricatural e estará a caminho de uma oferta de emprego que o fará cantar de felicidade.

3. Contacto visual

Uma forma de comunicação não verbal que as vezes é marcada como essencial. O contacto visual é fundamental para os candidatos que procuram praticar bons hábitos de linguagem corporal durante a sua entrevista. Em vez de olharem para o entrevistador, os candidatos devem praticar o contacto visual durante os momentos apropriados de comunicação. Isto é especialmente importante quando se entrevistam várias pessoas em simultâneo. Um forte contacto visual irá ajudá-lo a parecer atento e cativante, o que é uma enorme vantagem para quem contrata do outro lado da mesa.

4. Aperto de mão e gestos corporais

Com tantos avanços em tecnologia e comunicação como os entrevistadores modernos enfrentam, é importante saber que algumas coisas não saem de moda quando se trata de interação humana. Um aperto de mão firme e bem praticado continua a ser uma parte essencial dos cumprimentos e acordos em todo o mundo. Pratique uma técnica de aperto de mão adequada e certifique-se de que tem um aperto de mão firme, mas educado. E quanto ao "aperto de mão elétrico"... não o faça. Independentemente do campo de trabalho, ninguém quer começar as apresentações com uma mão esmagada.

Enquanto aos gestos do corpo nas suas conversas sem problemas, para a maioria de nós é um hábito mais frequente, mas tem alguns efeitos negativos. Quando estiver na sala de entrevistas, mantenha os gestos corporais no mínimo. Evite apontar, bater palmas, ou levantar os braços no ar, pois estes podem ser vistos como gestos agressivos ou abruptos ao falar com um estranho "relativo". Precisa de segurar algo nas suas mãos? Tente apertar levemente as mãos no colo para evitar dar a aparência de uma pessoa que fica nervosa.

A nossa palavra final sobre linguagem corporal durante a entrevista é: relaxe, respire fundo, apresente-se com antecedência. Prepare-se para que a sua entrevista for mais confiante e se concentre mais no seu corpo e na sua mente. A preparação para a entrevista em todos os aspetos, incluindo a linguagem corporal, irá ajudá-lo a parecer profissional e calmo, aumentando as suas chances de conseguir essa importante oferta.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?