5 modos de demonstrar a sua liderança

5 modos de demonstrar a sua liderança

Se tem lido listas de empregos ou artigos sobre tópicos de emprego ultimamente, provavelmente já se encontrou com o termo "liderança". Mais do que um simples descritor para uma figura política ou chefe da indústria, a liderança no mundo da carreira também implica uma espécie de capacidade encantatória de fazer coisas que podem ser incrivelmente valiosas para os empregadores que procuram atrair novos talentos.

Se é tão valioso para as empresas, então como pode demonstrar as suas capacidades de liderança na entrevista ou no processo de candidatura?

Leia a nossa lista de cinco maneiras de mostrar ser um líder durante a sua próxima entrevista de emprego.

Debate sobre as suas conquistas de liderança do passado

Há um velho provérbio que diz que a elite empresarial mais bem sucedida lidera pelo exemplo. Esta verdade universal é duplicada no caso de se demonstrar a sua capacidade de liderança durante uma entrevista de trabalho.

Em vez de dizer ao seu entrevistador com capacidades de liderança, apresente uma série de exemplos concretos baseados nas suas experiências pessoais e de trabalho passadas. Apesar de o seu conjunto de competências profissionais ser incrivelmente importante para a aplicabilidade imediata ao cargo, as realizações pessoais também não devem ser descontadas. Se tiver liderado com sucesso uma equipa de escritório no desenvolvimento de um novo projecto, trabalhe nisso com o seu papel individual no planeamento, organização e implementação. Se nos fins-de-semana também liderar actividades de voluntariado, treinar desportos juvenis ou actuar como líder na sua comunidade, isto será também uma mais-valia para o seu potencial empregador. As capacidades de liderança bem fundamentadas demonstradas através de experiências reais terão um impacto muito maior do que as palavras e as garantias que só por si poderiam ter.

Fale das suas conquistas com calma

Claro, pode pensar que o seu projecto ou posição foi um sucesso impressionante, mas se há uma coisa que a política moderna e as notícias de entretenimento nos ensinaram, é que é fácil cair numa hipérbole nesta área. Em vez de declarar que foi um grande modelo ou líder, coloque as suas realizações em números. Se um êxito resultou num aumento de X dólares em receitas para o seu empregador anterior ou viu um aumento de Y em vendas, não se esqueça de comunicar isso.

Da mesma forma, não deixe de mencionar o número de pessoas envolvidas na equipa que liderou e estabelecer prazos em semanas, meses e anos. Isto permitirá ao seu potencial empregador relacionar mais facilmente aquela "enorme" realização em números reais que pode ser aplicada à sua visão do seu papel na nova posição

Manifestar a capacidade de actuar de forma decisiva

Ser um grande líder nem sempre é sobre o objectivo final ou o resultado. Certo, os grandes projectos e realizações parecem óptimos num currículo, mas são as tarefas mais pequenas de dia para dia que constituirão a maior parte da sua posição. Não deixe de ilustrar a sua capacidade de tomar decisões quotidianas, para além de comunicar grandes sucessos.

Gerir questões pontuais de serviço ao cliente ou lidar com crises menores mas de impacto demonstra a capacidade de agir independentemente de uma forma que constrói confiança e atinge um nível de confiança que é importante para os empregadores que procuram líderes para ajudar a orientar os seus negócios. Passe algum tempo a apresentar vários exemplos de liderança quotidiana e não deixe de trabalhar neles, para além de realizações maiores ou a longo prazo.

Manter uma conversação com calma e confiança

Toda a experiência de trabalho e história de capacidades de liderança não significará muito para o seu empregador potencial se não realçar estas qualidades durante a entrevista propriamente dita. Os líderes naturais têm uma forma calma, fácil e confiante de mostrar-lhes o que está à sua volta. Embora muito disto seja a sua própria personalidade interior, há várias maneiras de se preparar para agir como um líder no dia da entrevista.

Praticar possíveis perguntas de entrevista para evitar passos errados ou pausas embaraçosas na conversa. Se estiver a entrevistar para uma posição nova ou ligeiramente diferente, não se esqueça de estudar os conhecimentos, regras ou procedimentos anteriores que possam surgir durante a conversa da entrevista. Ser um especialista na sua área não só aumenta a confiança e o desempenho, mas também aumenta a impressão do seu potencial empregador sobre a sua capacidade de agir como líder tanto na sua área como na sua nova posição.

Exponha a sua paixão

Uma das principais características dos líderes é a capacidade de sair à frente da multidão. Com isto em mente, é importante que mostre paixão pela sua carreira e pela posição para a qual está a entrevistar. Em algum momento do processo de entrevista, ser-lhe-á inevitavelmente perguntado: "Porque quer trabalhar para esta empresa"? A capacidade de responder com um conjunto pronto de respostas que demonstrem o seu empenho no seu campo e o seu entusiasmo pela oportunidade potencial irá marcar grandes pontos com os seus novos empregadores.

Antes da sua entrevista, faça a diligência básica tanto sobre o cargo como sobre a empresa. Veja tópicos como a cultura empresarial, antecedentes, história da empresa, valores e muito mais. Encontrar formas de comunicar que está entusiasmado com a oportunidade de trabalhar numa empresa com estes ideais, visto que correspondem aos seus, é um indicador chave das capacidades de liderança que irão contribuir em muito para transformar uma entrevista numa oferta de emprego.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?