Quer mudar de carreira? Olha as seguintes dicas

Quer mudar de carreira?  Olha as seguintes dicas

Quais são as minhas opções?

Alguns deles são fáceis. Devo ficar fora na tempestade? Ou devo encontrar refúgio?

Algumas escolhas, por outro lado, são mais difíceis. Devo colocar chocolate branco ou chocolate doce no meu gelado? A luta é real.

Para além de todas as piadas, a decisão de fazer uma mudança de carreira não é a mais fácil. Talvez tenha sido a terrível realidade de que a carreira em que pensou estar a trabalhar era a adequada, mas à medida que os dias passam está a gostar cada vez menos dela. Independentemente de como chegou até aqui, o facto é que agora chegou a uma mudança de carreira mais cedo do que gostaria.

Há muitos riscos envolvidos na mudança de carreiras, mas, se planear correctamente, e se se preparar para o sucesso, pode avançar.

Os Primeiros Passos

Primeiro, tem de se preparar para fazer a mudança. Existem certos hábitos que as pessoas de sucesso praticam diariamente. Uma delas é muito útil ao longo da sua carreira. Aproveite o networking que tem feito ao longo dos anos.

Ao manter uma rede diversificada de contactos, pode expandir o seu alcance para diferentes áreas do mercado de trabalho.

Digamos que é um contabilista, se apenas se relacionar e socializar com outros contabilistas, as suas experiências são limitadas ao lado contabilístico da vida.

Se está a pensar em deixar a contabilidade, essa monotonia pode também estar a contribuir para a sua frustração. Ao ter amigos que trabalham numa variedade de campos, especialmente aqueles que lhe interessam, pode ter um conselheiro ou pelo menos alguém que o ajude a fazer a sua mudança e o apoie ao longo do caminho.

Além disso, eles podem ajudá-lo a conseguir um emprego!


Demore algum tempo para meditar

E pergunte-se, como cheguei aqui? Saber como chegou aqui é tão importante como saber para onde se vai. Podemos tomar um exemplo. Pode ter começado quando era jovem. A partir daí, a sua carreira transformou-se numa aventura de 15 anos e até conseguiu um emprego na melhor escola do país.

Mas a realidade desse trabalho é árdua, pois teve alguns momentos muito amargos e é difícil para seguir.

Por isso, agora podemos fazer uma reflexão, provavelmente deveria ter olhado melhor para a realidade dessa carreira. Alguém tentou dar-me uma pista? Fui cego pela paixão? A indústria mudou? Ficará surpreso com o que pode ser necessário para se candidatar à próxima escolha de carreira.

A Próxima opção de carreira

A escolha da próxima carreira também pode ser intimidante. Portanto, vou dar-lhe alguns dos melhores conselhos que já recebi.
Quando for possível evitá-lo, não comece de novo. Aproveite o que tem e desenvolva com base nisso.

Use esse conjunto de competências que adquiriu na sua carreira e transforme-se num piloto de linha aérea. Tire conhecimentos da sua indústria e aplique-os a outro campo. Com todo esse conhecimento, poder-se-ia tornar chefe dessa indústria. Seja apenas um pouco criativo. Mas primeiro, mantenha o conjunto de habilidades que ganhou. Uma vez identificado o seu campo alvo, deverá receber a formação ou educação adicional que precisa para o trabalho. A outra opção é começar pelo fundo e jogar para apanhar todos antes de si.

Execute o seu plano

Tornar-se o executor. Escolha uma data para executar a sua mudança de carreira e mantenha-se fiel a ela. Para algumas pessoas foi ontem para outras será daqui a um ano, ou mesmo mais tarde. Se tiver uma escolha, sugiro que dedique algum tempo a ela. A sua decisão sobre a direcção a tomar será melhor após ter reflectido durante vários dias.

Se não puder continuar a trabalhar no seu emprego actual, aceite um trabalho temporário fazendo o que quer que seja enquanto descobre as coisas. Afinal de contas, é apenas temporário. Têm coisas muito mais importantes a surgir. Essa data de execução irá aproximar-se cada vez mais. Terá de estar preparado e ser responsável.

Nessa altura, já se terá preparado para o sucesso. Esperemos que, com esta informação, possa sentir-se melhor sobre a mudança de carreiras.


Não é um desastre mudar de carreira, só fica mais difícil se se procrastinar.

O processo pode às vezes pode parecer doloroso ou assustador, mas é a primeira vez que isso acontece.

Esteja apenas preparado, saiba onde esteve e para aonde vá.


Está procurando emprego?

Está procurando emprego?