4 Dicas para administrar os nervos numa entrevista

4 Dicas para administrar os nervos numa entrevista

 

Cada candidato a uma oferta de emprego entra na sala de entrevistas com a melhor das intenções. Como conhecedor da oferta você preparou, pesquisou e leu muitos blogues de conselhos, e  por isso você se sente confiante e pronto para conseguir a entrevista e realizar o trabalho de seus sonhos.

Embora este for com certeza o cenário ideal, às vezes as coisas não acontecem exatamente como você tinha previsto. Pode ser uma questão que você não estava esperando ou talvez um caso de nervosismo de última hora. Qualquer que for a causa, é inevitável que em algum momento da entrevista  você estrague completamente uma pergunta crítica. É aqui que pode-se encontrar a principal diferença entre o entrevistado médio daqueles que recebem a ligação de retorno.

A sua capacidade de se recuperar desses tipos de problemas é fundamental e por isso temos as dicas perfeitas para ajudá-lo a fazer exatamente isso.

1. Mantiver a calma é fundamental

Quando os candidatos permanecem calmos durante toda a entrevista, eles obtêm grandes pontos como possíveis empregadores, mesmo quando dão uma resposta que não é correta a uma pergunta da entrevista. Quando identificar um erro, lembre-se de parar, respirar fundo e avaliar o melhor caminho a seguir para maximizar sua resiliência.

2. Se for necessário, recuar é importante

Quando você falou mal, ou deu uma resposta obviamente menos que brilhante, faça uma declaração como: "Desculpe, eu deveria reformular essa frase" ou "essa resposta pode precisar de mais contexto". O entrevistador pode avaliar positivamente essa resposta.

3. Os correios electrônicos de agradecimento são uma grande oportunidade

Se durante sua revisão mental após da entrevista você estiver questionando uma resposta ou achar que pode ter errado uma pergunta sem explicá-la completamente, lembre-se que sua chance de brilhar não termina uma vez que você tenha deixado a sala de entrevistas.

São muito importantes os correios eletrônicos de acompanhamento e de agradecimento, já que podem ser uma grande oportunidade para explicar ou recuar na resposta a uma entrevista.

Identifique a pergunta da entrevista onde você acha que poderia ter feito melhor e ofereça informações adicionais informalmente em seu correio eletrônico de acompanhamento.

Abordagens como: "Gostei de falar com você sobre X e, pensando melhor, tenho esta informação a acrescentar" ajudará a superar qualquer incerteza de sua parte e a de seu entrevistador.

4. Considerações finais sobre essa questão "fracassada".

Finalmente, lembre-se de não ser muito duro consigo com o desempenho de sua entrevista. Claro, há algumas respostas que provavelmente poderiam ter sido melhor formuladas, mas sua imaginação pode muitas vezes tornar estes cenários muito piores do que seu impacto real. Depois de participar na partida das entrevistas você pode se preocupar, estressar e duvidar de si mesmo.

Se você entrou na entrevista como um candidato forte, com habilidades e qualificações sólidas, empregadores inteligentes serão capazes de reconhecer isto.

Está procurando emprego?

Está procurando emprego?